quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Irrepreensíveis

Leitura bíblica: Daniel 6.4
"Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa."
     Quando Daniel foi levado cativo ele era ainda um jovem. Mas mesmo tendo acesso a tudo do melhor, preferiu não se contaminar. Preferiu ser fiel ao seu Deus. Sua fidelidade fazia dele uma pessoa especial não só para Deus como também para as pessoas ao seu redor, que muito o estimavam e confiavam nele.
     Por estar num cargo muito bom, despertava a ira nos príncipes e presidentes, que procuravam a todo modo achar uma maneira de culpar Daniel de algo, mas por mais que procurassem não achavam, pois Daniel era fiel, sem erro nem culpa.
     Temos sido assim? Temos nos apresentado diante do Senhor inculpáveis, santos e irrepreensíveis? (Colossenses  1.22) Temos que ter uma linguagem sadia, um comportamento diferente (Tito 2.8) Precisamos nos apresentar dia te de Deus como obreiros que não têm de que se envergonhar! Precisamos ter o caráter Cristo! 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

007

Leitura bíblica: Mateus 5.13-16
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."
     Parece engraçado, mas há muitos crentes brincando de agente secreto. Na igreja, cantam louvores, com os amigos, as músicas que estão nas paradas de sucesso. Na igreja pregam o namoro santo mas fora sua vida é total imoralidade. Se veste decentemente na igreja, fora, andam quase sem roupa. Será que pessoas assim podem mesmo ser chamadas cristãs?
     A nossa vida como cristãos deve ser um livro aberto onde as palavras (nosso comportamento) podem ser lidas até por quem passa correndo ao longe. Muitas pessoas deixam o "servir a Deus" na igreja e quando estão perto das pessoas que mais precisam de sabor e luz elas se mostram completamente insípidas e sem brilho.
     É hora de termos azeite e não sermos como as virgens loucas que perderam o noivo (Mateus 25.1-13). Chega de bancar o James Bond e mostrar através de nossos atos quem somos e o que viemos fazer. Há uma frase que São Francisco de Assis disse e que devemos aplicar às nossas vidas: "Pregue o evangelho, e quando necessário, use palavras."
     Percebe? Sejamos cristãos de verdade, não apenas com palavras. Os nossos atos valem mais que tudo. Mostremos Cristo em nossas vidas!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O poço da aceitação

Leitura bíblica: Mateus 21.24
"Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?"
     Conta a história que uma garota tentava se incluir no grupo de colegas. Tentava de tudo: puxava papo, cantarolava, contava piadas... mas nada dava certo. Um dia, após mais uma exclusão, ela sentou numa calçada e depois de muito pensar, agradeceu a Deus. Agradeceu por ser excluída. Percebeu que aquilo acontecia não porque ela não fosse legal, fosse desarrumada ou qualquer coisa que passa na cabeça dos adolescentes. Era rejeitada por ser cristã. A maneira como se portava, falava, pensava e argumentava era totalmente contra o que aquele grupo pregava, gostava. Rendeu graças ao Senhor por estar fazendo a diferença, por ter o comportamento que Jesus gostaria.
     Percebe? Muitas são as vezes que somos dispensados por sermos totalmente contra certos comportamentos, por termos a mente de Cristo,  por sermos fiéis a Ele. Será que fazer parte desse pessoal é realmente importante? Será que ter um status vale desagradarmos a Deus?
Pense. Conclua. Haja. Se estar com a parte "excluída" é estar mais perto de Deus, vivamos o isolamento.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ações de Graça

Leitura bíblica: 1 Tessalonicenses 5.18
"Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus."
     Senhor, hoje eu só quero te agradecer! Te agradecer por tudo o que tens feito na minha vida, por ter me dado vida. Agradecer-te, Jesus, por abrir mão de sua glória e vir à terra morrer em meu lugar. Te agradeço, Senhor, pelo meu alimento, pela minha casas, minha família, minha segurança. Agradecer pela minha cama quentinha em dias frios, pelos meus ventiladores e banhos frios em dias quentes. Te rendo graças, Senhor, por me dar a condição e capacidade de estudar, de andar, falar, ouvir e sentir os cheiros, de ter minha liberdade religiosa e falar de seu amor abertamente. Obrigada, Deus, por ter me alcançado com a sua palavra de salvação e por ter feito planos pra mim! Obrigada, Jesus, porque o Senhor é o Rei dos reis e Senhor dos Senhores. A Ti seja a honra!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011


Aleluia! Obrigada, Senhor!


O poço-chave

Leitura bíblica: João 4.6-13
"E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
    O que tem sido seu poço? Onde você espera encontrar algo que vá te preencher, que seja realmente importante?
     Naqueles tempos era preciso sair para buscar a água para os afazeres no poço. Aquela mulher estava fazendo algo que já estava acostumada a fazer, mas ela não esperava encontrar a fonte de águas vivas tão próxima à fonte de águas que não a saciavam para sempre.
    Muitas vezes procuramos nos saciar nas nossas fontes, nos poços em que estamos acostumados a tirar água, mas sempre voltamos a ter sede. Tanto trabalho o tempo todo, e voltamos a ter sede. Não paramos para ver que Jesus, a solução de tudo, a água verdadeira, está ali, pronto matar a nossa sede espiritual.
     Há pessoas que procuram as soluções de suas vidas no tarot, búzios, cartas, fazem macumbas, simpatias. Outras procuram se preencher na TV, na Internet, com coisas tão corriqueiras e que trazem o alívio imediato, mas passageiro. Imediato, mas deixam o espaço vazio maior que antes. O que fazer?
     Jesus disse que quem beber da água que Ele der do seu interior fluirão rios de água viva e não tornará a ter sede (João 4.14). Corramos como corças sedentas em busca de água para o Senhor! Ele sim sabe do que precisamos! Ele sim é nossa água verdadeira!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bom ânimo!

Leitura bíblica: Josué 1.9
"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares."     Hoje é um dia no qual eu estou me sentindo muito cansada e desanimada. A vida de estudante é complicada, semana de prova, mais ainda. E somados à escola vêm os problemas domésticos.  Não passo por eles, mas conheço muitas pessoas que sofrem muito em seus lares. Em vez  de terem prazer ao chegar em casa, é só mais um momento de mais frustração e tristeza.
     Mas ainda assim, como todo o peso na alma, lembro me do que Deus falou a Josué quando o chamava para a missão: esforça-te! Tenha bom ânimo! As palavras de Jesus também são bem encorajadoras:tereis aflições, mas eu venci o mundo! (João 16.33)
      Continuo, dia após dia, pois sei que meu redentor vive e por mim se levantará sobre a terra! Continue, Ele está contigo!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Segure-se em Deus e continue!

 Texto bíblico: João 8.44
"Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira."
     Sempre quando estamos tentando algo, aparece alguém para nos jogar para baixo, dizendo que não conseguiremos, que tudo vai dar errado e etc. Mas a cada dia aprendo com Deus a não desistir.
     Deus criou tudo. O ser humano é a coroa de sua criação, pois foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.24b). Se somos coroa, como poderemos ser incapazes de algo? O diabo coloca mentiras na cabeça do homem para que ele fraqueje, para que não persista naquilo que quer. Cumprir os propósitos de Deus muitas vezes - quase todas - nos cobra muitas coisas e é realmente difícil. Fazer com que você pare é uma maneira do diabo ficar despreocupado, porque você não produz frutos. Está parado.
     Reflita: O Senhor está contigo em todas as situações. Ele conhece o teu coração e tua mente (Jeremias 17.10), nunca deixará que sofras tentações maiores do que podes suportar (1 Coríntios 10.13). Siga com fé, segurando-se no Todo-Poderoso!


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O poço roubado

     Como fez Isaque, cavamos nosso poço. Ele pode ser um estudo, uma dedicação, algo que exija empenho. Quando quase conseguimos, vem alguém e nos rouba. O que fazer?
     Muitas pessoas ficam paradas. Aconteceu comigo. Muito tempo passei só lamentando e não fiz nada. Parei. Depois da leitura de Gênesis 26.18-22 pude ver que tenho que continuar. Cavando sempre, até conseguir meu objetivo. E quando conseguimos, vemos que as águas são melhores e abundantes.
     Uma história ilustra bem isso: uma nuvem de gafanhotos, quando encontra água, caem nela. Se forem rasas, os que vão na frente se afogam e os que vêm atrás passam por cima e a nuvem continua. Se as águas forem abundantes, todos os gafanhotos morrem. Percebe? Cave o seu poço, até achar águas boas e abundantes. Os gafanhotos irão morrer, e você ficará livre da devastação.