sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sal

Leitura bíblica: Mateus 5.13
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens."
       Por causa de alguns problemas tive que me submeter a uma dieta rigorosa à base de muito vegetal. Convenhamos que um prato de salada não nos salta aos olhos como batata frita, lasanha, churrasco e etc. Mas uma coisa me ajuda bastante nesse processo: o sal.
        O sal, na quantidade certa, torna minhas saladas melhores assim como qualquer outra comida. Sua funcionalidades são muitas:
- realçar e dar sabor aos alimentos
- curar machucados
- conservar
- restaurar
- apagar chamas
- aromatizante
- remédios caseiros
- realçar cores
- limpar etc.
        Tantas propriedades nos leva a pensar no que Jesus nos disse: que somos o sal da terra. Esse discurso já foi feito muitas vezes, mas merece nossa atenção novamente. As funcionalidades do sal atribuídas às coisas e pessoas torna tudo melhor e mais agradável. O caráter de Cristo em nós também gera isso.
       A pessoa que "salga" por onde passa faz e desfaz muitas coisas. Um bom tempero modifica muitas realidades. Fazer a diferença sendo o sal é cumprir o ide de Jesus, seja em nossa casa, trabalho, escola, qualquer lugar.
      Mas como todos sabem, a quantidade é fundamental. Uma comida muito salgada não é gostosa, além de trazer sérios problemas de saúde. Já se tiver pouco sal, fica sem graça, tira toda a satisfação de comê-la. Assim como a quantidade de sal nos alimentos, o nosso "sal" também deve ser usado em quantidades certas.
      "Ser muito salgado", pregar que tudo é pecado e viver como neurótico afasta as pessoas de Deus. Aliás, essa mesma pessoa vive distante do Senhor. A palavra de Deus é eficaz na transformação de mentes, mas Ele não faz nada a força. Realiza tudo com decência e ordem (1 Coríntios 14.40)
        Agir como se tudo à nossa volta fosse normal é ser como sal insípido. Ser separado somente em alguns momentos é ter pouca quantidade de sal. Temos que ter a quantidade certa para que a obra de Deus se realize em nós e onde passarmos. Já imaginou se o sal acabasse? É nessa situação que vivem as pessoas que não conhecem a Jesus.
        A função de "salgar" essas almas está em nossas mãos. Seja sal! Leve vida, leve sabor, leve sentido, leve Jesus! As pessoas precisam desse tempero. Deus conta conosco.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Santos em Todo o Tempo

Leitura bíblica: Eclesiastes 9.8
“Em todo tempo sejam alvas as suas vestes, e jamais falte o Óleo sobre a tua cabeça.”
         Segundo a Wikipedia “a quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.”
         O carnaval ocorre cerca de 40 dias antes da Páscoa. Ideias para mover a data da festa foram rejeitadas pelo feriado “fazer parte da páscoa”. Convenhamos, o carnaval NUNCA foi algo religioso, né? A Quaresma começa com a quarta-feria de cinzas, onde há o “arrependimento e purificação” da carne e alma. Durante os próximos 40 dias, as pessoas não comem carne, dão esmolas, fazem caridade, não têm relações sexuais e etc.
        Esse período, durante todo o ano, é separado para conversão e aproximação de Deus. Depois de tanta festa, com sexo à vontade, bebedeira, uso de drogas e afins, nada como se voltar para Deus, certo? Devemos fazer isso TODOS OS DIAS. Fomos chamados à santidade constante. Deus quer nossa mente, corpo e alma em todo o tempo.
        “Os 40 dias” nem a sério são levados por muitas pessoas. Quem vai fazer jejum? Quem vai se doar às obras de caridade? “Por que eu? Não, posso viver muito bem assim. Vou aproveitar minha vida, quando tiver mais velho e já não puder curtir tanto, me arrependo. Deus é bom, de certo irá me perdoar.”
        “Mas, Lara, por que você está falando de um comportamento não evangélico?” Estou falando disso para comparar à nossa realidade. A conduta cristã rapidamente tem sido moldada ao mundo. Primeiro nós, depois Deus. Primeiro a minha satisfação, depois a dele. Primeiro a minha vontade, depois a dele. O querer do Senhor está sendo deixado de lado e nossas vontades e costumes ganham seu espaço em nossa vida, cauterizando nossa mente.
         A Páscoa já deixou de ser uma comemoração cristã e passou a ser culto ao chocolate. Os valores cristãos estão cada vez mais invertidos e deteriorados. Não falando somente da Igreja Católica, religiões africanas e muitas outras, como, infelizmente, dentro da Igreja Evangélica, que acata a costumes mundanos e vive como o mundo vive.  A santificação em todo o tempo é algo que foi separado para quando eu não puder aproveitar mais a minha vida, para quando minha juventude acabar.
          O povo de Deus, criado e separado para servi-lo em todo o tempo se perdeu no tempo. Jovens que cantam nos corais participam de festas assim, “ficam” mesmo, têm relações sexuais, “dançam até o chão” acreditando que são verdadeiramente cristãos e que podem muito bem viver assim. Acham que Deus não reprova tal comportamento e assim o tempo passa, levando sua juventude que poderia ser usada na obra do Senhor, levando seus valores, levando sua fé e deixando o pecado, marcas que jamais poderão ser apagadas e muitas vezes, os levando para o inferno sem que haja tempo para arrependimento.
          Sermos “quadrados”, “caretas” e etc fez e faz com que muitas pessoas larguem a Cristo e vivam no mundo. Hoje, fazer o que é certo é “errado”. Ser honesto é ser idiota, preservar seu corpo é ser cafona.  Onde está a essência de Deus que nos restaura todos os dias? Onde estão os nossos joelhos que se dobravam, os nossos olhos que choravam e nossa mente e coração que se abriam na presença do Senhor?
           Deus está procurando que o adore de fato. Estamos vivendo os últimos dias, não há tempo para deixar pra depois. O tempo é agora. Sejam alvas as nossas vestes em todo o tempo. Não importa o que os outros pensarão e  falarão a nosso respeito. Importa que primeiro a vontade de Deus seja realizada em nós.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dúvida ou Fé?

Leitura bíblica: Habacuque 2.1-5
"Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for arguido. Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos."
          O profeta Habacuque experimentou a dúvida. Sua nação tinha se distanciado de Deus e vivia em grande sofrimento. Olhando para toda a corrupção que existia ao seu redor, Habacuque decide buscar respostas e apresenta-se diante do Senhor. Sua oração é carregada de revolta por achar que Deus esqueceu seu povo: "Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida." (Habacuque 1.2-4)
         Tudo que vê são conflitos, e ele quer saber onde Deus está no meio de todo o sofrimento. Será que Deus é justo ao permitir a guerra, a doença, a morte, a fome, a injustiça? Suas dúvidas não são diferentes das nossas. As dificuldades dos nossos dias nos fazem muitas vezes pensar que o Senhor nos abandonou. Porém, o profeta Habacuque é um exemplo de que a dúvida pode aproximar-nos de Deus em vez de nos afastar dele.
          Como ninguém podia lhe dar as respostas de que precisava, ele se volta para Deus. Depois de apresentar suas queixas, o profeta fica quieto, aguardando. Na leitura que fizemos, vemos Habacuque como sentinela até que Deus lhe responda. Um dos princípios que aprendemos aqui é que, depois de apresentarmos nossas dúvidas as Senhor, devemos esperar em silêncio.
        Quando o Senhor lhe responde, não é exatamente o que o profeta queria ouvir e isso o deixava alarmado. Então o Senhor não aliviará o sofrimento? E como viver? "Viva por fé", são as palavras de Deus. Por fim ele entende. Aprende que a verdadeira fé é aquela que ama a Deus e O serve apesar das circunstâncias da vida.
         Ele não mais reclama das dificuldades. Sua fé tornou-se madura, pois sabe que o Senhor está no controle de todas as coisas e sempre trabalha para o bem de seus filhos. Habacuque decide que, mesmo não tendo tudo o que deseja, se alegrará com o Deus da sua vida e ficará tranquilo: "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." (Habacuque 3.17-18)
         Apesar do sofrimento, ele segue em frente em frente, continua sua caminhada, pois é o Senhor que faz "andar em lugares altos" "O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas." (Habacuque 3.19)

Pão Diário

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O lenhador e a raposa

        "Existiu um Lenhador que acordava as 6 da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, e só parava tarde da noite. Esse lenhador tinha um filho, lindo, de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bicho de estimação e de sua total confiança. Todos os dias o lenhador ia trabalhar e deixava a raposa cuidando de seu filho. 
        Todas as noites ao retornar do trabalho, a raposa ficava feliz com sua chegada. Os vizinhos do Lenhador alertavam que a raposa era um bicho, um animal selvagem; e portando, não era confiável. Quando ela sentisse fome comeria a criança. O Lenhador sempre retrucando com os vizinhos falava que isso era uma grande bobagem. A raposa era sua amiga e jamais faria isso. 
Os vizinhos insistiam: 
- "Lenhador abra os olhos ! A Raposa vai comer seu filho." 
- "Quando sentir fome, comerá seu filho ! " 
         Um dia o Lenhador muito exausto do trabalho e muito cansado desses comentários - ao chegar em casa viu a raposa sorrindo como sempre e sua boca totalmente ensanguentada ... o Lenhador suou frio e sem pensar duas vezes acertou o machado na cabeça da raposa ... 
      Ao entrar no quarto desesperado, encontrou seu filho no berço dormindo tranqüilamente e ao lado do berço uma cobra morta ... O Lenhador enterrou o Machado e a Raposa juntos."

         Se você confia em alguém e já orou e perguntou a Deus sobre isto e Ele confirmou , não importa o que os outros pensem a respeito e siga sempre o que diz seu coração , pois é lá que o Senhor vai falar e lhe mostrar . Não se deixe influenciar...

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O defeito

      "Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe; o pote rachado chegava apenas pela metade. Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe.
    Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que ele havia sido designado a fazer.
        Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia à beira do poço.
- "Estou envergonhado, e quero pedir-lhe desculpas."
- "Por quê?" Perguntou o homem.
- "De que você está envergonhado?"
- "Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas a metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços," disse o pote.
         O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:
- "Quando retornarmos para a casa de meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho."
       De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou as flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu certo ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha.
Disse o homem ao pote:
- "Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado. Eu ao conhecer o seu defeito, tirei vantagem dele. E lancei sementes de flores no seu lado do caminho, e cada dia enquanto voltávamos do poço, você as regava. Por dois anos eu pude colher estas lindas flores para ornamentar a mesa de meu senhor.
Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter esta beleza para dar graça à sua casa."
      Cada um de nós temos nossos próprios e únicos defeitos. Todos nós somos potes rachados. Porém, se permitirmos, o Senhor vai usar estes nossos defeitos para embelezar a mesa de seu Pai. Na grandiosa economia de Deus, nada se perde.
    Nunca deveríamos ter medo dos nossos defeitos. Se os reconhecermos, eles poderão ser transformados por Deus para causar beleza. Nas nossas fraquezas o Senhor diz que seremos fortes , portanto vamos deixá-Lo agir com liberdade em nossas vidas para sermos sim transformados a Sua REAL imagem e semelhança .

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O ateu

       Conta-se que um farmacêutico se dizia ateu e vangloriava-se de seu ateísmo. Deus, com certeza, deveria ser uma quimera, uma dessas fantasias para enganar a pessoas incautas e menos letradas. Talvez alguns mais desesperados que necessitassem de consolo e esperança. 
       Um dia, no quase crepúsculo, uma garotinha adentrou sua farmácia. Era loira, de tranças e trazia um semblante preocupado. Estendeu uma receita médica e pediu que a preparasse. O farmacêutico, embora ateu, era homem sensível e emocionou-se ao verificar o sofrimento daquela pequena, que, enquanto ele se dispunha a preparar a fórmula, assim se expressava: 
- Prepare logo, moço, o médico disse que minha mãe precisa com urgência dessa medicação. 
        Com habilidade, pois era muito bom em seu ofício, o farmacêutico preparou a fórmula, recebeu o pagamento e entregou o embrulho para a menina, que saiu apressada, quase a correr. Retornou o profissional para as suas prateleiras e preparou-se para recolocar nos seus lugares os vidros dos quais retirara os ingredientes para aviar a receita.
       É quando se dá conta, estarrecido, que cometera um terrível engano. Em vez de usar uma certa substância medicamentosa, usara a dosagem de um violento veneno, capaz de causar a morte a qualquer pessoa. As pernas bambearam. O coração bateu descompassado. Foi até a rua e olhou. Nem sinal da pequena. Onde procurá-la? O que fazer? De repente, como se fosse tomado de uma força misteriosa, o farmacêutico se indaga: 
- E se Deus existir...? 
         Coloca a mão na fronte e em desespero clama: 
- Deus, se existes, me perdoa. Faze com que aconteça alguma coisa, qualquer coisa para que ninguém beba daquela droga que preparei. Salva-me, Deus, de cometer um assassinato involuntário. 
         Ainda se encontrava em oração, quando alguém aciona a campainha do balcão. Pálido, preocupado, ele vai atender. Era a menina das tranças douradas, com os olhos cheios de lágrimas e uns cacos de vidro na mão.
- Moço, pode preparar de novo, por favor? Tropecei, cai e derrubei o vidro. Perdi todo o remédio. Pode fazer de novo, pode? 
         O farmacêutico se reanima. Prepara novamente a fórmula, com todo cuidado e a entrega, dizendo que não custa nada. Ainda formula votos de saúde para a mãe da garota. Desse dia em diante, o farmacêutico reformulou suas idéias. Decidiu ler e estudar a respeito do que dizia não crer e brincava. Porque embora a sua descrença, Deus que é Pai , atendeu a sua oração e lhe estendeu a Sua misericórdia.

        No desdobramento de nossas experiências acabamos todos reconhecendo a presença divina. É algo muito forte em nós. Mesmo entre pessoas consideradas de má vida, e criminosos, encontraremos vigente o conceito. "Cremos em Deus nos dá segurança , mas, caminhar-mos com Ele , para Ele e ter-mos a certeza de que somos filhos D'Ele é algo que somente aqueles que o são podem saber a Grande Diferença que nos faz ". 
         É muito bom saber que, desde sempre, antes mesmo que o conhecêssemos, Deus já cuidava de nós e sempre quis nos mostrar que para obter-mos esta filiação e a Vida Eterna , seria somente através de JESUS CRISTO , Seu Filho , O Messias , que morreu por nós e venceu a tudo e a todos para que por amor a todos nós fossemos perdoados de nossos pecados e salvos , para estarmos com Ele na Eternidade .

Lembre-se disto sempre que  : 
Deus Pai , Deus Filho , Deus Espírito Santo  estão próximos para ouvir a sua voz , mas se você for filho , Eles estarão sempre ao seu lado.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vidro ou diamante?

        "Um homem esperava para atravessar uma avenida quando um brilho na grama em que pisava chamou sua atenção. Deu uma olhada sem se abaixar e pensou “Deve ser um caco de vidro" e foi embora. Mais tarde outro homem na mesma situação percebeu o brilho, abaixou-se, pegou a pedra meio suja e viu que era talhada como um lindo diamante. 
         Parecia mesmo um diamante enviando raios luminosos com as cores do arco-íris quando colocado ao sol. O homem pensou “Puxa, será um diamante? Desse tamanho? Perdido aqui? Como veio parar aqui? Talvez eu devesse levar a um joalheiro pra ver ser é mesmo." Olhava e olhava e de repente disse a si mesmo " Que idiota eu sou, imagina se isso é um diamante, só pode ser um vidro talhado em forma de diamante que caiu de algum anel de bijuteria. Porque um cara como eu iria achar um diamante? E se eu levar a um joalheiro ainda vou ter que aguentar a gozação do homem por eu ter achado que podia ser um diamante... Ah... logo eu ia achar um diamante assim... perdido numa grama...logo eu..." 
         E assim pensando jogou de novo a pedra na grama e atravessou a avenida até meio triste pela sua pouca sorte. No dia seguinte outro homem passando pelo mesmo lugar viu a pedra, atraído pelo seu brilho. " Que beleza de pedra" ele pensou! "Parece um diamante, talvez até seja um diamante, mas também pode ser apenas um pedaço de vidro imitando um diamante... O melhor que tenho a fazer é leva-la a um joalheiro e pedir uma avaliação." E colocou a pedra no bolso. 
          Tendo levando-a para avaliação mais tarde descobriu ser um verdadeiro diamante, de muitos quilates e com uma lapidação especial. Era uma pedra muito valiosa! Realmente especial e o homem ficou muito feliz com a sua boa sorte!"
          Na nossa vida às vezes encontramos pessoas que são como esse diamante...valiosas! Pena que nem sempre nos damos o tempo para avalia-las confiando na nossa primeira, e muitas vezes errônea, impressão, ou simplesmente achando que nunca tivemos sorte, então, porque aquela pessoa apareceria justamente pra nós? Pense nisso! Dê-se uma chance!

Autor: McMillian Gold

sábado, 11 de fevereiro de 2012

É preciso esforço!

       "Certo dia, um homem caminhava por uma estrada deserta quando começou a sentir fome. Não estava prevenido, pois não sabia que a distância que ia percorrer era longa. Começou a prestar atenção na vegetação ao longo do caminho, na tentativa de encontrar alguma coisa para acalmar o estômago. De repente notou que havia frutos maduros e suculentos em uma árvore. Aproximou-se mas logo desanimou, pois a árvore era muito alta e os frutos inacessíveis.
        Continuou andando e foi vencido pela fome e o cansaço. Sentou-se na beira do caminho e ficou ali, lamentando a sorte. Não demorou muito e ele avistou outro viajante que vinha pelo mesmo caminho. Quando o viajante se aproximou o homem notou que ele estava comendo os frutos saborosos que não pudera alcançar e lhe perguntou:
- Amigo, belo fruto você encontrou.
- É - respondeu o viajante - Eu o encontrei no caminho, a natureza é pródiga em frutos suculentos.
- Mas você tem a pele machucada - observou o homem.
- Ah, mas isso não é nada! São apenas alguns arranhões que ficaram pelo esforço que fiz ao subir na árvore e colher os frutos.
E o homem, agora com mais fome ainda, ficou sentado resmungando, de estômago vazio, enquanto o outro viajante seguiu em frente."
        Nós também somos assim... Ficamos sentados lamentando o sofrimento, mas não abrimos mão da acomodação para sair em busca da solução. Esquecemos que é preciso fazer esforços, lutar, persistir.
     É muito comum ouvir pessoas gritando por um lugar ao sol, mas as que verdadeiramente querem um lugar ao sol trazem algumas queimaduras, fruto da luta pelo ideal que almejam. Outras, mais acomodadas, dizem que “Deus alimenta até mesmo os pássaros. Por que não haveria de providenciar o de que necessitam?“ Essas estão certas, em parte, pois se é verdade que Deus dá alimento aos pássaros, também é certo que Ele não o joga dentro do ninho.
        O trabalho de busca pelo alimento é por conta de cada pássaro, e muitas vezes isso não é fácil. Há situações em que eles se arriscam e até saem com alguns arranhões. Buscar é movimento, é esforço, é ação. No entanto, é preciso saber o que se busca e por qual porta desejamos entrar.
        Ainda aí nossa escolha é totalmente livre. Nossa vontade é que nos conduzirá aonde queremos chegar. Sendo assim, façamos a nossa escolha e optemos por chegar lá, e chegar bem.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Coma o morango!

Hoje na aula de filosofia comentáva-mos sobre momentos de felicidade que temos. São raros e passageiros, mas temos que aproveitar todos. No momento, lembrei-me da história do morango, e agora compartilho com vocês.

      "Um sujeito estava caindo em um barranco e se agarrou às raízes de uma árvore. Em cima do barranco, havia um urso imenso querendo devorá-lo.  O urso rosnava, mostrava os dentes, babava de ansiedade pelo prato que tinha à sua frente. Embaixo, prontas para engoli-lo quando caísse, estavam nada mais nada menos do que seis onças tremendamente famintas. Ele erguia a cabeça, olhava para cima e via o urso rosnando. Abaixava depressa a cabeça para não perde-la na sua boca. Quando o urso dava uma folga, ouvia o urro das onças, próximas de seu pé.  As onças embaixo querendo come-lo, e o urso em cima querendo devora-lo. 
         Em determinado momento, ele olhou para o lado esquerdo e viu um morango vermelho, lindo, com aquelas escamas douradas refletindo o sol.  Num esforço supremo, apoiou seu corpo, sustentado apenas pela mão direita, e, com a esquerda, pegou o morango.  Quando pode olha-lo melhor, ficou inebriado com sua beleza. 
       Então, levou o morango a boca e se deliciou com o sabor doce e suculento.  Foi um prazer supremo comer aquele morango tão gostoso."
        Talvez você me pergunte: "Mas, e o urso?" Não ligue para o urso e coma os morangos! E as onças? Azar das onças, coma os morangos! As vezes, você esta em sua casa no final de semana com seus filhos e amigos, comendo um churrasco. 
      Percebendo seu mau humor, seu(sua) esposa(o) lhe diz: - Meu bem, relaxe e aproveite o domingo! E você, chateado(a), responde: "Como posso curtir o domingo se amanhã vai ter um monte de ursos querendo me pegar na empresa?" Relaxe e viva um dia por vez: Coma o morango. 
     Problemas acontecem na vida de todos nós, até o último suspiro. Sempre existirão ursos querendo comer nossas cabeças e onças, arrancar nossos pés. Isso faz parte da vida, é importante saber comer os morangos, sempre. A gente não pode deixar de come-los só porque existem ursos e onças. 
       Você pode argumentar: Eu tenho muitos problemas para resolver. Problemas não impedem ninguém de ser feliz. O fato de seu chefe ser um chato não é motivo para você deixar de gostar de seu trabalho. O fato de sua mulher estar com tensão pré-menstrual não os impede de tomar sorvete juntos. O fato do seu filho ir mal na escola não e razão para não dar um passeio pelo campo. Coma o morango, não deixe que ele escape. 
          Poderá não haver outra oportunidade para experimentar algo tão saboroso. Saboreie os bons momentos. Sempre existirão ursos, onças e morangos. Eles fazem parte da vida. Mas o importante é saber aproveitar o morango, porque o urso e a onça não dão tempo para aproveitar. 
       Coma o morango quando ele aparecer. Não deixe para depois. O melhor momento para ser feliz é agora. O futuro é ilusão que sempre será diferente do que imaginamos. As pessoas vê o sucesso como uma miragem. Como aquela historia da cenoura pendurada na frente do burro que nunca a alcança. As pessoas visualizam metas e, quando as realizam, descobrem que elas não trouxeram felicidade. Então, continuam avançando e inventam outras metas que também não as tornam felizes. 
          Vivem esperando o dia em que alcançarão algo que as deixarão felizes. Elas esquecem que a felicidade e construída todos os dias. A felicidade não é algo que você vai conquistar fora de você. A felicidade é algo que vive dentro de você, de seu coração.

Gansos selvangens


Quando os gansos selvagens voam em formação “V”
Eles o fazem a uma velocidade 70% maior do que se estivessem sozinhos.
Eles trabalham em Equipe.


Quando o ganso que estiver no ápice do “V” se cansa
ele passa para trás da formação e outro se adianta para assumir a ponta.
Eles partilham a Liderança.


Quando algum ganso diminui a velocidade
os que vão atrás grasnam encorajando os que estão à frente
Eles são Amigos.


Quando um deles, por doença ou fraqueza, sai de formação
outro, no mínimo, se junta a ele, passando a ajudá-lo e protegê-lo.
Eles são Solidários.


Sendo parte de uma equipe
nós podemos produzir muito mais e mais rapidamente.
A qualquer instante também
podemos estar sendo indicados para liderar o grupo.


Palavras de encorajamento e apoio inspiram
e energizam aqueles que estão na linha de frente,
ajudando-os a se manter no comando
mesmo com as pressões e o cansaço do dia-a-dia.


E, finalmente
mostrar compaixão e carinho afetivo por nossos semelhantes
é uma virtude que devemos cultivar em nossos corações.


Da próxima vez, ao ver uma formação de gansos voando,
lembre-se
É uma recompensa
Um desafio
E um privilégio ser membro
da maior e mais importante equipe do Universo
A HUMANIDADE
Mensagens e Poemas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A vida muda quando mudamos de atitude

Um dia, eu perdoei meu inimigo
e fui forte…
No outro eu pedi perdão
e fui grande.

Um dia, mostrei minhas razões
e fui eloquente…
No outro, ouvi meu próximo
e fui humano.

Um dia, lutei pela minha causa
e fui bravo..
No outro, lutei pela causa alheia
e fui gente.

Um dia, batalhei pelo que queria
e fui perseverante…
No outro, dividi o pão
e fui rico!

Um dia, recebi aplausos
e fui admirado…
No outro, fiz o bem em silêncio
e os anjos me aplaudiram.

Um dia, usei a inteligência
e fui respeitado…
No outro, usei o coração
e fui amado!
Quando me dei conta minha vida mudou quando mudei minhas atitudes diante da vida e dos fatos.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Carta de Deus ao ser humano

      Tu és um ser humano, és o Meu milagre.
      E és forte, capaz, inteligente, e cheio de dons e talentos. Conta teus dons e talentos. Entusiasma-te com eles.
      Reconhece-te. Aceita-te. Anima-te. E pensa que desde este momento podes mudar tua vida para o bem, se assim te propões e se te enches de entusiasmo.
      Tu és minha criação maior. És meu milagre.
      Não temas começar uma nova vida. Não te lamentes nunca. Não te queixes. Não te atormentes. Não te     deprimas. Como podes temer se és meu milagre? Estás dotado de poderes desconhecidos para outras criaturas do Universo.

      És ÚNICO. Ninguém é igual a ti. Só em ti está aceitar o caminho da felicidade e enfrentá-lo seguindo sempre adiante. Até o fim. Simplesmente porque és livre.
       Em ti está o poder de não amarrar-te às coisas. As coisas não fazem a felicidade. Te fiz perfeito para que aproveitasses tua capacidade, e não para que te destruísses 
com teus enganos mundanos.
Te dei o poder de PENSAR.
Te dei o poder de AMAR.
Te dei o poder de IMAGINAR.
Te dei o poder de CRIAR.
Te dei o poder de PLANEJAR.
Te dei o poder de ORAR.
      E te situei o poder dos anjos quando te dei o poder da escolha.
      Te dei o domínio de escolher o teu próprio destino 
usando tua vontade. 
       O que tens feito destas tremendas forças que te dei ? Não importa ! De hoje em diante esqueça o teu passado, usando sabiamente este poder de escolha.
Opta por SORRIR em lugar de chorar.
Opta por CRIAR em lugar de destruir.
Opta por DOAR em lugar de roubar.
Opta por ATUAR em lugar de adiar.
Opta por CRESCER em lugar de consumir-te.
Opta por BENDIZER em lugar de blasfemar.
Opta por VIVER em lugar de morrer.
       E aprende a sentir a Minha presença em cada ato de sua vida. Cresça a cada dia um pouco mais no otimismo e na esperança! 
       Deixa para trás os medos e os sentimentos de derrota. Eu estou ao teu lado. Sempre.
       Chama-me. Busca-me. Lembra-te de mim. Vivo em ti desde sempre e sempre te estou esperando para amar-te.
       Se hás de vir até Mim algum dia.. que seja hoje, neste momento! Cada instante que vivas sem Mim, é um instante infinito que perdes de Paz.
       Procura tornar-te criança... simples, generoso doador, com capacidade de extasiar-te e capacidade para comover-te ante à maravilha de sentir-te humano.
      Porque podes conhecer Meu amor, podes sentir uma lágrima, podes compreender uma dor.
Não te esqueças de que és Meu milagre.
       Que te quero feliz, com misericórdia, com piedade, para que este mundo em que transitas possa acostumar-se a sorrir, sempre que tu aprendas a sorrir.
        E se és Meu milagre, então usa os teus dons e muda o teu meio ambiente, contagiando esperança 
e otimismo sem temor porque...
EU ESTOU AO TEU LADO !
DEUS. 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Você pode fazer a diferença

        Relata a Sra. Thompson, que no seu primeiro dia de aula parou em frente aos seus alunos da quinta série primária e, como todos os demais professores, lhes disse que gostava de todos por igual. No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um pequeno garoto chamado Teddy. A professora havia observado que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal. Houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.
       Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações feitas em cada ano. A Sra. Thompson deixou a ficha de Teddy por último. Mas quando a leu foi grande a sua surpresa. A professora do primeiro ano escolar de Teddy  havia anotado o seguinte: - Teddy é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele. A professora do segundo ano escreveu: - Teddy é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil. Da professora do terceiro ano constava a anotação seguinte: - A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Teddy. Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo. A professora do quarto ano escreveu: - Teddy anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula.
       A Sra. Thompson se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada. Sentiu-se ainda pior quando lembrou dos presentes de natal que os alunos lhe haviam dado,envoltos em papéis coloridos, exceto o de Teddy, que estava enrolado num papel marrom de supermercado.  Lembrou-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade. Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão.
      Naquela ocasião Teddy ficou um pouco mais de tempo na escola do que o de costume. Lembrou-se ainda, que Teddy lhe disse que ela estava cheirosa como sua mãe. Naquele dia, depois que todos se foram, a professora Thompson chorou por longo tempo... Entendendo que aqueles objetos pertenceram à mãe dele. Em seguida, decidiu-se a mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Teddy.
      Com o passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava. E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se animava. Ao finalizar o ano letivo, Teddy saiu como o melhor da classe. Um ano mais tarde a Sra. Thompson recebeu uma notícia em que Teddy lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida. Seis anos depois, recebeu outra carta de Teddy  contando que havia concluído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera.
       As notícias se repetiram até que um dia ela recebeu uma carta assinada pelo Dr. Theodore Roosevelt, seu antigo aluno, mais conhecido como Teddy. Que a convidava para seu casamento e noticiava a morte de seu pai. Ela aceitou o convite e no dia do casamento estava usando a pulseira que ganhou de Teddy anos antes, e também o perfume. Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo tempo e Teddy lhe disse ao ouvido: - Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença. Mas ela, com os olhos banhados em pranto sussurrou baixinho: - Você está enganado! Foi você que me ensinou que eu podia fazer a diferença, afinal eu não sabia ensinar até que o conheci. 
Autor desconhecido

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Apenas PUSH!

        Uma noite, um homem estava dormindo em sua cabana  quando de repente seu quarto ficou cheio de luz e Deus lhe apareceu. O Senhor disse ao homem o trabalho que ele deveria fazer para Ele e mostrou-lhe uma grande rocha na frente de sua cabana. O Senhor explicou que o homem deveria empurrar (PUSH) a rocha com toda a sua força. O homem então o fez, dia após dia.
        Por muitos anos ele pelejou de sol a sol; com seus ombros escorados na fria e maciça superfície da rocha imóvel,empurrando-a com toda a sua força. A cada noite o homem retornava à sua cabana aborrecido e sem roupa, sentindo que havia gasto todo o seu dia em vão.
        Desde que o homem mostrou-se desencorajado, o Adversário(Satanás) decidiu entrar em cena colocando pensamentos em sua mente desgastada: "Você tem empurrado essa rocha por tanto tempo, e ela ainda nem sequer se moveu."Isso dava ao homem a impressão de que sua tarefa era impossível e que ele era um fracasso. Esses pensamentos desencorajavam e desanimavam o homem."Por que eu vou me matar tentando fazer isso?", ele pensou."Eu farei apenas o possível, colocando o mínimo esforço e isso será suficiente".
        E era o que ele planejava fazer, até que um dia ele decidiu fazer disso um alvo de oração e levar os seus pensamentos atribulados ao Senhor: "Senhor", ele disse, "eu tenho trabalhado duro e por muito tempo em Teu serviço, colocando toda a minha força pra fazer aquilo que o Senhor me mandou. Entretanto, após todo esse tempo eu não consegui mover essa rocha por nem um milímetro. O que está errado? Porque eu tenho falhado?" O Senhor respondeu com compaixão: "Meu filho, quando eu lhe disse para me servir e você aceitou, eu disse que sua tarefa seria empurrar a rocha com toda a sua força, e é o que você tem feito. Eu nunca sequer mencionei que eu esperava que você amovesse. Sua tarefa era empurrá-la. E agora você vem a mimapós todo o seu esforço, pensando que você falhou. Mas, será isso realmente verdade? Olhe para si mesmo. Seus braços estão fortes e musculosos, suas costas estão enrijecidas e bronzeadas,suas mãos estão calejadas pela pressão constante, suas pernas se tornaram musculosas e firmes. Pela oposição você cresceu muitoe agora suas habilidades superam o que você era antes. Ainda assim, você não moveu a rocha, mas seu chamado foi para ser obediente e empurrar, exercitando sua fé e confiança na minha sabedoria. E isso foi o que você fez. Agora, meu amigo, Eu mesmo moverei a rocha".
        Às vezes, quando ouvimos uma palavra de Deus, nós tentamos usá-la para o nosso próprio intelecto pra decifrar o que Ele quer, quando na verdade o que Ele deseja é apenas nossa obediência e fé Nele. Em todos os sentidos, exercite a fé que remove montanhas, mas saiba que continua sendo Deus quem as move.
       Quando tudo parecer estar errado, apenas empurre (P.U.S.H.)!
       Quando o trabalho te deixar pra baixo, apenas P.U.S.H.!
       Quando as pessoas não agirem da maneira que deveriam, apenas P.U.S.H.!
       Quando o seu dinheiro parecer ir embora e as contas ficarem, apenas P.U.S.H!
       Quando as pessoas não compreenderem você... apenas P.U.S.H!
P.U.S.H.!
P. = Pray (ore)
U. = Until (até)
S. = Something (alguma coisa)
H. = Happens (acontecer) 

Autora: Rosana Ramos

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ampara-me

Leitura bíblica: Josué 1.5b
"Não te deixarei nem te desampararei."
       Num determinado dia, Moisés foi chamado pelo Senhor Deus liderar os hebreus, seu povo, quando saíssem do Egito, onde viviam escravizados, a fim de conduzi-los à terra que Ele mesmo, Deus, designara para habitação perpétua deles. Todavia, Moisés mostrou insegurança, receio mesmo, julgando-se incapaz de enfrentar Faraó (o rei do Egito) para esse fim - e, de fato, sua tarefa, foi bem árdua.
      Ele tinha problemas com a fala, mas o Senhor o orientou a procurar duplo amparo e auxílio: primeiro de Deus mesmo, que o orientaria, e também de seu irmão Arão, que era bem fluente verbalmente e falaria por ele, conforme ocorreu nos primeiros encontros com o faraó.
       Isso foi no início, mas depois ele se desincumbiu da tarefa contando apenas com a direção e o  amparo de Deus, que lhe transmitia as palavras, além de lhe dar poderes especiais, o que era suficiente.
        Por não desamparar e nem deixar Moisés sozinho, Deus fez crescer nele essa convicção de que o nosso Pai Celeste não nos abandona nunca.
       Com a morte de Moisés, Deus repetiu a mesma promessa ao seu sucessor, Josué (é o versículo em destaque) e, de fato, não o deixou e nem o desamparou quando agora teve de liderar o povo na conquista da terra prometida.
         A garantia de Deus de não nos desamparar e nem nos deixar é tão forte, tão importante, e nos dá tanta segurança, que foi novamente lembrada no Novo Testamento "Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei." (Hebreus 13.5)
       Como Moisés e depois Josué, precisamos pedir a Deus, e tão somente a Ele, que nos dirija, oriente e ampare sempre. Assim Ele poderá realizar a sua vontade por meio da nossa vida e do que fizermos, para que todo este mundo venha a conhecer o seu amor e tenha oportunidade de reconciliar-se com Ele.
Pão Diário