sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sal

Leitura bíblica: Mateus 5.13
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens."
       Por causa de alguns problemas tive que me submeter a uma dieta rigorosa à base de muito vegetal. Convenhamos que um prato de salada não nos salta aos olhos como batata frita, lasanha, churrasco e etc. Mas uma coisa me ajuda bastante nesse processo: o sal.
        O sal, na quantidade certa, torna minhas saladas melhores assim como qualquer outra comida. Sua funcionalidades são muitas:
- realçar e dar sabor aos alimentos
- curar machucados
- conservar
- restaurar
- apagar chamas
- aromatizante
- remédios caseiros
- realçar cores
- limpar etc.
        Tantas propriedades nos leva a pensar no que Jesus nos disse: que somos o sal da terra. Esse discurso já foi feito muitas vezes, mas merece nossa atenção novamente. As funcionalidades do sal atribuídas às coisas e pessoas torna tudo melhor e mais agradável. O caráter de Cristo em nós também gera isso.
       A pessoa que "salga" por onde passa faz e desfaz muitas coisas. Um bom tempero modifica muitas realidades. Fazer a diferença sendo o sal é cumprir o ide de Jesus, seja em nossa casa, trabalho, escola, qualquer lugar.
      Mas como todos sabem, a quantidade é fundamental. Uma comida muito salgada não é gostosa, além de trazer sérios problemas de saúde. Já se tiver pouco sal, fica sem graça, tira toda a satisfação de comê-la. Assim como a quantidade de sal nos alimentos, o nosso "sal" também deve ser usado em quantidades certas.
      "Ser muito salgado", pregar que tudo é pecado e viver como neurótico afasta as pessoas de Deus. Aliás, essa mesma pessoa vive distante do Senhor. A palavra de Deus é eficaz na transformação de mentes, mas Ele não faz nada a força. Realiza tudo com decência e ordem (1 Coríntios 14.40)
        Agir como se tudo à nossa volta fosse normal é ser como sal insípido. Ser separado somente em alguns momentos é ter pouca quantidade de sal. Temos que ter a quantidade certa para que a obra de Deus se realize em nós e onde passarmos. Já imaginou se o sal acabasse? É nessa situação que vivem as pessoas que não conhecem a Jesus.
        A função de "salgar" essas almas está em nossas mãos. Seja sal! Leve vida, leve sabor, leve sentido, leve Jesus! As pessoas precisam desse tempero. Deus conta conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário