Leitura bíblica: 1 Pedro 3.3-4
"O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus."
Mansidão tem muito a ver com brandura e humildade. O discípulo cheio do Espírito abrigará também essa parte do fruto em seu coração. Vemos na vida de Pedro claramente essa diferença, o Pedro impulsivo e até violento antes do Pentecostes, em contraste, o amável e submisso após. Também o Moisés de antes de ter uma experiência íntima com Deus, agindo de forma brusca e violenta, e após tornando-se o homem mais manso de toda a terra (Números 12.3). A certeza de estarmos andando com Cristo nos faz mansos como Ele foi quando enfrentou seus acusadores e a cruz.
Falemos somente o bem, desejando e confessando coisas boas e seremos bons. Nós recebemos autoridade na terra, como Igreja de Jesus. Saibamos usar dessa autoridade a começar por em nós mesmos. Auto-controle no agir, no falar e alimentar-nos de palavras que edificam e não destroem.
Quando somos perturbados e chateados é difícil mantes a calma. Queremos brigar, discutir e, em muitas vezes, isso acaba em tragédias. Manter-se manso poupa-nos de muitas situações e nos dá o controle delas. Ainda que estejamos de "cabeça quente", esperar a raiva passar para decidir alguma coisa sem foi a melhor escolha.
Tenha um espírito calmo, não haja por impulso ou no momento de fúria. Longanimidade anda junto com a mansidão. Se você tem "pavio curto", peça a Deus que o ajude a superar isso. Ser tardio em irar-se e agir com mansidão sempre traz benefícios. Não seja arrogante, traga consigo o comportamento de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário