terça-feira, 29 de maio de 2012

Verdadeira União


Leitura bíblica: Salmo 133.1
“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!”
        Voltei a fazer ginástica localizada há alguns dias. Mas o que isso tem a ver? Vou explicar. Nas aulas de ginástica um professor faz os exercícios e todo o resto do grupo o imita, numa sincronia espetacular. Mas o que isso tem a ver com o mundo cristão?

          Durante a aula, me lembrei de como a bíblia enfatiza a unidade. Se lá cada um fizesse o que queria, o rendimento seria baixíssimo e ninguém conseguiria alcançar o objetivo. É isso que quero mostrar. Se o corpo de cristo não andar em comum acordo, não estiver unido, não chegará a lugar algum.

         O que mais vemos hoje são discussões e brigas por coisas muito insignificantes. Em vez de o povo de Deus se preocupar em estar unido e evangelizar, estão disputando razão e destaque em assuntos que nada acrescentam. Enquanto isso, muitas pessoas que precisam ouvir falar de Jesus vêm a nós e vão embora sem receber tão grande presente. Isso é fato, é inegável, mas muitas vezes nem percebemos.

        O amor pelo próximo nos remete a Cristo "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros" (João 13:.34-35). Da mesma forma, a discórdia entre nos remete ao inimigo e em vez de trazer pessoas para perto de Deus, as afastamos mais ainda dEle.

         Eu encaro que receber bem os visitantes na igreja é uma tarefa obrigatória de todo. Eu tiro isso por mim. Quando vou visitar um ambiente e não sou bem recebida, minha tendência é não voltar mais lá. Creio que muitas pessoas são assim. Recebemos inúmeros visitantes em nossa igreja, passamos por eles e nem nos damos conta. Provavelmente, por falta de NOSSO AMOR, aquela pessoa irá embora sem Jesus e nunca mais voltará a casa de Deus. Eu já vi muito isso. Se nunca percebeu, está na hora de abrir os olhos.

       Irmãos que nem se olham, não se importam com o sofrimento alheio, não acolhem um visitante em sua igreja não podem dizer que fazem parte do corpo de Cristo. Os cristãos esqueceram o evangelho verdadeiro e estão moldando-o à sua própria vontade. As “panelinhas” estão cada vez mais bem fechadas e o sal não é espalhado por onde mais precisa. Isso é união? É assim que pretendemos morar na Canaã celestial?

       Sinceramente não consigo entender muitas dessas coisas. Como os cristãos podem ser assim? Estão muito enganados. De fato erramos por não conhecermos as Escrituras “Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1 João 4.20). Está na hora de acordar! É urgente que se perceba o verdadeiro sentido de unidade e amor ao próximo.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Por que?


Leitura bíblica: Filipenses 4.6-7
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”
       “Só tem desgraça!” é o que muita gente pensa e vê. De fato, hoje em dia as barbaridades aparecem com uma frequência assustadora. Violência e doenças nos encurralam e muitas vezes nos deixam desesperados e sem esperança. O mundo aponta para isso. A crença é que já está tudo perdido. O que fazer?
          Hoje recebemos uma notícia chocante. A filha de uma conhecida, de apenas 5 meses, estava internada. A impaciência e dúvida tomou conta de todos nós. Os médicos disseram que nada mais podia ser feito. Agora, só um milagre divino. Fico pensando: agora está somente nas mãos de Deus. Quem é Deus? Não é Ele o médico dos médicos? Não é Ele quem pode todas as coisas? Se nossa atenção está voltada para Ele, não há por que desespero.
           Em meio a tantas lutas nos tornamos “homens de pequena fé”. O que pode nos manter de pé e fortes é a certeza de “... que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8.28). Muitas vezes não conseguimos entender que propósitos são esses e muito menos os caminhos que percorreremos até efetivá-lo. Contudo, a certeza em nosso coração é a base para tal tarefa.
         Muito se fala na vontade de Deus. De fato, como mencionei no texto anterior, nossos desejos são realizados se estiverem de acordo com ela. Essa vontade está além da nossa e traz maravilhas inimagináveis à nossa vida. Fazer a vontade de Deus nos garante viver com Ele eternamente na mansão celestial.
          Há algumas horas soubemos da morte da menina citada no início. Como se não bastasse, seu primo também morre em um acidente de carro. Seria isso vontade de Deus? É da vontade de Deus que tantas coisas ruins como catástrofes, crimes, doenças e fome aconteçam? Onde está Deus? Será que Ele é insensível à nossa dor? Será que Ele é tão cruel quem tem prazer em nossas lágrimas de sofrimento?
        Respondo em um enfático NÃO! Não é da vontade de Deus que passemos por tudo isso. Entretanto, não existe apenas sua vontade. Também existe a sua permissão. Um exemplo disso é nosso livre arbítrio. Podemos fazer o que quisermos. Ainda que não seja vontade dEle, Ele nos permite. Deus permite. Por quê? Por que tantas pessoas inocentes pagam altos preços?
         Somos como barro nas mãos do oleiro. Até que atinjamos nosso objetivo, somos amassados e nos quebramos muitas vezes. É difícil entender, eu sei que é. O Senhor tem o melhor para nós mas muitas vezes rejeitamos isso e acabamos por aprender de uma forma ruim. Deus deseja que estejamos com Ele, mas se não quisermos, Ele nos permite.
          Não estou falando da menina de apenas 5 meses que morreu por consequência de seus atos, seria loucura. O que quero destacar aqui é que as coisas ruins e boas acontecem para todos “Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.” (Eclesiastes 9.2)
          Não estamos livres das adversidades e fomos até informados sobre isso. O que precisamos entender é que TODAS AS COISAS cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Independente se nossa visão nos mostra aquilo sendo bom ou ruim, resultará em bem. Vivemos muito aflitos e agoniados com o que nos sucede e esquecemos que temos um Deus acima de qualquer coisa. Precisamos aprender  a entregar nossas petições a Ele e confiar que o que vem dEle é o melhor para nós, independente se é de sua vontade ou apenas permissão. Não há erro em seus planos.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mandamos em Deus?


Leitura bíblica: 1 João 5.14
“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.”
          O que mais vemos hoje é a determinação dos crentes. Mas não falo da sadia, falo daqueles que querem mandar em Deus. Simplesmente ninguém desejar a vontade dEle, ninguém quer esperar pelo tempo dEle, querem determinar o modo e o tempo de suas respostas.  O versículo em destaque nos mostra diferente.
          Chegamos à igrejas onde pisar na cabeça do diabo e determinar sua bênção sem perdão de pecados e quebrantamento é mais que comum. Tudo é como queremos. Esquecemos que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável e a trocamos pela nossa, cheia de falhas, erros e extremamente mesquinhas.
          À medida que o tempo passa as pessoas esquecem que foram feitas para adorar ao Senhor e querem ser adoradas e obedecidas por Ele. Não se prega mais palavra que “estremece” nosso interior. As mensagens que ouvimos agora só servem para massagear nosso ego. Isso está em constante crescimento e, como resultado, vemos pessoas frustradas e sem esperança.
          Pedir a orientação do Criador é o que melhor podemos fazer. A nossa oração não deve ser “Deus, eu determino isso para minha vida nesse tempo!” e, sim “Senhor, conheces as minhas necessidades e tens o melhor pra mim. Faça o teu querer e não o meu, pois teus planos são mais altos e infinitamente melhores que aquilo que eu penso ser.”
          Deus está disposto e ansioso por ajuda-lo em todas as questões, mas é primordial que o Reino dEle seja o centro de sua vida. Entregue-se a Ele! Aprenda a esperar com paciência, você verá como vale a pena e que realmente TODAS as coisas te serão acrescentadas. Apenas ore, creia e espere pelo melhor dEle. Servimos a Deus, não é Ele quem nos serve.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Maquiagem II


Leitura bíblica: Gênesis 6.14
“Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora.”
        Todas as pessoas, cristãs ou não, conhecem a história da arca de Noé: O pecado cresceu de tal forma que Deus se arrependeu do que tinha feito e mandou uma grande inundação que matou tudo, menos os que estavam dentro da arca, ou seja, Noé, sua esposa, seus filhos, suas noras e os animais que Deus mandou até eles. Bom, o piche não nos remete a maquiagem, mas explicarei a relação entre eles.
        A Arca foi calafetada com piche por dentro e por fora, o que por si só já é incomum. Calafetar por fora serve para manter o barco à prova d’água, mas calafetar por dentro é para preservá-lo e assegurar uma vida longa e útil. Noé somente precisaria da Arca uma vez e somente por um ano. Será que Deus a queria preservada para alguma utilidade futura? E então há a palavra hebraica para piche. Ela vem de uma raiz que significa EXPIAÇÃO, ou PERDÃO e é traduzida como piche somente aqui. Qual é a pista escondida nesta palavra? Será este um modelo da graça de Deus, pela qual o homem é perdoado pela fé, resgatando-o do julgamento? Era a Arca um tipo de Cristo?
     Com isso o convido a pensar: a nossa aparência nos mostra aos outros como fortes, estruturados e tementes a Deus. Mas como anda nosso interior? Será que ele também está preparado? Será que o caráter de Cristo está verdadeiramente em nós? Será que não usamos uma espécie de piche para mascarar nossa fragilidade e pecaminosidade?
        Jesus quer mais que tudo restaurar sua vida, fazer parte dela. O tão grande amor O levou a verter seu sangue na cruz para que pudéssemos ter contato direto com Deus e nos salvar pela sua imensa graça. Não viva de aparências! Você pode enganar a todos, mas, a Deus, jamais! Noé e os escolhidos foram salvos através de uma arca revestida. Deixe Jesus revestir seu coração!