segunda-feira, 21 de maio de 2012

Por que?


Leitura bíblica: Filipenses 4.6-7
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”
       “Só tem desgraça!” é o que muita gente pensa e vê. De fato, hoje em dia as barbaridades aparecem com uma frequência assustadora. Violência e doenças nos encurralam e muitas vezes nos deixam desesperados e sem esperança. O mundo aponta para isso. A crença é que já está tudo perdido. O que fazer?
          Hoje recebemos uma notícia chocante. A filha de uma conhecida, de apenas 5 meses, estava internada. A impaciência e dúvida tomou conta de todos nós. Os médicos disseram que nada mais podia ser feito. Agora, só um milagre divino. Fico pensando: agora está somente nas mãos de Deus. Quem é Deus? Não é Ele o médico dos médicos? Não é Ele quem pode todas as coisas? Se nossa atenção está voltada para Ele, não há por que desespero.
           Em meio a tantas lutas nos tornamos “homens de pequena fé”. O que pode nos manter de pé e fortes é a certeza de “... que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8.28). Muitas vezes não conseguimos entender que propósitos são esses e muito menos os caminhos que percorreremos até efetivá-lo. Contudo, a certeza em nosso coração é a base para tal tarefa.
         Muito se fala na vontade de Deus. De fato, como mencionei no texto anterior, nossos desejos são realizados se estiverem de acordo com ela. Essa vontade está além da nossa e traz maravilhas inimagináveis à nossa vida. Fazer a vontade de Deus nos garante viver com Ele eternamente na mansão celestial.
          Há algumas horas soubemos da morte da menina citada no início. Como se não bastasse, seu primo também morre em um acidente de carro. Seria isso vontade de Deus? É da vontade de Deus que tantas coisas ruins como catástrofes, crimes, doenças e fome aconteçam? Onde está Deus? Será que Ele é insensível à nossa dor? Será que Ele é tão cruel quem tem prazer em nossas lágrimas de sofrimento?
        Respondo em um enfático NÃO! Não é da vontade de Deus que passemos por tudo isso. Entretanto, não existe apenas sua vontade. Também existe a sua permissão. Um exemplo disso é nosso livre arbítrio. Podemos fazer o que quisermos. Ainda que não seja vontade dEle, Ele nos permite. Deus permite. Por quê? Por que tantas pessoas inocentes pagam altos preços?
         Somos como barro nas mãos do oleiro. Até que atinjamos nosso objetivo, somos amassados e nos quebramos muitas vezes. É difícil entender, eu sei que é. O Senhor tem o melhor para nós mas muitas vezes rejeitamos isso e acabamos por aprender de uma forma ruim. Deus deseja que estejamos com Ele, mas se não quisermos, Ele nos permite.
          Não estou falando da menina de apenas 5 meses que morreu por consequência de seus atos, seria loucura. O que quero destacar aqui é que as coisas ruins e boas acontecem para todos “Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.” (Eclesiastes 9.2)
          Não estamos livres das adversidades e fomos até informados sobre isso. O que precisamos entender é que TODAS AS COISAS cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Independente se nossa visão nos mostra aquilo sendo bom ou ruim, resultará em bem. Vivemos muito aflitos e agoniados com o que nos sucede e esquecemos que temos um Deus acima de qualquer coisa. Precisamos aprender  a entregar nossas petições a Ele e confiar que o que vem dEle é o melhor para nós, independente se é de sua vontade ou apenas permissão. Não há erro em seus planos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário