quarta-feira, 18 de julho de 2012

Eu sei o que é melhor pra mim!


Leitura bíblica: Mateus 22.29
“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.”

        A cada dia surge uma “teologia” mais interessante que a outra. Quando uma não é suficiente para suprir aquilo que queremos, inventa-se outra para tal. Nada de acompanhar Jesus. Se Ele quiser ser nosso amigo, Ele que nos siga. E faça a nossa vontade, ou nem queremos papo.
        
        Isso não é mentira, está na cara! O Cristo que se entregou por nós por amor é feito de escravo. Não precisamos de alguém que nos diga o que fazer, como fazer, como ser. Só queremos alguém que nos dê o que pedimos na hora que queremos. Só isso. Primeiro amor? Só se for o carro maravilhoso que vimos no comercial ontem...

       O amor a Deus com certeza esfriou... Até congelou para algumas pessoas. A nossa ganância pelas coisas desse mundo nos afasta  dEle. Mas o vazio de Cristo em nós aparece. E o que fazemos? Condicionamos o Senhor á nossa vontade para unir o útil ao agradável. Agora mandamos em Deus. Temos Deus e o mundo. Que situação boa!

       Os líderes nos dizem que podemos ter tudo! Só dizer “Eu determino!”, “Eu quero isso em tanto tempo!” e pronto. Será feito. Essa história de vontade de Deus é coisa antiga. A vontade é a minha. EU SEI O QUE É MELHOR PRA MIM! Eu determino, Ele faz. Eu quero as coisas do meu jeito, afinal, não tem nada a ver mesmo...
        
      Ficou assustado? Se sim, que bom. Você entendeu a mensagem.  Determinadas coisas parecem até charlatanismo. Se não... Meu amigo, precisamos rever seu conceito do que é ser cristão.

        Viver esse evangelho de hoje em dia é coisa de louco. Voltamos à época das indulgências. O que antes nos era dado gratuitamente hoje também é vendido. Bênçãos, salvação e até o amor de Deus – sim, você não leu errado, o amor de Deus é vendido. Engraçado que dizem ser o mesmo Deus. Eu não acho que seja. A Bíblia não diz que é.

        Queremos mais de nós, mais do mundo e muito menos de Deus. Os valores que Jesus nos deixou foram se misturando aos nossos e gerou esse caos espiritual que vivemos. É vergonhoso dizermos que O servimos  nessas condições. Ninguém mais canta um hino de adoração a Deus. A adoração é dada a nós.

        Com certeza Ele tem todas as bênçãos para nos dar e está disposto a isso. Mas não só a isso. Foi para nos salvar que Cristo derramou seu sangue. Não há miséria maior do que estar longe de nosso Criador. É deplorável a maneira como vivemos. Temos tão grande dádiva eterna nas mãos e a ignoramos por coisas tão banais.
          
       Estamos cegos. Nos fazemos de cegos.  Às vezes até sabemos que algo anda errado, mas dá muito trabalho ir contra e não nos beneficia. O comodismo se apossa de nossas vidas e quando vemos, estamos completamente perdidos e arruinados. É hora de abrir os olhos. E não basta só cantar isso.

         Para ter forças e sair dessa lama é necessário que se conheça a palavra de Deus. Temos que lê-la, estudá-la e obedecê-la. Sem esse conhecimento é impossível mudarmos nossa vida. Vivemos o errado e achamos o errado certo. Quem realmente deseja ter uma vida correta com Jesus precisa conhecer sua mensagem e falar com Ele. Não há outra maneira de fazer isso.
          
        Quanto mais se busca, mais se acha. À medida que nos aproximamos dele, percebemos o quanto precisamos de sua graça. E ela está aí, prontinha para nós. Experimente fazer isso. Experimente a sensação de saber a verdade, de conhecer profundamente aquele que lhe fez. 
      
       Quando alcançar isso, você vai perceber e entender que não existe amor maior que o dele e não existe algo mais importante que Ele. Só Ele. Quando a vontade dEle for tudo o que queremos, teremos a mudança que tanto precisamos.

sábado, 14 de julho de 2012

Vai passar


        "Havia num país distante, um rei poderoso que tinha como servo um homem bom e fiel, cuja eficiência era única em todo o reino. Porém, o rei não podia acreditar que esse homem era perfeito. Mil dúvidas povoavam sua mente... E se num momento muito importante a eficiência deste servo falhasse?

       Diante desta dúvida o rei resolveu colocar em prova a capacidade do homem. Chamou-o e disse: 
- Servo, cansei desta minha coroa. Quero uma outra, mas não mais em ouro e sim quero-a com pedras preciosas. As mais exóticas e brilhantes que houver. Portanto, ordeno-lhe que a confeccione para mim.

      
    Como ele sabia que em seu reino não havia este tipo de mineração, achou que pela primeira vez seu servo lhe falharia.

     Mas meses depois, o fiel empregado voltou trazendo uma coroa de beleza ímpar, com pedras espetaculares nunca antes vistas em reino algum.

     Mas o rei ainda não aceitando totalmente a eficiência do escravo, depois de muito pensar e meditar chamou-o novamente ordenando:
- Servo, agora quero que acrescente nesta linda coroa, uma frase que quando eu estiver triste eu me alegre, e quando eu estiver feliz, eu me entristeça".

 Depois de pronta, o servo pegou a coroa e a levou ao rei que de imediato a colocou na cabeça e foi pra frente do espelho pra ver o que nela estava escrito. Espantado então viu a breve frase: Vai passar.

       O servo saiu de lá desesperado. Como faria isso? Tudo na vida já tinha feito para provar sua fidelidade ao rei, mas agora ele lhe pedia algo que parecia impossível. Chegou em casa entristecido, sabendo que perderia seu cargo e que mais do que isso perderia a confiança do rei. Mas a esposa, consternada com a tristeza do marido depois de muito pensar teve uma grande ideia e a executou.

      Depois de pronta, o servo pegou a coroa e a levou ao rei que de imediato a colocou na cabeça e foi pra frente do espelho pra ver o que nela estava escrito. Espantado então viu a breve frase: VAI PASSAR . "

          Todo mundo com certeza já enfrentou muitas situações diferentes e inesperadas na vida, sejam boas ou ruins. Somos pegos de surpresa e às vezes não sabemos como lidar com muitas delas. Desesperamo-nos e podemos até pensar que tudo está perdido. Mas Jesus não nos ensina isso.

         Coisas tristes nos acontecem sempre, mas nem sempre precisamos agir da mesma forma. Dói, machuca bastante, mas... Passa. Passa e leva com ela a angústia, mas deixa experiência. Quando se tem Deus, por mais complicado que pareça, podemos ter a certeza de que tudo vai ficar em seu lugar.

        Claro que não podemos deixar de sofrer com os problemas. Somos humanos. Somos fracos mas aquele que é Forte está conosco e é maior que qualquer coisa. Se cairmos, podemos nos levantar com sua ajuda e continuar. Continuar sim, mas de forma melhor, talvez até por outro caminho, mas sempre continuar.

        As tristezas passam e vem a alegria. Sabemos aproveitá-la muito bem! Sorrimos, comemoramos... Nos acostumamos com ela. Mas assim como a tristeza, a alegria também passa, principalmente por muitas vezes não ser a alegria verdadeira que temos em Cristo. Perdemos muito tempo buscando tantas coisas que não nos acrescentam em nada e nos mantém escravos delas.

        Depois disso, podemos saber que tudo o que vivemos aqui é passageiro. Nossa vida é como uma montanha russa. Uma hora estamos por baixo, outra, por cima, mas sempre nos movendo. Infelizmente queremos nos prender a tudo o que encontramos, ainda que seja ruim pra nós e sofremos muito ou nos alegramos rapidamente.

        Tudo isso passa. E passando essas coisas se passa o tempo que perdemos ao invés de passar dedicando-o ao Senhor que deu sua vida por nós. Com Jesus tudo é seguro, é alegre de fato e trás vida! Agarre-se a Ele, não há escolha mais sábia que essa.

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” (Lucas 21.33)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

12 Dicas para a boa alimentação espiritual


         Sempre venho falando da importância de se conhecer as Escrituras. Preocupamo-nos com tantas coisas, queremos tanto fogo, tanta profecia e esquecemos de buscar vida na Palavra de Deus. As pessoas não leem, não interpretam e simplesmente aceitam tudo o que dizem para elas como verdade. Temos que ter um objetivo. E se o nosso desejo é agradar a Deus, precisamos saber o que Ele quer e para tal, temos que ler – e estudar - a palavra que Ele nos deixou.
      
     Assim como comer corretamente é essencial à saúde física, devemos alimentar adequadamente nosso espírito para permanecermos saudáveis e crescermos espiritualmente. Fazemos isso lendo ou ouvindo textos bíblicos e outros materiais que edificam a fé. Abaixo, 12 dicas de como melhorar sua alimentação espiritual:

1. Escolha quando e por quanto tempo.
     Tente separar pelo menos 20 minutos diários para a leitura da Palavra de Deus com o propósito de alimentar o seu espírito. Dificilmente menos tempo que isso lhe renderá resultados reais se não absorver e refletir no que lê. Se não conseguir adquirir esse hábito, experimente fazer isso três ou quatro dias por semana. Qualquer que seja sua decisão, determine uma meta, pois será mais fácil alcançá-la se definir uma hora específica e incluir na sua rotina.

2. Encontre um lugar.
      Procure um local onde não será interrompido ou distraído. Desligue o celular e fique longe do e-mail.

3. Decida o que vai ler.
     É uma boa ideia planejar o que vai ler ao longo de um período de tempo, como, por exemplo, um dos livros bíblicos ou alguma obra devocional, mas seja flexível, pois Jesus poderá guiá-lo a algo diferente.

4. Ore antes de ler.
     Peça a Jesus para ajudá-lo a se concentrar e a ter um coração aberto, para poder aproveitar esse tempo ao máximo. “Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei” (Salmo 119:18).

5. Leia com atenção e em oração.
    Você não vai aproveitar muito um alimento nem desfrutar uma refeição se simplesmente engolir a comida o mais rápido possível. O mesmo princípio se aplica ao alimento espiritual. Para se nutrir espiritualmente, é preciso tempo para absorver o
que lê.


6. Aplique o que ler.
     Durante a leitura, é comum determinado aspecto do texto se destacar. É possível que tenha lido a mesma passagem antes sem entender seu significado, mas, de repente, ela ganha vida e você entende como aquele princípio espiritual se aplica à sua situação pessoal.

7. Ponha em prática o que ler.
   A única maneira de verdadeiramente vivenciar o poder da Palavra de Deus é praticando seus ensinamentos. A Bíblia nos admoesta: “Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1.22). E o próprio Jesus garantiu: “Agora que sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes” (João 13.17).

8. Mantenha um “diário espiritual”.
     Ao ler, copie em um caderno específico pontos-chave ou passagens que chamem a sua atenção, para poder consultar depois. Anote como se aplicam a você. Expressar seus pensamentos sobre a leitura atende a dois propósitos: cristaliza as lições e facilita que fiquem gravadas em sua memória, o que aumenta as chances de você se lembrar delas quando surgir uma oportunidade de aplicá-las. Nesse diário, você poderá também registrar lições espirituais e mudanças importantes ou situações marcantes em seu relacionamento com Jesus e outros, que talvez nem estejam relacionadas aos seus momentos de alimentação espiritual.

9. Memorize.
    Nossos pensamentos e consequentemente nossa ações são afetados, positiva ou negativamente, por tudo aquilo que absorvemos, consciente ou inconscientemente, porque assim escolhemos ou por obra do acaso. Contudo, podemos escolher a origem das mudanças em nossas vidas e de nossa motivação. Se sua opção for a Palavra de Deus, memorize os versículos bíblicos mais relevantes ou as passagens que mais se destacarem para você quando estiver alimentando seu espírito. Peça a Deus que essas coisas suplantem as demais — desde os jingles dos comerciais a atitudes erradas e maus hábitos — e faça o que estiver ao seu alcance para, tanto quanto possível, filtrar o que você absorve. “Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti” (Salmo 119.11). Os versículos que memorizar serão para você uma fonte de consolo e forças em tempos de tribulação e decisão, além de o ajudarem e oferecerem respostas que poderão passar para outros que precisem.

10. Não se preocupe demais se não entender algo.
       Conta-se que Agostinho de Hipona (354–430 d.C.) entendeu esse princípio quando se deparou com um aspecto da fé que lhe deixou grandemente perplexo. Enquanto caminhava pela praia, viu um menininho com uma pequena concha correr várias vezes até a beira, enchê-la com água e derramá-la em um buraco na areia. Quando Agostinho perguntou ao rapaz o que ele estava fazendo, este respondeu com muita naturalidade que estava colocando o oceano naquele buraco. “É isso que estou tentando fazer” - entendeu Agostinho. “Limitado pelo tempo e espaço, tento fazer caber em minha mente pequena e finita as coisas infinitas.” Lembre-se disso na próxima vez que ler algo que não entender. Se Deus quiser que você compreenda algo, Ele lhe revelará a Seu tempo. Até então, aceite por fé.

11. Não se prenda a todos os detalhes da História e Geografia bíblica.
     O estudo da História e da Geografia pode ser interessante, mas os princípios espirituais são muito mais importantes. Quando lemos os Evangelhos ou Atos dos Apóstolos, por exemplo, vemos uma constante de amor em ação que sabemos que devemos procurar seguir. Da mesma forma, ao lermos os Salmos ou outras passagens devocionais, devemos aplicar os pensamentos e princípios ali encontrados às nossas próprias orações.

12. Adicione tempero.
      Se você for novato no estudo da Bíblia, o Evangelho segundo João é um excelente ponto de partida, pois contém um volume maior das palavras de Jesus que os demais. Os quatro Evangelhos, Salmos e Provérbios são os livros devocionais mais lidos (e relidos) de todos os tempos. Mas não se limite a eles. Vá além. Variedade é o tempero da vida e o segredo para tornar os seus momentos de alimentação espiritual um ponto alto indispensável.

“A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossas vidas.” Dwight L. Moody


Leia mais em http://www.contato.org

terça-feira, 29 de maio de 2012

Verdadeira União


Leitura bíblica: Salmo 133.1
“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!”
        Voltei a fazer ginástica localizada há alguns dias. Mas o que isso tem a ver? Vou explicar. Nas aulas de ginástica um professor faz os exercícios e todo o resto do grupo o imita, numa sincronia espetacular. Mas o que isso tem a ver com o mundo cristão?

          Durante a aula, me lembrei de como a bíblia enfatiza a unidade. Se lá cada um fizesse o que queria, o rendimento seria baixíssimo e ninguém conseguiria alcançar o objetivo. É isso que quero mostrar. Se o corpo de cristo não andar em comum acordo, não estiver unido, não chegará a lugar algum.

         O que mais vemos hoje são discussões e brigas por coisas muito insignificantes. Em vez de o povo de Deus se preocupar em estar unido e evangelizar, estão disputando razão e destaque em assuntos que nada acrescentam. Enquanto isso, muitas pessoas que precisam ouvir falar de Jesus vêm a nós e vão embora sem receber tão grande presente. Isso é fato, é inegável, mas muitas vezes nem percebemos.

        O amor pelo próximo nos remete a Cristo "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros" (João 13:.34-35). Da mesma forma, a discórdia entre nos remete ao inimigo e em vez de trazer pessoas para perto de Deus, as afastamos mais ainda dEle.

         Eu encaro que receber bem os visitantes na igreja é uma tarefa obrigatória de todo. Eu tiro isso por mim. Quando vou visitar um ambiente e não sou bem recebida, minha tendência é não voltar mais lá. Creio que muitas pessoas são assim. Recebemos inúmeros visitantes em nossa igreja, passamos por eles e nem nos damos conta. Provavelmente, por falta de NOSSO AMOR, aquela pessoa irá embora sem Jesus e nunca mais voltará a casa de Deus. Eu já vi muito isso. Se nunca percebeu, está na hora de abrir os olhos.

       Irmãos que nem se olham, não se importam com o sofrimento alheio, não acolhem um visitante em sua igreja não podem dizer que fazem parte do corpo de Cristo. Os cristãos esqueceram o evangelho verdadeiro e estão moldando-o à sua própria vontade. As “panelinhas” estão cada vez mais bem fechadas e o sal não é espalhado por onde mais precisa. Isso é união? É assim que pretendemos morar na Canaã celestial?

       Sinceramente não consigo entender muitas dessas coisas. Como os cristãos podem ser assim? Estão muito enganados. De fato erramos por não conhecermos as Escrituras “Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1 João 4.20). Está na hora de acordar! É urgente que se perceba o verdadeiro sentido de unidade e amor ao próximo.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Por que?


Leitura bíblica: Filipenses 4.6-7
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”
       “Só tem desgraça!” é o que muita gente pensa e vê. De fato, hoje em dia as barbaridades aparecem com uma frequência assustadora. Violência e doenças nos encurralam e muitas vezes nos deixam desesperados e sem esperança. O mundo aponta para isso. A crença é que já está tudo perdido. O que fazer?
          Hoje recebemos uma notícia chocante. A filha de uma conhecida, de apenas 5 meses, estava internada. A impaciência e dúvida tomou conta de todos nós. Os médicos disseram que nada mais podia ser feito. Agora, só um milagre divino. Fico pensando: agora está somente nas mãos de Deus. Quem é Deus? Não é Ele o médico dos médicos? Não é Ele quem pode todas as coisas? Se nossa atenção está voltada para Ele, não há por que desespero.
           Em meio a tantas lutas nos tornamos “homens de pequena fé”. O que pode nos manter de pé e fortes é a certeza de “... que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8.28). Muitas vezes não conseguimos entender que propósitos são esses e muito menos os caminhos que percorreremos até efetivá-lo. Contudo, a certeza em nosso coração é a base para tal tarefa.
         Muito se fala na vontade de Deus. De fato, como mencionei no texto anterior, nossos desejos são realizados se estiverem de acordo com ela. Essa vontade está além da nossa e traz maravilhas inimagináveis à nossa vida. Fazer a vontade de Deus nos garante viver com Ele eternamente na mansão celestial.
          Há algumas horas soubemos da morte da menina citada no início. Como se não bastasse, seu primo também morre em um acidente de carro. Seria isso vontade de Deus? É da vontade de Deus que tantas coisas ruins como catástrofes, crimes, doenças e fome aconteçam? Onde está Deus? Será que Ele é insensível à nossa dor? Será que Ele é tão cruel quem tem prazer em nossas lágrimas de sofrimento?
        Respondo em um enfático NÃO! Não é da vontade de Deus que passemos por tudo isso. Entretanto, não existe apenas sua vontade. Também existe a sua permissão. Um exemplo disso é nosso livre arbítrio. Podemos fazer o que quisermos. Ainda que não seja vontade dEle, Ele nos permite. Deus permite. Por quê? Por que tantas pessoas inocentes pagam altos preços?
         Somos como barro nas mãos do oleiro. Até que atinjamos nosso objetivo, somos amassados e nos quebramos muitas vezes. É difícil entender, eu sei que é. O Senhor tem o melhor para nós mas muitas vezes rejeitamos isso e acabamos por aprender de uma forma ruim. Deus deseja que estejamos com Ele, mas se não quisermos, Ele nos permite.
          Não estou falando da menina de apenas 5 meses que morreu por consequência de seus atos, seria loucura. O que quero destacar aqui é que as coisas ruins e boas acontecem para todos “Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.” (Eclesiastes 9.2)
          Não estamos livres das adversidades e fomos até informados sobre isso. O que precisamos entender é que TODAS AS COISAS cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Independente se nossa visão nos mostra aquilo sendo bom ou ruim, resultará em bem. Vivemos muito aflitos e agoniados com o que nos sucede e esquecemos que temos um Deus acima de qualquer coisa. Precisamos aprender  a entregar nossas petições a Ele e confiar que o que vem dEle é o melhor para nós, independente se é de sua vontade ou apenas permissão. Não há erro em seus planos.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mandamos em Deus?


Leitura bíblica: 1 João 5.14
“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.”
          O que mais vemos hoje é a determinação dos crentes. Mas não falo da sadia, falo daqueles que querem mandar em Deus. Simplesmente ninguém desejar a vontade dEle, ninguém quer esperar pelo tempo dEle, querem determinar o modo e o tempo de suas respostas.  O versículo em destaque nos mostra diferente.
          Chegamos à igrejas onde pisar na cabeça do diabo e determinar sua bênção sem perdão de pecados e quebrantamento é mais que comum. Tudo é como queremos. Esquecemos que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável e a trocamos pela nossa, cheia de falhas, erros e extremamente mesquinhas.
          À medida que o tempo passa as pessoas esquecem que foram feitas para adorar ao Senhor e querem ser adoradas e obedecidas por Ele. Não se prega mais palavra que “estremece” nosso interior. As mensagens que ouvimos agora só servem para massagear nosso ego. Isso está em constante crescimento e, como resultado, vemos pessoas frustradas e sem esperança.
          Pedir a orientação do Criador é o que melhor podemos fazer. A nossa oração não deve ser “Deus, eu determino isso para minha vida nesse tempo!” e, sim “Senhor, conheces as minhas necessidades e tens o melhor pra mim. Faça o teu querer e não o meu, pois teus planos são mais altos e infinitamente melhores que aquilo que eu penso ser.”
          Deus está disposto e ansioso por ajuda-lo em todas as questões, mas é primordial que o Reino dEle seja o centro de sua vida. Entregue-se a Ele! Aprenda a esperar com paciência, você verá como vale a pena e que realmente TODAS as coisas te serão acrescentadas. Apenas ore, creia e espere pelo melhor dEle. Servimos a Deus, não é Ele quem nos serve.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Maquiagem II


Leitura bíblica: Gênesis 6.14
“Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora.”
        Todas as pessoas, cristãs ou não, conhecem a história da arca de Noé: O pecado cresceu de tal forma que Deus se arrependeu do que tinha feito e mandou uma grande inundação que matou tudo, menos os que estavam dentro da arca, ou seja, Noé, sua esposa, seus filhos, suas noras e os animais que Deus mandou até eles. Bom, o piche não nos remete a maquiagem, mas explicarei a relação entre eles.
        A Arca foi calafetada com piche por dentro e por fora, o que por si só já é incomum. Calafetar por fora serve para manter o barco à prova d’água, mas calafetar por dentro é para preservá-lo e assegurar uma vida longa e útil. Noé somente precisaria da Arca uma vez e somente por um ano. Será que Deus a queria preservada para alguma utilidade futura? E então há a palavra hebraica para piche. Ela vem de uma raiz que significa EXPIAÇÃO, ou PERDÃO e é traduzida como piche somente aqui. Qual é a pista escondida nesta palavra? Será este um modelo da graça de Deus, pela qual o homem é perdoado pela fé, resgatando-o do julgamento? Era a Arca um tipo de Cristo?
     Com isso o convido a pensar: a nossa aparência nos mostra aos outros como fortes, estruturados e tementes a Deus. Mas como anda nosso interior? Será que ele também está preparado? Será que o caráter de Cristo está verdadeiramente em nós? Será que não usamos uma espécie de piche para mascarar nossa fragilidade e pecaminosidade?
        Jesus quer mais que tudo restaurar sua vida, fazer parte dela. O tão grande amor O levou a verter seu sangue na cruz para que pudéssemos ter contato direto com Deus e nos salvar pela sua imensa graça. Não viva de aparências! Você pode enganar a todos, mas, a Deus, jamais! Noé e os escolhidos foram salvos através de uma arca revestida. Deixe Jesus revestir seu coração!

 

sábado, 14 de abril de 2012

Busque e confie!

Leitura bíblica: Mateus 6.33
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
        Os dias de hoje põe em nossas cabeças que não podemos viver sem Internet, sem namorado/a, sem música, sem TV, sem chocolate, entre muitas coisas. Pensar desse jeito interfere em nosso relacionamento com Deus, afinal, podemos viver sem tudo, mas sem Ele, impossível.
      Eu já tinha ouvido falar muito que o "Nada com Deus é muito e o tudo sem Deus é nada". Eu acreditava, mas nunca tinha vivenciado isso de fato. Nós pomos tantas coisas acima de Deus que até perdemos o contato e vivemos uma vida fútil e miserável, de aparências e tristeza.
      Hoje eu posso dizer com propriedade que Deus tem que estar acima de todas as coisas. Quando colocamos seu Reino acima de nós mesmos, as coisas automaticamente são acrescentadas de fato! É impressionante! Quando se larga o computador e tantas outras coisas que roubam o tempo precioso que podíamos passar com o Senhor e nos dedicamos a Ele, tudo aquilo que nos perturbava e que não encontrávamos solução se resolve.
       É difícil acreditar que quando não ligamos tanto para o problema ele se resolve. Mas, hoje eu te convido a ter essa experiência! Foque no Senhor, se derrame diante dEle, exponha seu coração, seus medos, suas dúvidas. Viva para Ele ainda que o mundo esteja desmoronando ao seu redor. TODAS as coisas serão acrescentadas, você verá!
     Pare de se lamentar e tentar resolver suas dificuldades sozinho. Não perca tempo com tanta coisa que afasta nossa atenção de Deus. Busque primeiro a Ele! A vontade a ser realizada tem que ser a dEle e não a nossa! Se vivermos por nossas próprias habilidades seremos infelizes, frustrados e perderemos nossa fé.
      Entregue seu caminho de fato a Deus e confie nEle. Não tente entender o que Ele está fazendo, apenas confie. Confie. Confie. Se nada faz sentido, confie mais. Não olhe para os quadros de tormenta e dúvida que o diabo te mostra. Fixe os olhos e a esperança no Senhor, dEle vem o seu socorro e sua salvação.

sábado, 7 de abril de 2012

Morte, Ressurreição... e VOLTA!

Leitura bíblica: João 14.2-3
"Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver."
        Ah, a Páscoa... do Egito à Belém... Embora muitos cristãos defendam sempre nesta data que Páscoa não é coelhos e chocolate - o que realmente não é - eu quero falar de outra coisa. Quero falar da volta de Jesus.
        Quando Jesus veio ao mundo realizou sua missão: morrer por nós para que pudéssemos nos reconciliar com Deus. Nesta época do ano celebramos isso, celebramos nossa redenção, celebramos o sacrifício de Jesus. O triste é que muitas pessoas se prendem só a isso. Muita gente não entende o que é de verdade celebrar a Páscoa.
       A morte do Senhor nos deu contato direto à salvação. Mas para conquistá-la, precisamos buscar dia após dia uma vida de santidade. No versículo em destaque, Jesus fala aos seus discípulos que iria, e voltaria para nos levar. Estamos preparados para isso?
      O fim dos tempos está à porta e muitos cristãos vivem alheios a isso. O amor não está esfriando, está congelando! Vem Natal e Páscoa, tomamos a ceia e continuamos a viver como se Jesus jamais fosse voltar. Virou costume. O Senhor está voltando. Ele morreu, nós nos arrependemos e Ele volta para nos buscar. Esse é o plano de salvação. Infelizmente, muita gente nem pensa nisso.
      Hoje, nesse sábado de aleluia, convido você a pensar nisso. Será que durante mais uma celebração da morte e ressurreição de nosso Salvador você vai permanecer inerte? Jesus te chama agora para viver conforme sua vontade. O Senhor está voltando! Você irá morar no lugar que Ele está preparando? Se você não está com Ele agora, não estará com Ele na eternidade.

domingo, 25 de março de 2012

Afasta-te do mal

Leitura bíblica: Provérbios 4.14-17
"Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus. Evite-o, não passe por ele; afaste-se e não se detenha. Pois eles não conseguem dormir enquanto não fazem o mal; perdem o sono se não causarem a ruína de alguém. Pois eles se alimentam de maldade, e se embriagam de violência."
         A maldade é algo presente em nossas vidas desde sempre. Mas é notável que nos últimos dias ela tem aumentado bastante. Não somente na criminalidade em si, mas nos chingamentos, nos planos para arruinar alguém, difamação, deboche, bulliyng, etc. Engana-se quem exclui esses outros fatores.
       Como já disse João "o mundo inteiro jaz no Maligno" (1 João 5.19). Tem se tornado até comum vermos tanto sofrimento à nossa volta. Triste é saber que muitas pessoas que se dizem cristãs também participam disso. Infelizmente muitos "cristãos" têm se detido na roda dos que fazem o mal.
       Há tantas pessoas que não descansam até ver o fracasso de alguém, a ruína de seu semelhante. A identidade de Cristo em nós nos faz desviar desses maus caminhos. Temos que ser diferentes, andar na vereda dos justos, pois ela nos garante vida e sabedoria "A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia. Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam." (Provérbios 4.18-19)
       Temos que afastar nossos pés do que é mal, firmar nossos olhos em algo fixo (Jesus), olhar sempre pra frente para que consigamos terminar a jornada. Os nossos lábios devem sempre falar coisas boas, nada de palavrões, insultos e mentiras "Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade." (Provérbios 4.24-27)
 

quarta-feira, 7 de março de 2012

O "Espiritismo" de acordo com a Bíblia Sagrada

O que diz a Bíblia sobre a comunicação entre os vivos e os mortos?
      A mediunidade e a consulta aos mortos (necromancia) não é novidade de nosso tempo e é citada na Bíblia. Entretanto, a Palavra de Deus cita tais práticas como ABOMINAÇÃO, ou seja, algo detestável. No Antigo Testamento, no livro do Levítico, que é um compêndio das leis divinas, o Senhor nos fala:
“Não procurem a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro. Isso é pecado e fará com que vocês fiquem impuros. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês.” (Levítico 19:31)NTLH
“Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo.” (Levítico 20:6) JFA
“Os homens ou mulheres que, entre vocês, forem médiuns ou consultarem os espíritos, terão que ser executados. Serão apedrejados, pois merecem a morte.” (Levítico 20:27) NVI
       Vemos, portanto, que para Deus a invocação dos espíritos e a consulta aos mortos são consideradas como ofensas graves.  Deus ordena ao seu povo para que fique longe de tais práticas que eram realizadas por outros povos, a fim de não se contaminarem com tais atos ilícitos.
        Esta mesma ordem é encontrada no livro do Deuteronômio, quando Moisés repete para o povo as leis proclamadas no Monte Sinai, antes deles entrarem na Terra Prometida, chamando o povo à obediência das leis divinas. Vejamos:
“Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus. As nações que vocês vão expulsar dão ouvidos aos que praticam magia e adivinhação. Mas, a vocês, o Senhor, o seu Deus, não permitiu tais práticas.” (Deuteronômio 18:9-14) NVI
          Um povo que tem um Deus que é soberano sobre todas as coisas, um Deus que é único, onisciente (tudo sabe), onipresente (está em todo lugar e em todo tempo) e onipotente (tudo pode), não precisa consultar aos mortos, pois tem ao seu Senhor. O profeta Isaías, considerado como o maior dos profetas do Antigo Testamento, fala em seu livro:
“Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos! Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.” (Isaías 8:19-20) NTLH
Mas por que não podemos invocar os mortos? Porque não é lícito consultá-los?
        A Bíblia Sagrada nos diz que os mortos, em seu estado, não possuem parte, nem ciência de nada do que acontece na terra. Veja o que diz no livro do Eclesiastes:
“Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.” (Eclesiastes 9:5-6) NVI
E também:“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Eclesiastes 9:10) JFA
Ou ainda no livro de Jó:
“Assim como a nuvem se esvai e desaparece, assim quem desce à sepultura não volta. Nunca mais voltará ao seu lar; a sua habitação não mais o conhecerá.” (Jó 7:9-10) NVI
         No evangelho de Lucas, encontramos palavras do próprio Senhor Jesus que nos explicam estas questões:
“Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.” (Lucas 16:19-31) JFA
         Na história narrada pelo Senhor Jesus, o homem rico havia levado uma vida longe de Deus e após sua morte foi para o inferno, enquanto que Lázaro, que era justo, estava no seio de Abraão. O rico então pede que Lázaro vá ao encontro de sua família para avisá-los de sua situação, para que eles não fossem para o mesmo lugar de sofrimento em que estava. Mas seu pedido lhe foi negado, por que esta comunicação não é possível já que para alertar sobre estas coisas existem as leis e os profetas, ou seja, a Bíblia, que é a Palavra de Deus.
          Mas então, quem são os espíritos que se comunicam nas seções espíritas? A Bíblia nos alerta, como nos diz Paulo em sua carta a Timóteo:
“O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos
enganadores e doutrinas de demônios.”(1Timóteo  4:01) NVI
           Se os espíritos dos cristãos mortos vão para o céu, e os incrédulos vão para o inferno, só há uma explicação quanto à comunicação espírita: os demônios. Vejamos o que Bíblia nos fala dos demônios:
“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Apocalipse 12.9) JFA
“Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.”. (1Pedro 5.8) NVI
         Os demônios existem e estão ao nosso redor, conhecem a nossa vida e sabem muita coisa a nosso respeito, por isso podem passar-se facilmente por um de nossos entes queridos falecidos. A Bíblia nos diz que Satanás pode se fazer passar até por um anjo de luz para nos enganar, pois o diabo é mentiroso e seu principal objetivo é nos desviar do caminho correto.  Veja o que a Bíblia fala a este respeito:
"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8.44) JFA 
“Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.” (2Corintios 11.14-15) NVI
         Se o diabo aparecer com sua real aparência e falando de seus verdadeiros objetivos, ninguém lhe dará ouvidos. Por isso ele usa sua tática: a mentira. Através de palavras doces e de aparente inocência, leva o homem ao pecado e à destruição. Como nos diz Salomão no livro de Provérbios:
“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14:12) JFA
Ou ainda o evangelho de João:
"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir;" (João 10 : 10a) JFA
         Mas não é somente nas seções espíritas que se invocam os espíritos dos mortos. Pense bem: São Pedro, São Paulo, Santo Antonio, Maria e tantos outros santos, estão vivos ou já morreram?  Se eles já morreram, podemos invocá-los? Podem eles interceder por nós? Não seria exatamente a mesma coisa? Quando um devoto pede a intercessão de um santo já falecido, não está invocando espíritos? Mas estes, podem responder ao chamado? De acordo com tudo que já estudamos: Não!
         Além disto, a intercessão dos santos esbarra em outro texto bíblico:
  “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1 Timóteo 2:5) JFA
"MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (I João 2 : 1) JFA
        Jesus Cristo é o nosso único intercessor e advogado perante o Pai, pois somente Ele é Deus, somente Ele morreu, mas ressuscitou!  Além do mais, somente Deus é onipresente, está em todo lugar e em todo tempo, podendo ouvir as preces e orações de todas as pessoas ao mesmo tempo. Este é um atributo divino, somente Deus o tem. Ninguém mais tem esta condição. 
PENSE NISSO E CONSULTE SOMENTE A DEUS.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sal

Leitura bíblica: Mateus 5.13
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens."
       Por causa de alguns problemas tive que me submeter a uma dieta rigorosa à base de muito vegetal. Convenhamos que um prato de salada não nos salta aos olhos como batata frita, lasanha, churrasco e etc. Mas uma coisa me ajuda bastante nesse processo: o sal.
        O sal, na quantidade certa, torna minhas saladas melhores assim como qualquer outra comida. Sua funcionalidades são muitas:
- realçar e dar sabor aos alimentos
- curar machucados
- conservar
- restaurar
- apagar chamas
- aromatizante
- remédios caseiros
- realçar cores
- limpar etc.
        Tantas propriedades nos leva a pensar no que Jesus nos disse: que somos o sal da terra. Esse discurso já foi feito muitas vezes, mas merece nossa atenção novamente. As funcionalidades do sal atribuídas às coisas e pessoas torna tudo melhor e mais agradável. O caráter de Cristo em nós também gera isso.
       A pessoa que "salga" por onde passa faz e desfaz muitas coisas. Um bom tempero modifica muitas realidades. Fazer a diferença sendo o sal é cumprir o ide de Jesus, seja em nossa casa, trabalho, escola, qualquer lugar.
      Mas como todos sabem, a quantidade é fundamental. Uma comida muito salgada não é gostosa, além de trazer sérios problemas de saúde. Já se tiver pouco sal, fica sem graça, tira toda a satisfação de comê-la. Assim como a quantidade de sal nos alimentos, o nosso "sal" também deve ser usado em quantidades certas.
      "Ser muito salgado", pregar que tudo é pecado e viver como neurótico afasta as pessoas de Deus. Aliás, essa mesma pessoa vive distante do Senhor. A palavra de Deus é eficaz na transformação de mentes, mas Ele não faz nada a força. Realiza tudo com decência e ordem (1 Coríntios 14.40)
        Agir como se tudo à nossa volta fosse normal é ser como sal insípido. Ser separado somente em alguns momentos é ter pouca quantidade de sal. Temos que ter a quantidade certa para que a obra de Deus se realize em nós e onde passarmos. Já imaginou se o sal acabasse? É nessa situação que vivem as pessoas que não conhecem a Jesus.
        A função de "salgar" essas almas está em nossas mãos. Seja sal! Leve vida, leve sabor, leve sentido, leve Jesus! As pessoas precisam desse tempero. Deus conta conosco.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Santos em Todo o Tempo

Leitura bíblica: Eclesiastes 9.8
“Em todo tempo sejam alvas as suas vestes, e jamais falte o Óleo sobre a tua cabeça.”
         Segundo a Wikipedia “a quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.”
         O carnaval ocorre cerca de 40 dias antes da Páscoa. Ideias para mover a data da festa foram rejeitadas pelo feriado “fazer parte da páscoa”. Convenhamos, o carnaval NUNCA foi algo religioso, né? A Quaresma começa com a quarta-feria de cinzas, onde há o “arrependimento e purificação” da carne e alma. Durante os próximos 40 dias, as pessoas não comem carne, dão esmolas, fazem caridade, não têm relações sexuais e etc.
        Esse período, durante todo o ano, é separado para conversão e aproximação de Deus. Depois de tanta festa, com sexo à vontade, bebedeira, uso de drogas e afins, nada como se voltar para Deus, certo? Devemos fazer isso TODOS OS DIAS. Fomos chamados à santidade constante. Deus quer nossa mente, corpo e alma em todo o tempo.
        “Os 40 dias” nem a sério são levados por muitas pessoas. Quem vai fazer jejum? Quem vai se doar às obras de caridade? “Por que eu? Não, posso viver muito bem assim. Vou aproveitar minha vida, quando tiver mais velho e já não puder curtir tanto, me arrependo. Deus é bom, de certo irá me perdoar.”
        “Mas, Lara, por que você está falando de um comportamento não evangélico?” Estou falando disso para comparar à nossa realidade. A conduta cristã rapidamente tem sido moldada ao mundo. Primeiro nós, depois Deus. Primeiro a minha satisfação, depois a dele. Primeiro a minha vontade, depois a dele. O querer do Senhor está sendo deixado de lado e nossas vontades e costumes ganham seu espaço em nossa vida, cauterizando nossa mente.
         A Páscoa já deixou de ser uma comemoração cristã e passou a ser culto ao chocolate. Os valores cristãos estão cada vez mais invertidos e deteriorados. Não falando somente da Igreja Católica, religiões africanas e muitas outras, como, infelizmente, dentro da Igreja Evangélica, que acata a costumes mundanos e vive como o mundo vive.  A santificação em todo o tempo é algo que foi separado para quando eu não puder aproveitar mais a minha vida, para quando minha juventude acabar.
          O povo de Deus, criado e separado para servi-lo em todo o tempo se perdeu no tempo. Jovens que cantam nos corais participam de festas assim, “ficam” mesmo, têm relações sexuais, “dançam até o chão” acreditando que são verdadeiramente cristãos e que podem muito bem viver assim. Acham que Deus não reprova tal comportamento e assim o tempo passa, levando sua juventude que poderia ser usada na obra do Senhor, levando seus valores, levando sua fé e deixando o pecado, marcas que jamais poderão ser apagadas e muitas vezes, os levando para o inferno sem que haja tempo para arrependimento.
          Sermos “quadrados”, “caretas” e etc fez e faz com que muitas pessoas larguem a Cristo e vivam no mundo. Hoje, fazer o que é certo é “errado”. Ser honesto é ser idiota, preservar seu corpo é ser cafona.  Onde está a essência de Deus que nos restaura todos os dias? Onde estão os nossos joelhos que se dobravam, os nossos olhos que choravam e nossa mente e coração que se abriam na presença do Senhor?
           Deus está procurando que o adore de fato. Estamos vivendo os últimos dias, não há tempo para deixar pra depois. O tempo é agora. Sejam alvas as nossas vestes em todo o tempo. Não importa o que os outros pensarão e  falarão a nosso respeito. Importa que primeiro a vontade de Deus seja realizada em nós.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dúvida ou Fé?

Leitura bíblica: Habacuque 2.1-5
"Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for arguido. Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos."
          O profeta Habacuque experimentou a dúvida. Sua nação tinha se distanciado de Deus e vivia em grande sofrimento. Olhando para toda a corrupção que existia ao seu redor, Habacuque decide buscar respostas e apresenta-se diante do Senhor. Sua oração é carregada de revolta por achar que Deus esqueceu seu povo: "Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida." (Habacuque 1.2-4)
         Tudo que vê são conflitos, e ele quer saber onde Deus está no meio de todo o sofrimento. Será que Deus é justo ao permitir a guerra, a doença, a morte, a fome, a injustiça? Suas dúvidas não são diferentes das nossas. As dificuldades dos nossos dias nos fazem muitas vezes pensar que o Senhor nos abandonou. Porém, o profeta Habacuque é um exemplo de que a dúvida pode aproximar-nos de Deus em vez de nos afastar dele.
          Como ninguém podia lhe dar as respostas de que precisava, ele se volta para Deus. Depois de apresentar suas queixas, o profeta fica quieto, aguardando. Na leitura que fizemos, vemos Habacuque como sentinela até que Deus lhe responda. Um dos princípios que aprendemos aqui é que, depois de apresentarmos nossas dúvidas as Senhor, devemos esperar em silêncio.
        Quando o Senhor lhe responde, não é exatamente o que o profeta queria ouvir e isso o deixava alarmado. Então o Senhor não aliviará o sofrimento? E como viver? "Viva por fé", são as palavras de Deus. Por fim ele entende. Aprende que a verdadeira fé é aquela que ama a Deus e O serve apesar das circunstâncias da vida.
         Ele não mais reclama das dificuldades. Sua fé tornou-se madura, pois sabe que o Senhor está no controle de todas as coisas e sempre trabalha para o bem de seus filhos. Habacuque decide que, mesmo não tendo tudo o que deseja, se alegrará com o Deus da sua vida e ficará tranquilo: "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." (Habacuque 3.17-18)
         Apesar do sofrimento, ele segue em frente em frente, continua sua caminhada, pois é o Senhor que faz "andar em lugares altos" "O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas." (Habacuque 3.19)

Pão Diário

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O lenhador e a raposa

        "Existiu um Lenhador que acordava as 6 da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, e só parava tarde da noite. Esse lenhador tinha um filho, lindo, de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bicho de estimação e de sua total confiança. Todos os dias o lenhador ia trabalhar e deixava a raposa cuidando de seu filho. 
        Todas as noites ao retornar do trabalho, a raposa ficava feliz com sua chegada. Os vizinhos do Lenhador alertavam que a raposa era um bicho, um animal selvagem; e portando, não era confiável. Quando ela sentisse fome comeria a criança. O Lenhador sempre retrucando com os vizinhos falava que isso era uma grande bobagem. A raposa era sua amiga e jamais faria isso. 
Os vizinhos insistiam: 
- "Lenhador abra os olhos ! A Raposa vai comer seu filho." 
- "Quando sentir fome, comerá seu filho ! " 
         Um dia o Lenhador muito exausto do trabalho e muito cansado desses comentários - ao chegar em casa viu a raposa sorrindo como sempre e sua boca totalmente ensanguentada ... o Lenhador suou frio e sem pensar duas vezes acertou o machado na cabeça da raposa ... 
      Ao entrar no quarto desesperado, encontrou seu filho no berço dormindo tranqüilamente e ao lado do berço uma cobra morta ... O Lenhador enterrou o Machado e a Raposa juntos."

         Se você confia em alguém e já orou e perguntou a Deus sobre isto e Ele confirmou , não importa o que os outros pensem a respeito e siga sempre o que diz seu coração , pois é lá que o Senhor vai falar e lhe mostrar . Não se deixe influenciar...

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O defeito

      "Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe; o pote rachado chegava apenas pela metade. Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe.
    Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que ele havia sido designado a fazer.
        Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia à beira do poço.
- "Estou envergonhado, e quero pedir-lhe desculpas."
- "Por quê?" Perguntou o homem.
- "De que você está envergonhado?"
- "Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas a metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços," disse o pote.
         O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:
- "Quando retornarmos para a casa de meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho."
       De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou as flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu certo ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha.
Disse o homem ao pote:
- "Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado. Eu ao conhecer o seu defeito, tirei vantagem dele. E lancei sementes de flores no seu lado do caminho, e cada dia enquanto voltávamos do poço, você as regava. Por dois anos eu pude colher estas lindas flores para ornamentar a mesa de meu senhor.
Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter esta beleza para dar graça à sua casa."
      Cada um de nós temos nossos próprios e únicos defeitos. Todos nós somos potes rachados. Porém, se permitirmos, o Senhor vai usar estes nossos defeitos para embelezar a mesa de seu Pai. Na grandiosa economia de Deus, nada se perde.
    Nunca deveríamos ter medo dos nossos defeitos. Se os reconhecermos, eles poderão ser transformados por Deus para causar beleza. Nas nossas fraquezas o Senhor diz que seremos fortes , portanto vamos deixá-Lo agir com liberdade em nossas vidas para sermos sim transformados a Sua REAL imagem e semelhança .

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O ateu

       Conta-se que um farmacêutico se dizia ateu e vangloriava-se de seu ateísmo. Deus, com certeza, deveria ser uma quimera, uma dessas fantasias para enganar a pessoas incautas e menos letradas. Talvez alguns mais desesperados que necessitassem de consolo e esperança. 
       Um dia, no quase crepúsculo, uma garotinha adentrou sua farmácia. Era loira, de tranças e trazia um semblante preocupado. Estendeu uma receita médica e pediu que a preparasse. O farmacêutico, embora ateu, era homem sensível e emocionou-se ao verificar o sofrimento daquela pequena, que, enquanto ele se dispunha a preparar a fórmula, assim se expressava: 
- Prepare logo, moço, o médico disse que minha mãe precisa com urgência dessa medicação. 
        Com habilidade, pois era muito bom em seu ofício, o farmacêutico preparou a fórmula, recebeu o pagamento e entregou o embrulho para a menina, que saiu apressada, quase a correr. Retornou o profissional para as suas prateleiras e preparou-se para recolocar nos seus lugares os vidros dos quais retirara os ingredientes para aviar a receita.
       É quando se dá conta, estarrecido, que cometera um terrível engano. Em vez de usar uma certa substância medicamentosa, usara a dosagem de um violento veneno, capaz de causar a morte a qualquer pessoa. As pernas bambearam. O coração bateu descompassado. Foi até a rua e olhou. Nem sinal da pequena. Onde procurá-la? O que fazer? De repente, como se fosse tomado de uma força misteriosa, o farmacêutico se indaga: 
- E se Deus existir...? 
         Coloca a mão na fronte e em desespero clama: 
- Deus, se existes, me perdoa. Faze com que aconteça alguma coisa, qualquer coisa para que ninguém beba daquela droga que preparei. Salva-me, Deus, de cometer um assassinato involuntário. 
         Ainda se encontrava em oração, quando alguém aciona a campainha do balcão. Pálido, preocupado, ele vai atender. Era a menina das tranças douradas, com os olhos cheios de lágrimas e uns cacos de vidro na mão.
- Moço, pode preparar de novo, por favor? Tropecei, cai e derrubei o vidro. Perdi todo o remédio. Pode fazer de novo, pode? 
         O farmacêutico se reanima. Prepara novamente a fórmula, com todo cuidado e a entrega, dizendo que não custa nada. Ainda formula votos de saúde para a mãe da garota. Desse dia em diante, o farmacêutico reformulou suas idéias. Decidiu ler e estudar a respeito do que dizia não crer e brincava. Porque embora a sua descrença, Deus que é Pai , atendeu a sua oração e lhe estendeu a Sua misericórdia.

        No desdobramento de nossas experiências acabamos todos reconhecendo a presença divina. É algo muito forte em nós. Mesmo entre pessoas consideradas de má vida, e criminosos, encontraremos vigente o conceito. "Cremos em Deus nos dá segurança , mas, caminhar-mos com Ele , para Ele e ter-mos a certeza de que somos filhos D'Ele é algo que somente aqueles que o são podem saber a Grande Diferença que nos faz ". 
         É muito bom saber que, desde sempre, antes mesmo que o conhecêssemos, Deus já cuidava de nós e sempre quis nos mostrar que para obter-mos esta filiação e a Vida Eterna , seria somente através de JESUS CRISTO , Seu Filho , O Messias , que morreu por nós e venceu a tudo e a todos para que por amor a todos nós fossemos perdoados de nossos pecados e salvos , para estarmos com Ele na Eternidade .

Lembre-se disto sempre que  : 
Deus Pai , Deus Filho , Deus Espírito Santo  estão próximos para ouvir a sua voz , mas se você for filho , Eles estarão sempre ao seu lado.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vidro ou diamante?

        "Um homem esperava para atravessar uma avenida quando um brilho na grama em que pisava chamou sua atenção. Deu uma olhada sem se abaixar e pensou “Deve ser um caco de vidro" e foi embora. Mais tarde outro homem na mesma situação percebeu o brilho, abaixou-se, pegou a pedra meio suja e viu que era talhada como um lindo diamante. 
         Parecia mesmo um diamante enviando raios luminosos com as cores do arco-íris quando colocado ao sol. O homem pensou “Puxa, será um diamante? Desse tamanho? Perdido aqui? Como veio parar aqui? Talvez eu devesse levar a um joalheiro pra ver ser é mesmo." Olhava e olhava e de repente disse a si mesmo " Que idiota eu sou, imagina se isso é um diamante, só pode ser um vidro talhado em forma de diamante que caiu de algum anel de bijuteria. Porque um cara como eu iria achar um diamante? E se eu levar a um joalheiro ainda vou ter que aguentar a gozação do homem por eu ter achado que podia ser um diamante... Ah... logo eu ia achar um diamante assim... perdido numa grama...logo eu..." 
         E assim pensando jogou de novo a pedra na grama e atravessou a avenida até meio triste pela sua pouca sorte. No dia seguinte outro homem passando pelo mesmo lugar viu a pedra, atraído pelo seu brilho. " Que beleza de pedra" ele pensou! "Parece um diamante, talvez até seja um diamante, mas também pode ser apenas um pedaço de vidro imitando um diamante... O melhor que tenho a fazer é leva-la a um joalheiro e pedir uma avaliação." E colocou a pedra no bolso. 
          Tendo levando-a para avaliação mais tarde descobriu ser um verdadeiro diamante, de muitos quilates e com uma lapidação especial. Era uma pedra muito valiosa! Realmente especial e o homem ficou muito feliz com a sua boa sorte!"
          Na nossa vida às vezes encontramos pessoas que são como esse diamante...valiosas! Pena que nem sempre nos damos o tempo para avalia-las confiando na nossa primeira, e muitas vezes errônea, impressão, ou simplesmente achando que nunca tivemos sorte, então, porque aquela pessoa apareceria justamente pra nós? Pense nisso! Dê-se uma chance!

Autor: McMillian Gold