domingo, 30 de outubro de 2011

Cadê o evangelho de Jesus?

Leitura bíblica: Apocalipse 3.17
"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu."
      A teoria da prosperidade e dos milagres é uma das coisas que mais atraem pessoas para as igrejas hoje em dia. A mensagem de salvação tem sido deixada de lado e o dinheiro, as bênçãos e curas têm tomado seu lugar. As obras são buscadas, mais aquele que pode mudar e salvar uma vida não.
       Deus é poderoso para realizar o que Ele quiser para quem Ele quiser. Ele pode te abençoar sim, te curar, restaurar seu casamento, trazer seu filho das drogas, mudar sua família, mas antes disso, Ele quer entrar em seu coração e transformar o seu interior. Te salvar é o mais importante! As bênçãos de Deus se realizam em nossa vida e precisamos delas, mas mais que isso, precisamos primeiramente que o Senhor more em nós e que façamos sua vontade.
      As "super igrejas" vivem lotadas. Mas do que adianta um templo cheio de pessoas, mas pessoas que não ouvem Deus, que não abrem seu coração para Jesus? Tudo o que o Senhor nos dá é extremamente bom, mas muitas pessoas estão tão perto de Deus e ao mesmo tempo tão longe. Ter tudo e não ter Jesus é o mesmo que não ter nada.
       Uma coisa que gera muita polêmica são as ofertas. É bíblico levarmos os dízimos e as ofertas à casa do Senhor, mas muitos pastores e líderes apelam só para as ofertas. O dízimo é uma coisa fixa, 10% do seu ganho, as ofertas não. O quanto eu quiser ofertar eu posso. Isso é bom para a igreja. O que choca é que muitos desses líderes medem sua fé pelo dinheiro que você dá. Não é raro vermos na TV pessoas pedindo ofertas especiais garantindo que você receberá as bênçãos de Deus. Eles querem vender algo que nos é dado de graça.
      Jesus curou muitas pessoas em seu ministério aqui, mas Ele não fazia só isso: Ele as salvava. Muitas pessoas recebem essa cura física, mas o espírito continua doente. Jesus quer fazer a restauração por completo, mas muita gente está sendo privada de receber a mensagem de vida verdadeira que Ele dá.
      Apelamos para a pregação do evangelho verdadeiro, sem falcatruas, sem mentiras, sem roubos. Precisamos ouvir de Deus para que nossas vidas sejam mudadas e, consequentemente, atrairemos o favor do Senhor. 

sábado, 29 de outubro de 2011

Farisaísmo Evangélico

Leitura bíblica: Colossenses 2.20-23
"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne."
       A "proibição" existe no meio de muitas igrejas em todos os lugares. Exageros simplesmente humanos e nada divinos que aprisionam e muitas vezes destroem a vida de muitas pessoas. Um exemplo disso são mulheres que perdem seus maridos por não se arrumarem. Deus está feliz com isso?
        Não estamos criticando igreja alguma, que fique claro isso. Mas o que deve ser ensinado é a leitura e compreensão da bíblia para que as pessoas conheçam ao Senhor e aprendam como se portar. A "ditadura" cristã não molda a vida de ninguém, pelo contrário, em alguns - muitos casos - leva ao farisaísmo cristão, uma coisa que vemos sempre: crentes em algumas ocasiões e no resto do tempo totalmente perdidos.
       Fiquem atentos! Só a palavra do Senhor pode mudar o nosso coração e consequentemente nossas atitudes! Impor alguma coisa a alguém pode ajudar em algo mas atrapalha muito mais. Mudar pelo o que o Espírito Santo faz não gera dor, solidão e desprezo. Mais do que vestes, o Senhor se interessa em nosso coração. Coração uma vez transformado, muda toda uma vida. Não comece do fim, comece do começo: pregue Jesus.
     O vídeo abaixo expressa bem o que quero lhes passar, assista-o com atenção e lembre-se: não estamos criticando as igrejas, apenas apelamos para o ensino da verdade de Cristo e não de "verdades" humanas.

sábado, 22 de outubro de 2011

Bases - III : Teias de aranha?

Leitura bíblica: Salmo 20.7
"Uns confiam em carros, outros em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em nome do Senhor, nosso Deus".
      A ciência diz que as teias das aranhas são bem fortes, um bom abrigo para elas e ótimas para capturar alimentos, mas basta que encostemos nelas para que se desfaçam. É realmente algo seguro? Há muita gente confiando toda sua existência em coisas tão frágeis quanto essas teias. Coisas que aparentemente são capazes de nos manter, mas que logo se vão e nos vemos perdidos.
       Não é difícil eu acordar já ouvindo uma má notícia. Hoje havia uma mulher desesperada porque seu sobrinho está no CTI. Uma situação realmente ruim, mas ela se comportava como se Deus não existisse (mesmo sendo cristã), como se Jesus não estivesse aqui. Tudo é muito terreno para ela, quando vem a tribulação, ela se quebra por não ter sua base firmada no Senhor.
      Precisamos aprender todos os dias com Deus a confiar nele. Aprendemos com Ele para Ele. Assim como a mulher sunamita, que mesmo tendo seu filho morto não se desesperou e foi buscar ajuda onde havia Deus (2 Reis 4.18-35) assim precisamos fazer. E hoje não precisamos mais de profetas, temos acesso direto a Ele.
      Segure-se em Deus! Faça dele sua rocha, sua proteção. Não confie no que o mundo te oferece, só do Senhor vem a paz e o consolo que precisamos. Busque a sabedoria para saber lidar com as situações. Aumente sua intimidade com Jesus. Ele está à sua espera. Não confie em teias, confie no Todo-Poderoso.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jovem, é tempo de AVANÇAR!

Leitura bíblica: Efésios 6.13
"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis."
      Eu gosto muito de observar tudo, principalmente as pessoas, seu comportamento, atitudes, tudo. Ultimamente o que tenho mais visto são jovens, adolescentes que nem começaram a vida e já querem desistir dela. Eu passei um tempo assim, mas olhando bem para mim mesma, ainda estou bem. Mal comecei a viver, ainda tenho muito pela frente. O grande suporte: Deus.
       Que a vida é difícil, nós já sabemos. Para nós, jovens, são as notas ruins no colégio, a pressão dos pais, o/a namorado/a, querer estar entre os melhores, querer ter um status, são tantas coisas que quando percebemos que não damos conta, nos vemos frustrados, desesperados, desesperançosos, sem reação, muitas vezes por coisas tão bobas e tão mesquinhas que chega a dar vergonha.
       Mas, tem aqueles que realmente passam por provas, lutas, perseguições. Pessoas tão novas mas que têm que levar a família nas costas, ser a ponta da lança. Por falta de preparo, nos vemos desesperados quando a situação aperta de fato, quando nos vemos sem saída. Hoje eu digo para você: não se desespere! Acalme-se e olhe para Jesus, dele vem o nosso socorro.
        Muitas vezes pensando tanto em como resolver as situações sozinha me peguei a ponto de ter um ataque. Com a cabeça a mil não conseguia parar de olhar o tamanho do problema e ver que Deus passou o tempo todo ali ao meu lado, só esperando que eu desse espaço para Ele resolver. Você tem que deixar, Ele não faz nada à força.

Deixe Deus escolher: É nele que esta toda a sabedoria para decidir o melhor caminho, a melhor escolha a se fazer. Resolver tudo de cabeça quente só piora o problema.

Deixe Deus confortar seu coração nessa época difícil: troque de fardo, o dele é mais leve (Mateus 11.30)

Deixe Deus ir com você para o colégio e te ajudar a estudar: dizer que você nunca vai conseguir aprender é menosprezar a capacidade  da coroa da criação.

Deixe Deus transformar seu coração: os pensamentos do homem são falhos, mas os do Senhor são perfeitos. Peça pra Deus te fazer segundo coração dele.

     Jovem, aprenda com Deus. Pra que tanta euforia? Jesus está aí para cuidar de nós. Ele conhece nossos anseios, defeitos, limites, tudo. Entregue-se a Ele e descanse. Aprenda a ser paciente. Você ainda tem muito o que viver. Construa sua relação com Deus hoje, aprenda a depender dele hoje. Diante das adversidades, não recue! Com Deus é AVANÇAR!
    Não deixe que os problemas, as fraquezas te derrubem. E se você cair, se levante, não fique prostrado. Os planos para sua vida são muito grandes para você ficar aí se lamentando por algo que aconteceu. Somos homens e sofremos, mas o nosso Deus é por nós. Se o temos, temos tudo. Levante-se e continue. Avance.


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"Aqui mora um pecado Feliz!"

Leitura bíblica: 2 Samuel 11.2
"E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista."
      O pecado precisa de um ambiente bem preparado para entrar em cena. Não é em qualquer lugar que ele pode dar as caras e morar. Ambientes são criados por nós. Nós os fazemos, os decoramos, os preparamos. Podemos fazê-los para acomodar as coisas boas que vêm de Deus ou para acomodar as coisas más vindas da ação do pecado.
      Davi preparou um grande ambiente para o pecado morar. No início da construção, da sacada de seu palácio, viu uma mulher desavisada, lindíssima tomando banho. Começou então na mente de Davi a preparação do ambiente. Se Davi estivesse empenhado em preparar ambientes para a ação de Deus, certamente teria entrado e buscado coisas saudáveis para povoar a sua mente excitada.
      Mas não foi assim que aconteceu. Davi começou a construir e a decorar o ambiente para o pecado e o pecado já estava morando ali. “Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu.” (2 Sm 11. 3).Era casada! Talvez aqui fosse o momento de Davi dar um breque e preparar o ambiente para Deus e não para o pecado. Davi deveria ter ligado o seu trator e destruído a pequena construção já erguida e decorada para o pecado.
      Mas não foi assim que aconteceu. Davi quer possuí-la, e se empenha em preparar melhores condições de moradia para o pecado. “Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela.” (2 Sm 11. 4).Pronto, o pecado já havia se mudado definitivamente de “mala e cuia” para a vida de Davi. Talvez aqui fosse o momento de Davi ter se arrependido profundamente de sua loucura e destruído possibilidades de futuras ampliações e mais ambientes decorados para o pecado desfrutar.
      Mas não foi assim que aconteceu. O pecado gosta de ter à sua disposição variados ambientes para morar. Bate-Seba engravida. Davi arma uma estratégia para parecer que o marido de Bate-Seba, Urias, a tinha engravidado, mas a estratégia falha. Talvez aqui fosse o momento de assumir o erro e desmanchar os próximos ambientes onde o pecado se hospedaria.
       Mas não foi assim que aconteceu. O pecado quer ambientes onde promova o máximo de dor e destruição na vida das pessoas. Davi, então, arma o ambiente mais terrível e mais apreciado pelo pecado. “Pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e lha mandou por mão de Urias. Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra.” (2 Sm 11. 14-15).Urias morreu! Talvez depois da morte de Urias, Davi devesse reavaliar a sua maldade e assumir a sua culpa diante das pessoas e de Deus, criando assim um ambiente onde o Senhor o guiasse.
     Mas não foi assim que aconteceu. O pecado nunca está feliz. Ele sempre deseja uma nova decoração e um novo e inusitado ambiente para agir. Agora Davi casa com a mulher do homem a quem ele traiu e mandou matar. “Passado o luto, Davi mandou buscá-la e a trouxe para o palácio; tornou-se ela sua mulher e lhe deu à luz um filho.” (2 Sm 11. 27).Talvez fosse o momento de escutar a consciência e destruir os ambientes do pecado, toda a farsa, toda a mentira e se arrepender.
       Mas não foi assim que aconteceu. Davi ficou quieto, mantendo vivos e decorados os ambientes que havia criado para o pecado. Davi até comprou aquela plaquinha e colocou no jardim da casa de vários cômodos construída para o pecado: “Aqui mora um pecado feliz!”
     Porém, Deus, que é um destruidor dos ambientes do pecado, mandou até Davi um profeta chamado Natã, que com um trator de potência descomunal passou por cima de Davi e de seus ambientes desenhados engenhosamente para o pecado. “Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mal perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.” (2 Sm 12. 9)
       O trator do Senhor não deixa em pé sequer uma parede onde o pecado agiu. Davi sofreu muito com as conseqüências de preparar ambientes para o pecado morar. Sofreu muito para destruir as paredes já criadas para o pecado, mas conseguiu, debaixo de lágrimas e de muita dor.
       Nós não somos diferentes dele. Também sabemos construir estes ambientes e os construímos. Cabe a nós sempre avaliar que tipo de ambientes estamos construindo, e ao menor sinal de que estivermos construindo ambientes ao pecado, pararmos imediatamente, ligarmos o trator e destruí-los totalmente, substituindo-os por ambientes onde Deus esteja e que O agrade.
(Veja mais em www.esbocandoideias.com)
pecado, davi, bate-seba

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A importância do Amor

Leitura bíblica: 1 Coríntios 13.2
"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria."
    O amor faz toda a diferença em nossas vidas. Recebi esta mensagem, que resume tudo o quero dizer e quero compartilhá-la com vocês.

Ame, simplesmente ame!
A inteligência sem amor te faz perverso.
A justiça sem amor te faz implacável.
A gentileza sem amor te faz hipócrita.
O êxito sem amor te faz arrogante.
A riqueza sem amor te faz egoísta.
A pobreza sem amor te faz orgulhoso.
A beleza sem amor te faz fútil.
A autoridade sem amor te faz tirano.
O trabalho sem amor te faz escravo.
A oração sem amor te faz frustrado.
A lei sem amor te escraviza.
A política sem amor te deixa egoísta.
A fé sem amor te deixa fanático.
A cruz sem amor se converte em tortura.
A vida sem amor... não tem sentido.

"Fragmento retirado da Folha Universal"

     A prova maior de amor foi Deus ter dado seu Filho por nós (João 3.16). Temos que amar uns aos outros, como Deus manda. O espírito de companheirismo atrai a bênção do Senhor e seus cuidados sobre nós. Ame e não tenha medo! O amor é divino.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Preciosos

Leitura bíblica: Gênesis 1.27
"Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."
     Há mais de 2 anos tenho pensado em joias e pessoas, juntas. Existem pessoas que não reconhecem seu valor, que acham que não valem nada, que não fazem diferença alguma. Mas Deus diz: Você é importante! Eu te criei à minha imagem! Passei muito tempo analisando as semelhanças entre as pessoas e as joias e depois de tanto tempo, compartilho com vocês.

- O diamante é o mais duro material de ocorrência natural que se conhece, no entanto, é muito frágil. Muitas pessoas são assim, parecem ser tão duras, tão difíceis, mas seu interior é sensível. Se você é assim, mostre-se mais amável, seja mais gentil. Se bem lapidado, embelezarás muitas coisas. Só Deus pode fazer isso. A lapidação perfeita vem dele.

- As gemas (pedras) de rubi são valorizadas de acordo com várias características incluindo tamanho, cor, claridade e corte. Todos os rubis naturais contêm imperfeições. Por outro lado, rubis artificiais podem não conter imperfeições. Quanto menor o número e menos óbvias as imperfeições, mais caro é o rubi - a menos que não tenha imperfeições (i.e., um rubi "perfeito") - então ele é suspeito de ser fabricado artificialmente. Todos nós temos defeitos, mas assim como o rubi  somos todos muito valiosos. A curiosidade é que se uma gema for perfeita, ela não é verdadeira. Percebe? Muitas pessoas perdem tanto tempo de suas vidas em busca da perfeição exterior e deixam de lado o que realmente importa. Um verdadeiro rubi tem defeitos, um rubi falso, não. Ainda que quanto mais perfeito, mais "caro", o número de coisas artificiais reduz o valor da joia. Seja você!

- A pérola é um material orgânico duro e geralmente esférico produzido por alguns moluscos, as ostras, em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como vermes ou grãos de areia. Muitas pessoas se sentem como vermes e grãozinhos de areia que não valem nada, não fazem diferença alguma no mundo e se escondem dentro de uma capa qualquer, um molusco qualquer. Se refugie em Deus, Ele sim te transformará numa pérola, numa joia mais que preciosa. Não se engane com a "proteção" que o mundo dá, só Deus é nossa fortaleza verdadeira. Escolher Deus é tão raro quanto um grão de areia entrar numa ostra e se transformar em pérola. Escolha isso. Escolha Deus.

- A ametista é uma variedade do quartzo, muito usada como ornamento. Diz-se que a origem de seu nome é do grego a, "não" e methuskein, "intoxicar", de acordo com a antiga crença de que esta pedra protegia seu dono da embriaguez. Há pessoas que são enviadas para avisar, aconselhar, ajudar, orar. Pessoas, que com a ajuda do Espírito Santo, agem como a lenda a ametista, protegendo da embriaguez, do vício, das más amizades, etc. Deixe-se usar por Deus para ajudar as pessoas a entrarem no caminho certo. Através da leitura da bíblia ganhamos a sabedoria e podemos ajudar o próximo. Faça isso.

- O ônix era uma das mais importantes pedras de adorno e de uso terapêutico na Antiguidade. Vários povos tinham a pedra de Ônix como amuleto forte e poderoso. Os romanos a tinham como pedra de proteção. O Ônix está entre os amuletos mais utilizados pelos Indianos contra magia negra e bruxaria. As pessoas que servem a Cristo são como "ônix" em meio a esse mundo perdido. Por onde elas passam levam cura, libertação, amor, paz, saúde. Onde o povo de Deus está há diferença, há o sabor, o tempero do Espírito Santo.

     Viu como há várias semelhanças entre as pedras e as pessoas? Mas uma coisa difere: somos criados a imagem e semelhança de Deus e Ele conta conosco para espalhar por esse mundo tudo de maravilhoso que Ele fez e que muitas pessoas ainda não conhecem. Sejam canais de bênção, de amor. Levem a paz de Deus consigo. Vocês são preciosos. 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

A Fúria

Leitura bíblica: Romanos 8.36
"Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro"."
      Parece até nome de filme, mas é o que vivemos todos os dias. Satanás anda procurando a quem possa destruir (1 Pedro 5.8). Ele tenta a todo custo nos ver prostrados, desanimados e fazer com que não acreditemos mais nas promessas e nos planos de Deus para nós.
      O cristão sofre a perseguição a todo momento. Onde quer que ele esteja, tem algo para o tirar do foco, para o fazer "sair da graça" como muita gente diz. É como aqueles ditado popular que diz "quanto mais rezo mais assombração me aparece". A fúria do inimigo não cessa, só aumenta a medida que nos aproximamos do Salvador.
       O que fazer? Não parar e servir a Deus a cada dia com mais amor, mais entusiasmo. As provas vêm, as lutas vêm, as tentações vêm, tudo virá para nos tirar de Cristo, mas nada disso nos separará de seu amor (Romanos 8.38-39) Não desista, não pare! Aquele que está conosco é maior do que o que está no mundo (1 João 4.4)
     Quanto maior a luta, a perseguição, mais perto de Deus ficamos. Se fortaleça em Cristo.  É ele quem acalma a tempestade, é Ele que faz os milagres, é Ele quem liberta. Ore. 
      Tudo depende de você, do que você escolhe para sua vida. Uma historinha ilustra bem isso. Suponhamos que você possua 2 cães muito fortes, muito bravos e que não se dão bem de jeito nenhum, o "espírito" e o "carne". Se você alimentar mais  ao "espírito", quando houver uma briga entre ambos, o "espírito" vai ganhar. A mesma coisa acontece com o "carne".
     Escolha a parte boa, como fez Maria. Esteja aos pés de Jesus se fortalecendo dele e vencerás a toda fúria do diabo.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

E o arrependimento?


Leitura bíblica: Jeremias 7.9-11
" 'Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram, e depois vir e permanecer perante mim neste templo, que leva o meu nome, e dizer: Estamos seguros!, seguros para continuar com todas essas práticas repugnantes? Esse templo, que leva o meu nome, tornou-se para vocês um covil de ladrões? Cuidado! Eu mesmo estou vendo isso’, declara o Senhor."
      Nós, como sendo seres humanos, estamos sempre pecando e foi por isso que Jesus veio para fazer o sacrifício que pode nos salvar.Muitas pessoas buscam essa limpeza e se redimem, outras, não estão nem aí.
       Muita gente faz e acontece, não se importa se aquilo desagrada a Deus ou não. Vive uma vida completamente desregrada e depois quer simplesmente entrar na casa do Senhor, falar um versículo, cantar um hino e ser salvo. No coração não há arrependimento e nem se pensa nisso.
       Busca-se muito a aprovação de Deus para as coisas erradas. As pessoas não se ajoelham mais e choram, quebrantadas, diante do Senhor. Hoje, elas querem achar um apoio para seus erros para poderem continuar neles. Querem alcançar todos os benefícios do Senhor, principalmente a salvação, fazendo tudo o que tiver vontade.
      Aonde está o arrependimento? Aonde foi parar o desejo de ter um coração como o de Deus? O Senhor não aceita o pecado! Para estarmos diante dele e termos sua segurança precisamos nos mostrar limpos. Não se engane: temos que ser santos como Ele é, tomar a nossa cruz e segui-lo.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Costuras - II

Leitura bíblica: Neemias 3.8
"Ao seu lado reparou Uziel, filho de Haraías, um dos ourives; e ao seu lado reparou Hananias, filho de um dos boticários; e fortificaram a Jerusalém até ao muro largo."
      Como já disse na primeira parte, todos nós temos talentos. Podemos não ser bons em tudo o que queremos, mas somos ótimos em alguma coisa. Às vezes, várias coisas. Por que não ajudar a quem precisa com o que sabemos fazer, mesmo que não seja nossa especialidade?
      Na época do versículo em destaque os muros de Jerusalém estavam sendo reconstruídos e com certeza quanto mais gente ajudando, melhor. Vemos que havia ourives, perfumistas e até os líderes engajados na obra. Com certeza a construção não era o forte de muita gente ali. Cada um tinha sua profissão, sua especialidade em algo, mas se poderiam ajudar, estavam lá. Em 52 dias o muro estava terminado (Neemias 6.15).
     Se você pode fazer algo por alguém, faça. Não meça esforços. Costure isso. Aplique à sua vida. Todos nós precisamos de ajuda uns dos outros. A união e o serviço têm que fazer parte de nossas vidas. Não fique preso a limites que você coloca em si mesmo! Sua capacidade supera qualquer problema!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cavando o poço - não há mais sede

Desenho feito por minha grande amiga Camila Alves. Obrigada, Senhor, por essa amizade que tanto me ajuda e fortalece!

O poço da união

Leitura bíblica: Gênesis 29.2-3; 7-8
"Certo dia, olhando ao redor, viu um poço no campo e três rebanhos de ovelhas deitadas por perto, pois os rebanhos bebiam daquele poço, que era tapado por uma grande pedra. Por isso, quando todos os rebanhos se reuniam ali, os pastores rolavam a pedra da boca do poço e davam água às ovelhas. Depois recolocavam a pedra em seu lugar, sobre o poço. Disse ele: "Olhem, o sol ainda vai alto e não é hora de recolher os rebanhos. Dêem de beber às ovelhas e levem-nas de volta ao pasto". Mas eles responderam: "Não podemos, enquanto os rebanhos não se agruparem e a pedra não for removida da boca do poço. Só então daremos de beber às ovelhas"."
         A união entre as pessoas tem se tornado a cada dia mais escassa. Todo mundo corre em busca do seu, procura só para si e se estiver bom para ele, os outros que se virem. Com esta passagem podemos ver que devemos ser unidos, pois a união realmente faz a força.
      Havia pastores suficientes para tirar a pedra e dar de beber às ovelhas, mas eles sempre esperavam que todos os rebanhos estivem ali para fazerem o trabalho juntos. Quando há unidade, o trabalho se torna menos pesado e cansativo para todos, além de render muito. Já pensou no tamanho do esforço que cada pastor teria que fazer quando chegasse ao poço, fosse tirar a pedra e dar água às ovelhas sozinho?
      Muitas pessoas se dizem independentes umas das outras, que não precisam de ajuda para nada. Engano. Todos nós precisamos do nosso próximo, com a ajuda dele evoluímos, rendemos mais e há menos trabalho. Se você for assim, quebre esse orgulho! É muito bom que os irmãos estejam unidos (Salmo 133.1)
      Gente que trabalha unida se conhece melhor, julga menos e é mais feliz e realizado. Tenha esse espírito de cooperação. Ajude e deixe ser ajudado. O egoísmo e o orgulho precisam ser destruídos e no lugar ser construída a unidade. 

domingo, 2 de outubro de 2011

Bases - II

Leitura bíblica: Salmo 56.4
"Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo."
    "Está tudo realmente perdido, agora não tem mais jeito, não tem saída, tudo acabou!" A desesperança bate à nossa porta toda vez que algo desanda. Ultimamente tudo pareceu dar errado, mas todo dia, a cada vez mais eu aprendo que no Senhor eu posso confiar.
       Como já disse outras vezes, estamos submetidos a toda sorte de coisas, tanto boas quanto ruins (Eclesiastes 9.2). Aprender como e estar todo dia construindo sua base todos os dias garante que você permaneça firme, confie em Deus e tome o rumo certo.
      Essa palavra sobre bases está mechendo muito comigo nesses dias. Sempre ouvi muito falar disso mas hoje posso experimentar como de fato é. Estar na presença do Senhor foi a melhor escolha que eu fiz na minha vida. A única coisa de que me arrependo é de não ter feito isso antes. Nele encontro paz, tranquilidade, segurança e sabedoria para agir corretamente e resolver meus problemas nesses tempos de crise.
      Outro ponto importante é reparar nosso altar. Ele tem que estar sempre perfeito, em chamas. Altar quebrado é sinal de vida espiritual arruinada. Repare seu altar. Não adianta querer contruir todas as outras coisas, como seu ministério, por exemplo, se seu altar estiver em pedaços. Recontrua o altar antes de começar as outras coisas, como em Esdras 3.3-6
       Solução? Confiar. Sempre. Só Jesus para nos ajudar, só Ele para nos orientar e nos fortalecer dia após dia. Entregue seus caminhos, pensamentos e planos em suas mãos. E se algo der errado, lembre-se: tudo coopera para o bem daqueles que amam ao Senhor (Romanos 8.28)

sábado, 1 de outubro de 2011

Bases

Leitura bíblica: Mateus 7.24-27
"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda". 
      Hoje acordei pensando nisso. Bases. Tudo tem que ter uma base forte, bem feita para que todo o resto seja bem sustentado. Isso ocorre com os esmaltes, a maquiagem, as construções e principalmente, nossa vida espiritual.
     Para que tenhamos uma base forte, bem feita, precisamos estar praticando a palavra de Deus. Jesus mostrava essa preocupação. Não é suficiente ouvirmos o que Ele nos diz, é necessário praticar. Assim como tudo na nossa vida, para atingir um bom nível precisa ser praticado, ensaiado, a nossa vida com Deus também é assim.
     Uma casa com boa base sofre todas as provas mas continua firme, está bem sustentada. Esse sustento vem da prudência: você ouve, pensa, é cauteloso, moderado. Seja prudente! Os tolos querem tudo de maneira rápida e sem esforço. É tão mais simples construir na areia! Pouco trabalho, nada de prudência, cautela. Quando as lutas vêm, a casa cai. Sustento? Nenhum. Não adianta mostrar toda a beleza que tem. A base fica escondida, mas é ela quem garante se você continuará de pé ou não.
    Já parou para pensar onde está firmada sua vida? Sua base é bem feita? É forte? Será que quando as lutas, tempestades e provas vierem você continuará de pé? Firme-se com Deus! Só Ele é a nossa segurança! Pratique o que Ele diz. Ainda que o mundo caia ao nosso redor sabemos que nele estaremos fortes e não nos abalaremos.