segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Perfume disfarça a hipocrisia?


 Eram dois vizinhos. O primeiro vizinho comprou um coelhinho para os filhos. Os filhos do outro vizinho pediram um bicho para o pai. O homem comprou um pastor alemão.
Papo de vizinho:                                       
- Mas ele vai comer o meu coelho. 
- De jeito nenhum. Imagina. O meu pastor é filhote. Vão crescer juntos, pegar amizade. Entendo de bicho. Problema nenhum. 
       E parece que o dono do cachorro tinha razão. Juntos cresceram e amigos ficaram. Era normal ver o coelho no quintal do cachorro e vice-versa. As crianças, felizes. 
Eis que o dono do coelho foi passar o final de semana na praia com a família e o coelho ficou sozinho. Isso na sexta-feira. 
       No domingo, de tardinha, o dono do cachorro e a família tomavam um lanche, quando entra o pastor alemão na cozinha. Trazia o coelho entre os dentes, todo imundo, arrebentado, sujo de terra e, claro, morto.  Quase mataram o cachorro.
- O vizinho estava certo. E agora? 
- E agora eu quero ver! 
A primeira providência foi bater no cachorro, escorraçar o animal, para ver se ele aprendia um mínimo de civilidade e boa vizinhança. Claro, só podia dar nisso. Mais algumas horas e os vizinhos iam chegar. E agora? Todos se olhavam. 
O cachorro chorando lá fora, lambendo as pancadas. 
- Já pensaram como vão ficar as crianças? 
- Cala a boca! 
       Não se sabe exatamente de quem foi a idéia, mas era infalível. - Vamos dar um banho no coelho, deixar ele bem limpinho, depois a gente seca com o secador da sua mãe e colocamos na casinha dele no quintal. Como o coelho não estava muito estraçalhado, assim o fizeram. Até perfume colocaram no falecido. Ficou lindo, parecia vivo, diziam as crianças. E lá foi colocado, com as perninhas cruzadas, como convém a um coelho cardíaco.
       Umas três horas depois eles ouvem a vizinhança chegar. Notam os gritos das crianças, Descobriram! Não deram cinco minutos e o dono do coelho veio bater à porta. Branco, assustado. Parecia que tinha visto um fantasma. 
- O que foi? Que cara é essa? 
- O coelho...o coelho.... 
- O que tem o coelho? 
- Morreu!
Todos: 
- Morreu? Ainda hoje à tarde parecia tão bem.. 
- Morreu na sexta-feira! 
- Na sexta? 
- Foi. Antes de a gente viajar as crianças o enterraram no fundo do quintal!
       A história termina aqui. O que aconteceu depois não importa. Nem ninguém sabe. Mas o personagem que mais cativa nesta história toda, o protagonista da história, é o cachorro. Imagine o pobre do cachorro que, desde sexta-feira, procurava em vão pelo amigo de infância, o coelho. Depois de muito farejar descobre o corpo. Morto. Enterrado. O que faz ele? Com o coração partido, desenterra o pobrezinho e vai  mostrar para os seus donos. Provavelmente estivesse até chorando, quando começou a levar pancada de tudo quanto era lado. O cachorro é o herói. O bandido é o dono do cachorro. O ser humano. 
       O homem continua achando que um banho, um secador de cabelos e um perfume disfarçam a hipocrisia, o animal desconfiado que tem dentro dele. Julga os outros pela aparência, mesmo que tenha que deixar esta aparência como melhor lhe convier. Maquiada. Coitado do cachorro. Coitado do dono do cachorro. Coitados de nós, animais racionais , que muitas vezes não passamos de completos irracionais...
       Qual o seu perfume ? Será este simplesmente um véu para a hipocrisia ou é aquele que realmente exala as virtudes de um verdadeiro servo , de um verdadeiro filho , de um(a) verdadeiro(a) Homem ou Mulher (sim, com H ou M maiúsculo) de Deus . Procure em oração verificar como Jesus Cristo te vê , se Ele te olha com um sorriso como se falasse : valeu à pena morrer por você.

Leia mais em www.jesusvoltara.com.br

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Misericórdia

Leitura bíblica: Lamentações de Jeremias 3.21-26
"Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor ; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor."

Prostituição II : Rebeldia

Leitura bíblica: Jeremias 7.28
"Você lhes dirá que eles são um povo que não obedece a mim, o SENHOR, o Deus deles. São um povo que não aceita ser corrigido. Não existe mais sinceridade; nem se fala mais nisso."
       Ontem, depois de tanto tempo, terminei de ler o livro de Jeremias. Durante todo esse tempo de leitura, pude ver o quanto Deus tem paciência, misericórdia conosco. Antes de o povo ir para o exílio, Deus usou não só Jeremias mas como outros profetas para alertá-los de que eles precisavam mudar sua conduta, mas eles não queriam e achavam isso tudo uma loucura.
       Muitas vezes nós agimos assim. Não nos damos conta de que cada suspiro é uma oportunidade que Deus nos dá para mudarmos a rota e servirmos a Ele como Ele é digno. Sempre recebemos uma palavra, uma mensagem, lemos alguma coisa ou vemos algo em algum lugar que nos lembram o quanto o Senhor é bondoso e paciente conosco, porém agimos como o povo de Israel: não queremos, não ouvimos, não fazemos, ignoramos completamente a ordem divina.
       É hora de abrirmos os olhos e acatarmos a ordem de Deus! Até quando vamos continuar nessa nossa vida miserável de pecado e prazeres mundanos que só nos destroem e nos afastam do Pai? Até quando nos prostituiremos com o mundo e abandonaremos o amor de Deus? Nunca alcançaremos a salvação que tanto queremos agindo assim. Mudemos nossa vida agora!
       Não é um sms "de Jesus", um "Jesus ama você", ir à igreja e outras coisas que às vezes se tornam tão corriqueiras e sem importância para nós que garantirá nosso espaço no céu. Como anda seu coração? Em que você tem pensado? O que você tem falado? É o que Deus deseja pra sua vida? Ele nos permite todas as coisas, mas nos deixa certos de suas consequências.
     Deus chama você hoje, agora, enquanto lê esse post. Não perca mais essa oportunidade preciosa de se render verdadeiramente aos pés daquele que é vida! Não seja rebelde como os israelitas, seja fiel ao Senhor, não pelo que Ele pode te dar, mas por simplesmente Ele ser fiel a você e ter se entregado no seu lugar.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Aprenda a ser Grato

Leitura bíblica: Salmo 92.1-2
"Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade."
     Você já agradeceu a Deus hoje por tudo o que Ele tem feito por você? Muitas vezes as maravilhas que o Senhor nos faz passam despercebidas, como a água que bebemos e o ar que respiramos. Já agradeceu a Deus por isso? Não? É muito pouco para levantar as mãos e render glórias ao Todo-Poderoso, não é?
     Muitas vezes só agradecemos - e quando agradecemos - ao Senhor quando recebemos um grande milagre. Muitos de nós não estão habituados a render graças em todo o tempo. "Mas a minha vida está de cabeça para baixo, nem parece que Deus se lembra de mim. Vou agradecê-lo pelo quê?" Esse muitas vezes é nosso pensamento diante das adversidades que passamos. Esquecemos muitas vezes que se não tivéssemos o Senhor como nosso suporte a situação estaria bem pior.
        Crie esse hábito hoje! Não importa se estamos bem ou mal, com fome ou saciados, com frio ou bem agasalhados, sem lugar para morar ou morando em uma mansão, o nosso Deus permanece o mesmo e tem visto tudo o que passamos. Ele mais do que ninguém conhece nossas necessidades e está disposto a supri-las.
      Pare de se lamentar e renda graças ao Senhor pelo o que Ele é e não pelo o que Ele faz! Se aproximar de Deus só para pedir é um erro que cometemos muitas vezes. Ele pode sim realizar grandes maravilhas para nós, mas esse não é o motivo pelo qual nos aproximaremos dEle. Mude seu comportamento hoje! À medida que você adora ao Senhor, suas forças vão sendo renovadas. Experimente isso! Louve ao nome do Senhor em todo o tempo e espalhe ao mundo sua benignidade.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Espelho

       Pois então... Já pensou em sair de casa sem olhar no espelho? Ah, cara, sai dessa! Pelo menos pra escovar os dentes você dá uma checada, não é mesmo? E o que nós vemos não vai mudar nunca. É fato de que o que está ali refletido é a nossa imagem ou daquilo que está a frente do tal. Imagem crua. Ninguém desmente isso.
       E o que tem sido o espelho da sua alma, do seu interior? O que tem sido aquilo que você fala: nossa! Isso realmente reflete o que estou sentindo aqui dentro...
     Meus amigos, a bíblia é o único espelho digno de refletir a sua alma. A Palavra do Senhor consola, alegra, levanta, cuida, restaura. E qual mesmo a função do espelho? Refletir, certo? Quem não quer ver refletida uma imagem pura e santa? Eu quero! Então escolha a bíblia pra ser seu espelho. Queira ver lá o reflexo do seu coração, do seu interior. Busque ser o que está lá. E transfira esse espelho, para outras pessoas. Medite na Palavra do Senhor e ponha em prática. Não tem erro.

Texto de Camila Alves - 22/05/11

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Bem Comum

Leitura bíblica: Filipenses 2.4
"Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos  outros."
         Uma das coisas que as pessoas mais reclamam é que outras pessoas, que não têm nada a ver com elas, cuidam de suas vidas, do que fazem, deixam de fazer, aonde vão, o que dizem. Isso realmente é algo que nos chateia muito. O versículo em destaque mostra que temos que cuidar do que é dos outros, mas não dessa forma. Vamos ver como.
        Deus nos manda amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Temos sempre cuidado com nossas coisas, damos prioridade ao nosso conforto e bem-estar. Se amamos aos outros, temos que fazer com eles o que fazemos de melhor para nós mesmos. Não criticar, e sim cuidar, ajudar a alguém o máximo que pudermos.
          O dever dos governantes - embora muitas vezes não cumpram - é zelar para o bem de todos. Quando há um esforço para que haja um bem comum, se começa a construção de uma verdadeira república. Todos participam e ficam satisfeitos com os resultados. Você se esforça para que seu irmão tenha suas necessidades atendidas? Faz alguma coisa para levantar o que está prostrado ou só fica apontando e pondo a pessoa cada vez mais para baixo?
         Temos que nos melhorar a cada dia, construirmos em nós o caráter de Cristo. Comecemos nos arrependendo e tomando uma nova postura. Cuide de seu irmão, se importe com o sofrimento das pessoas. Deixe de ficar se lamentando por coisas tão banais e faça alguma coisa para mudar a realidade de quem padece mais que você.
        Falar mal não ajuda ninguém a mudar de caminho. Comece a mudança do outro mudando a você mesmo. Esteja atento às causas alheias e, principalmente, esteja disposto a ajudar. Fazendo isso todos os dias cumpriremos a vontade de Deus, aumentaremos nossos laços de amor e construiremos, com a ajuda de Deus, o nosso verdadeiro bem comum.

sábado, 12 de novembro de 2011

Pai

Leitura bíblica: Lucas 15.20
"E, levantando-se , foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou."
       A parábola do filho pródigo é muito conhecida. Com certeza já ouvimos várias mensagens que falam do filho rebelde que um dia voltou para casa. Hoje quero falar com vocês sobre o pai do jovem.
      Mesmo tendo um filho perdido, no mundo, aquele pai esperava seu filho todos os dias. Posso até imaginá-lo a esperar na porta de sua casa pelo rapaz. Muitas vezes nós estamos completamente sem rumo, longe do pai, e pensamos com aquele moço, que nosso pai não irá querer nos receber.
     Por vivermos uma vida tão miserável, nos tornamos cada vez mais longe de Deus quando pensamos assim. Assim como o pai da parábola, Deus está nos esperando, ansioso por nossa volta. Ainda que estejamos destruídos, machucados, cheios de pecado, Ele nos espera e está querendo nos limpar e nos fazer filhos seus novamente.
       Quando o jovem se lembrou de seu pai, voltou para casa querendo ser um empregado, já não se achava digno de ser chamado de filho. Ele queria pelo menos viver dignamente, num lugar onde pudesse se sentir seguro. Mas assim como o pai fez, o nosso Pai faz conosco. Ainda que não mereçamos nada - e não merecemos mesmo - Deus quer restaurar a nossa vida. Quando nos voltamos para Ele somos seus filhos.
      Se você está longe da presença do Senhor, não perca tempo e volte agora mesmo para Ele. Com certeza haverá uma grande festa no céu comemorando sua volta. Deus ainda está perto de nós, busquemos enquanto podemos achá-lo.
     Se você não saiu do lar, como o irmão do filho pródigo, não tenha inveja pelas comemorações. Ajude a trazer seu irmão de volta e comemore com todos. Tudo o que é de Deus é nosso também, não há motivo para transtornos. Se mantenha firme e através de seu exemplo, traga mais pessoas a presença do Pai.


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Embaixo do tapete

Leitura bíblica: Josué 7.21
“Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata e, uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, debaixo dela.”
         "Por baixo dos panos", "esconder embaixo do tapete" e outras expressões mostram como as pessoas já se habituaram a esconder os erros que cometem. No versículo em destaque, Acã cobiçou e roubou uma capa, ouro e prata e os escondeu. Isso trouxe grandes consequências para todo o povo. Israel começou a perder todas as batalhas (Josué 7.11-12)
       Um dia desses eu estava esperando uma pessoa e perto de mim havia um homem que podava uma árvore. Eu fiquei observando o trabalho. Ele cortava os grandes galhos e os empurrava para uma vala que passava perto. Vê o que isso causa? Ele "resolve" um problema, mas acarreta outro pior: jogando os galhos ali, entupiria a vala, o que agrava o problema da água quando chove.
      Muitas vezes fazemos isso. Queremos resolver algo de imediato e tomamos atitudes que pioram as coisas, seja por imaturidade, por preguiça ou porque já estamos acostumados. Esconder o lixo sob o tapete dá à casa a aparência de limpa, mas o lixo continua lá. Esconder o pecado só piora as coisas!
       Jesus quer nos limpar de fato! Essa limpeza que Ele nos faz muda nosso caráter, nossa conduta, nos faz novas pessoas. Deixe que Ele mude sua vida! Não esconda as coisas, ainda que seja difícil, confesse e deixe. Não adianta jogar os galhos na vala, colocar a sujeita embaixo do tapete. Seja limpo de fato!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Vasos de barro

Leitura bíblica: Jeremias 18.3-4
“E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.” 
     A história do vaso de barro é muito conhecida. O oleiro está concentrado, tentando fazer um vaso lindo, mas o barro às vezes não colabora, tomando outra forma. O oleiro se vê obrigado a quebrar o que foi feito e começar de novo.
     O oleiro é Deus, e nós, o barro. Ele tem planos perfeitos para nós, quer que sejamos lindos vasos e sejamos usados por Ele. Mas, infelizmente, muitas vezes nos rebelamos e queremos tomar outra forma, não queremos cumprir o que Deus tem para nós.  Observe que o oleiro não joga o barro fora, ele continua a usar o mesmo barro até que seu trabalho termine. Deus faz o mesmo conosco.
      Ainda que você tenha tomado outros rumos, Deus está à sua busca. Às vezes somos quebrados, passamos por provas e lutas para que tomemos o formato que Deus quer. O sofrimento muitas vezes nos faz voltarmos para o Senhor e entendermos que sem Ele nada podemos ser. Colabore! Deixe Deus te moldar e se deixe ser usado por Ele! Ainda que queiramos ser outras coisas, o que Deus tem para nós é o melhor.