Leitura bíblica: Filipenses 2.4
"Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros."
Uma das coisas que as pessoas mais reclamam é que outras pessoas, que não têm nada a ver com elas, cuidam de suas vidas, do que fazem, deixam de fazer, aonde vão, o que dizem. Isso realmente é algo que nos chateia muito. O versículo em destaque mostra que temos que cuidar do que é dos outros, mas não dessa forma. Vamos ver como.
Deus nos manda amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Temos sempre cuidado com nossas coisas, damos prioridade ao nosso conforto e bem-estar. Se amamos aos outros, temos que fazer com eles o que fazemos de melhor para nós mesmos. Não criticar, e sim cuidar, ajudar a alguém o máximo que pudermos.
O dever dos governantes - embora muitas vezes não cumpram - é zelar para o bem de todos. Quando há um esforço para que haja um bem comum, se começa a construção de uma verdadeira república. Todos participam e ficam satisfeitos com os resultados. Você se esforça para que seu irmão tenha suas necessidades atendidas? Faz alguma coisa para levantar o que está prostrado ou só fica apontando e pondo a pessoa cada vez mais para baixo?
Temos que nos melhorar a cada dia, construirmos em nós o caráter de Cristo. Comecemos nos arrependendo e tomando uma nova postura. Cuide de seu irmão, se importe com o sofrimento das pessoas. Deixe de ficar se lamentando por coisas tão banais e faça alguma coisa para mudar a realidade de quem padece mais que você.
Falar mal não ajuda ninguém a mudar de caminho. Comece a mudança do outro mudando a você mesmo. Esteja atento às causas alheias e, principalmente, esteja disposto a ajudar. Fazendo isso todos os dias cumpriremos a vontade de Deus, aumentaremos nossos laços de amor e construiremos, com a ajuda de Deus, o nosso verdadeiro bem comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário