sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Fruto do Espírito: Benignidade

Leitura bíblica: Romanos 12.20-21
"Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." 
         A benignidade está associada à idéia de amabilidade, brandura, compaixão e misericórdia. "E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes." (Mateus 25.40) - Jesus disse que quando fazemos através do amor ágape manifestado na benignidade, desinteressadamente a um pequenino irmão, nós estamos fazendo para o próprio Jesus.
       "Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. " (Lucas 6.35). Fazer coisas boas para quem amamos é algo fácil, mas e os inimigos? Muitas vezes até queremos que eles se "deem mal". Retribuir o mal com o bem é custoso para nós. Mas todo dia temos que aprender com Jesus, temos que cultivar esse fruto.
        Agir com bondade para com todas as pessoas revela o caráter de Cristo em nós. Ainda que seja difícil, é o melhor a se fazer. Faça sem esperar nada em troca, faça com o verdadeiro amor de Jesus. Seja benigno em todos os seus atos e escolhas. Quem verdadeiramente serve a Jesus pensa no bem dos outros.
 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Feliz Ano Todo!

Leitura bíblica: 2 Coríntios 5.17
"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
       Fim do ano chegando... êta época boa... Vemos várias pessoas fazendo planos, se reconciliando e muita gente escrevendo textos em redes sociais para os amigos. Tudo isso é muito bom, mas será que realmente tudo é verdadeiro? Tudo vale à pena?
       Mesmo sendo coisas tão boas, a maioria das vezes não é isso que acontece. Passamos o ano todo brigando com quem amamos, mentindo, magoando, enganando, não realizamos  os planos que fizemos ou os fazemos de forma errada. Não é um ato irônico fazermos todos os finais de ano as mesmas coisas e durante todo o ano repetirmos tudo de novo e assim vai? Tremenda hipocrisia!
         O ano vai continuar do mesmo jeito se não mudarmos. O ano realmente vai ser novo e bom se nós nos renovarmos também. Temos que nos desfazer das futilidades, falsidades, egoísmo, de tudo aquilo que mancha nossa conduta. Promessas todo mundo faz, mas e realizá-las?
       Para que haja verdadeira alegria entre nossos amigos, família, estudos, trabalho e nós é preciso que haja mudança de fato! Mudança essa a começar de mim, de você. Esperar que o outro leve o mundo nas costas não resolve, pelo contrário, continua sempre a mesma coisa e muitas vezes piora.
       Você quer realmente que o próximo ano seja diferente e melhor que esse? Quer? Mexa-se! Comece de você! Faça valer o que você tanto quer! Seja diferente, aja como cristão de verdade! Se você fizer isso, haverá uma grande transformação em todo o quadro.
       Desejar "Feliz ano novo!" virou hábito, mas faça diferente: deseje "Feliz ano todo!". E faça mais, faça com que as pessoas, através de você, sejam realmente felizes. Leve Jesus sempre contigo e o espalhe! Nada melhor que Ele para realizar restauração em nós.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Fruto do Espírito: Fidelidade

Leitura bíblica: Mateus 25.21
"E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra na satisfação do teu senhor."
       Algumas versões da Bíblia trazem a palavra "fé", e não fidelidade. Neste caso especial, "fidelidade" é mais adequado. Contudo, é necessário colocar que tal e qual a benignidade e a bondade, a fé e a fidelidade estão entrelaçadas de uma forma indissociável. Quem tem fé é fiel. Logo, quem não é fiel é porque não tem fé.
      Fidelidade é uma qualidade que o Espírito Santo molda em nosso caráter cristão, caráter este que nos faz fiéis em tudo. Sendo o discípulo fiel no pouco, também o será no muito e sobre o muito será colocado. Esse fruto nos leva a sermos fiéis ao Senhor, ao próximo e a nós mesmos.
        Fiéis nos dízimos, nas ofertas, no tempo, nos pensamentos; entregando-os a Deus todo o nosso trato, acordo, negócios com próximo, e com os nossos compromissos financeiros, contribuindo com as causas justas e recuperação espiritual.
     Fiéis com nós mesmos, não nos vendendo por preço algum, não abrindo mão dos valores espirituais da Palavra de Deus. "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2.10) - Os que permanecerem Fiéis até a morte, receberão a Coroa da Vida.
        Entre tantos outros erros, a infidelidade levou o povo israelita ao exílio. Eles desobedeceram a muitos mandamentos divinos e começaram a adorar a deuses estranhos. A falta de fidelidade e obediência a Deus os fez pagar um preço bem caro.
       Mesmo com tanta rebeldia, o Senhor os amou e também faz isso conosco. Não somos fiéis a Deus quando fazemos qualquer atitude que o desagrada. Nos "prostituímos" com o mundo, como já falei em outros textos. A fidelidade é fundamental para o bom andamento de qualquer relacionamento.
        Ser fiel traz segurança e tranquilidade. Esse fruto do Espírito é extremamente importante, não só para nossas relações aqui, mas, principalmente, nosso contato com Deus. Sejamos fieis em todo o tempo, não importando o que vamos passar e receberemos a coroa da vida. Sempre vemos em carros "Deus é fiel!". Agora eu te pergunto: Deus é fiel, e você?
 

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Quer...

Quer vencer os desafios? - Confie em Deus.
Quer ser bom no que faz? - Pratique!
Quer alcançar o objetivo? - Jamais desista!
Quer crecer? - Tenha raizes.
Quer ver resultados? - Persevere.
Quer ser feliz? - Esqueça o passado.
Quer falar bem? - Escute melhor.
Quer aprender? - Persista em ler.
Quer realização pessoal? - Sirva!
Quer fazer diferença? - Pague o preço.

Aqueles que nada fazem e esperam algum tipo
de vitória estão enganados.

A vitória é dos que lutam, dos que agem, dos que
"saem do porto".

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Fruto do Espírito: Longanimidade

Leitura bíblica: Provérbios 16.32
"Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade."
        Longanimidade é a qualidade dada por Deus que faz o homem ser paciente até na provação. O versículo em destaque nos mostra que a irritação, a ira, a vingança são obras da carne opostas à longanimidade. Na linguagem popular, é ter o pavio comprido, demorando muito para explodir, é o amor que nos leva a ir longe, tratando com paciência as pessoas com suas falhas, fraquezas, ignorâncias, demoras e pecados.
      A bíblia nos ensina a tratar com amor e paciência até aquelas pessoas que nos fazem mal "Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus." (Lucas 6.35) Se Deus que é perfeito é tão paciente conosco, por que vamos nos estressar tão facilmente com as coisas desde mundo?
         A todo momento passamos por algo que nos desagrada. E tem aqueles dias, como diz o ditado, que "acordamos com a macaca" muito mal humorados e descontando tudo nos outros. Mas Deus nos diz que temos que ser longânimos, pacientes e isso é muito importante para que nossa vida flua sem mais problemas. Não é a toa que esse é um fruto do espírito.
      O "pavio curto" é a causa de muitas tragédias que ocorrem. Pessoas são testadas a todo momento e respondem a isso agindo de maneira agressiva. Um exemplo disso é quando somos "fechados" no trânsito. Muitos motoristas xingam e perdem o controle, o que pode gerar grandes discussões e até morte.
       Já imaginou se Deus não usasse de sua grande longanimidade para conosco? Com certeza nem existiríamos mais e Ele nunca teria mandado seu Filho para morrer por nós. O gesto de Jesus na cruz do calvário mostra além de grande amor, grande longanimidade de nosso Senhor, que mesmo vendo o quanto somos maus nos amou e teve paciência.
      Cultive isso. Como o nome já diz, é um fruto e precisa ser cultivado. Não é fácil! O mundo a cada vez nos deixa chateados e com raiva, mas não deixe que isso faça sua árvore de paciência morrer. Adube-a todos os dias, ore muito, quando se sentir estressado, pense bem antes de agir ou falar algo. Com seu esforço e ajuda de Jesus você terá um espírito longânimo.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Presentes...

        Presentes materiais quando não acabam, logo são esquecidos. Quero te presentear com novas ideias para que você tenha uma nova maneira de pensar e viver daqui para frente. Imagine cada presente desse fazendo sua função em sua vida e verás como as coisas serão diferentes.
- Uma BORRACHA para você apagar as más lembranças
- Uma TESOURA para você conseguir podar o que lhe impede de crescer
- LENTES que lhe permitirão enxergar como DEUS age em sua vida
- AGULHAS para você tecer seus sonhos
- Dois ZÍPERES, um que abra sua mente quando procurar respostas e o outro que abra seu coração para recebê-las
Um RELÓGIO para lhe mostrar que é sempre hora de AMAR
SAPATOS para você pisar com firmeza e segurança por onde passa
Enfim ,um ESPELHO para você admirar uma das obras mais especiais que DEUS criou: VOCÊ!

Fruto do Espírito: Alegria

Leitura bíblica: Salmo 30.5
"Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." 
       Alegria é o profundo regozijo do coração, o verdadeiro gosto de viver, a "satisfação no Senhor", independente das circunstâncias. Sua fonte está na graça de Deus. O discípulo pode ter momentos de tristeza, "...pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo" (Salmo: 30:5). Mesmo durante as mais duras provações, podemos experimentar a alegria.
        "Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará." (João 16.22) - A ausência de Jesus provocaria "Tristeza" nos discípulos, mas a sua presença lhes traria "Alegria". A nossa "Alegria" ninguém poderá tirar, pois temos em nós o Espírito de Jesus, o Óleo da alegria "Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros." (Salmo 4577).
     De acordo com o dicionário Aurélio, felicidade significa estado de perfeita satisfação íntima, euforia. Como a própria definição, felicidade passa. Há muitas coisas que nos fazem felizes mas não nos mantém alegres. A alegria permanece. Bom humor não é sinônimo de alegria, por exemplo. Uma pessoa mal humorada pode ser alegre. É algo interior. É uma satisfação que não acaba e não necessariamente precisa ser mostrada com sorrisos.
       O mundo nos mostra felicidades passageiras que nos fazem perder a verdadeira alegria. Só em Jesus somos alegres. Queira esse bem! Agarre-se a Deus e recuse os prazeres mundanos, os banquetes que o pecado nos oferece, pois eles só nos fazem sofrer e perder o contato com Deus. Jesus é alegria! "O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei." (Salmo 28.7)
       "A alegria do Senhor é a nossa força" (Neemias 8.10) FORTALEÇA-SE!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Fruto do Espírito: Amor

Leitura bíblica: João 3.16
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
       O amor é a base da vida cristã e o resumo de todos os mandamentos da Lei. A palavra grega que expressa o amor de Deus é "ágape", muitas vezes traduzida por caridade, por tratar-se de amor entrega, doação sem a preocupação da retribuição, do retorno. É o amor de Deus, na sua forma mais elevada e profunda (João:3:16) - É o amor altruísta, não egoísta nem egocêntrico, que ama até os inimigos. O amor é a base de todo relacionamento perfeito no céu e na terra. Não é sem motivo que o batismo no Espírito Santo é muitas vezes relatado e chamado de batismo de amor, pois literalmente ondas de amor nos invadem e nos impulsionam a um novo relacionamento com Deus e com o próximo.
       Muitos de nós vivem enganados quanto ao que é amar de fato. O amor tem que gerar outros frutos para ser amor de fato. Vamos ver alguns deles:

PERDÃO: quem ama perdoa. Muitas pessoas não conseguem perdoar a si mesmas porque não entenderam que quando se está arrependido Deus já apagou tudo o que fizeram de errado. Quem não perdoa a si mesmo não perdoa aos outros. Perdoar é um ato de amor "Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também." (Colossenses 3.13)

 - COMPAIXÃO: quem ama se poe no lugar da pessoa que sofre. Muitas vezes até dizemos que a pessoa está passando por aquele momento difícil porque ela mereceu. O amor de Deus nos faz nos colocarmos no lugar do irmão e sentirmos o que ele sente. O amor de Deus nos faz tentar ajudar ao próximo de qualquer maneira "Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção." (1 Pedro 3.8-9)

MISERICÓRDIA: quem tem o amor de Deus se torna misericordioso com o próximo. Assim como Deus é misericordioso conosco "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou." (Efésios 2.4), temos que ser com nossos irmãos "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia." (Mateus 5.7)

BEM: o amor gera o bem "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."  (Romanos 13.10) O bem sempre vai vencer o mal. Quem ama, ainda que sofra,não se vinga, mas trata aos outros com amor, lhes faz o bem “Ninguém deve resistir ao mal com o mal, mas vencer o mal com o bem” (Romanos 12.21) Quem faz o bem ao seu semelhante receberá o bem de Deus "Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre."  (Efésios 6.8)

DOAÇÃO - Quem ama verdadeiramente doa o que lhe é útil e o que faz falta "Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente." (2 Coríntios 8.2-3) Muitas vezes nossa "caridade" tem limite. Deixe que o verdadeiro amor de Deus te deixe doar o melhor. Deus nos deu seu melhor! Ele não pegou qualquer anjinho da 8ª potestade e mandou pra morrer por nós, Ele seu seu FILHO! Dê o melhor!

RENOVAÇÃO ESPIRITUAL: Como já foi dito, o amor de Deus nos renova. Mas o que acontece é que muita gente acha que o falar língua estranha, profetizar e tudo mais é suficiente, e não é isso que Paulo diz "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." (1 Coríntios 13.1-3)

COMPLETUDE: O amor completa todas essas coisas. Você pode doar, pode perdoar, pode falar línguas estranhas mas se não amar, será incompleto, sempre vai ter um vazio "E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição."  (Colossenses 3.14)

     O amor pode ser gerado, ele não é somente um sentimento que acontece. Se você que ter esse fruto do Espírito, precisa fazer todos esses outros frutos e muitos outros. Amor de verdade é esse, é amor de entrega, de compaixão, de misericórdia...



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Quando você diz...


Quando você diz: “Não posso resolver..."
Deus diz: “EU dirijo os teus passos“ (Provérbios 3.5-6)

Quando você diz: “É impossível...“
Deus diz: “Tudo é possível“ (Lucas18.27)

Quando você diz: “Me sinto só...“
Deus diz: “Não Te deixarei, nem Te desamparei“ (Hebreus 13.5)

Quando você diz: “Eu não posso fazer...“
Deus diz: “Tudo podes“ (Filipenses 4.13)

Quando você diz: “Não mereço perdão...“
Deus diz: “Eu Te perdoo“ (1 João 1.9; Romanos 8.1)

Quando você diz: “Tenho medo...“
Deus diz: “Não Temas,EU estou contigo“ (Isaías 41.10)

Quando você diz: “Estou muito cansado...“
Deus diz: “EU te farei descansar“ (Mateus 11.28-30)

Quando você diz: “Ninguém me Ama de Verdade...“
Deus diz: “EU TE AMO“ (João 3.16 )

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fruto do Espírito: Paz

Leitura bíblica: João 14:23
"Deixo-vos a PAZ, a MINHA PAZ vos dou."
         Paz é uma atitude de serenidade, calma,  força, tranquilidade e quietude de espírito, produzida pelo Espírito Santo, mesmo na adversidade e nas tribulações. Jesus nos prometeu essa paz; Ele disse: "A minha paz vos dou ..." Ela deriva de nossa perfeita confiança (FÉ) em Deus, guarda os nossos corações da ansiedade, vem pela palavra de Deus e devemos buscá-la.
        Pode parecer estranho, mas muitas pessoas não querem a paz. Preferem xingar quando são "fechados" no trânsito, preferem bater nas pessoas que não compartilham das mesmas opiniões e comportamentos, preferem atacar com bombas, armas e fofocas  àqueles que possuem algo que eles não têm. Muita gente joga fora a paz que Jesus oferece pelas coisas mais absurdas que o mundo oferece. A guerra tem se tornado uma coisa normal nos nossos dias.
     Podemos perder a paz por alguma preocupação, pela violência (que é um dos principais motivos), por qualquer tipo de medo. Podemos perder a paz temporariamente por causa do pecado sem confissão, mas o Espírito nos traz de volta com a oração de confissão e leitura da Palavra de Deus.
       Assim como Deus nos conforta quando confessamos e deixamos nossos pecados, Ele também nos ajuda nas outras áreas. Aquele que confia no Senhor tem a paz que Ele oferece e passa a compartilhá-la com as pessoas ao seu redor. Tenha a paz de Deus e faça valer a saudação "A paz do Senhor!". Cultivar a tranquilidade em todos os momentos é uma virtude que Deus quer nos dá.
 

ALGO MAIS...

       Vamos dar o nosso melhor pra Deus e nos preparar pra vivermos um novo tempo em 2012. Não estou falando daquelas velhas promessas de fim de ano em que a gente fala que no ano que se inicia vamos fazer isso e aquilo e quando estamos ainda no inicio do novo ano já voltamos a ser as mesmas pessoas do ano anterior e fazemos as mesmas coisas...
      A igreja precisa de um despertar e a juventude pode e deve dar o pontapé inicial. Chega de olhar os problemas e ficarmos imparciais, inertes, vamos lutar pela juventude, pela nossa igreja, pela nossa cidade. Nem todos estão a par de tudo o que acontece dentro dessas 3 esferas que citei (juventude, igreja e cidade). Nem precisamos conhecer a origem desses problemas, mas vamos tentar mudar a realidade à nossa volta.
     Muitos jovens perdem bênçãos e orações por ficarem "espalhados" pelos bancos da igreja. Devemos tentar conquistar essa galera e trazê-la para o "meio", enturmá-los, fazer amizade e discipulá-los. Deveríamos também tentar participar mais e fazer ALGO MAIS para Deus. Será que Ele não merece nosso esforço? Será que Ele não merece que usemos nossos dons, talentos ou pelo menos nossa força de vontade?
    Somos jovens, saudáveis, inteligentes, capazes e não usamos isso para a glória de Deus enquanto vemos tantas pessoas com doenças, limitações, e algumas até em estado terminal e que mesmo assim louvam o nome do Senhor. É uma vergonha pra nós! Sem falar nos idosos que frequentam todos enquanto muito de nós estão fortes e cheios de saúde preferimos ficar em casa vendo TV, navegando na net, jogando video game ou fazendo qualquer outra coisa que julgamos mais importante que ir a igreja.
       Deus nos dá todos os dias 24 horas de vida e às vezes não tiramos nem 10 minutos para agradecê-lo e/ou tentar fazer alguma coisa pra demonstrar gratidão e alegria. Somos tão indiferentes e vivemos uma vida tão preocupada em conquistar carros, casa, emprego melhor, cargo mais importante, mais reconhecimento, títulos, vivemos preocupados com o futuro, e nos esquecemos de que em breve Jesus voltará. Nos esquecemos do que realmente importa: NOSSA SALVAÇÃO, nossa vida com Cristo. Chega desse cristianismo barato, chega de religiosidade, vamos viver JESUS, vamos nos voltar para a CRUZ!
       Deus NÃO PRECISA de nós para cumprir os propósitos dEle, mas ELE QUER contar conosco, ELE QUER usar a juventude, ELE QUER impactar a tudo e todos ATRAVÉS DE NÓS!
Vamos nos unir GERAÇÃO ELEITA, vamos fazer ALGO MAIS pra Deus! Porque:
"Juntos somos fortes, UNIDOS invencíveis"


Texto de Israel Tirado Villa Verde

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Fruto do Espírito: Domínio Próprio

Leitura bíblica: Provérbios 16.32
"Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade."
      Ter domínio próprio é uma característica fundamental a todo cristão. Faz parte dos frutos do Espírito e é essencial para que nossa vida siga plenamente nos caminhos do Senhor. Como diz o versículo em destaque, quem controla a si mesmo tem mais glória do que se tivesse todo o poder de uma cidade em suas mãos.
        Um exemplo clássico de quem não soube controlar a si mesmo é Sansão. Dotado de grande força, queimou grandes lavouras, matou animais ferozes com as próprias mãos e feriu a muitos homens com a queixada de um jumento (Juizes 15.15). Porém, por não controlar seus desejos, acabou com os olhos furados, foi preso e, no fim, morreu. Até com Deus ele reclamou (Juizes 15.18)
      Conseguir controlar a si mesmo é uma tarefa muito difícil. Matar a nossa vontade para que a de Deus prevaleça doi bastante, mas é a melhor coisa a se fazer. Controlar nossa língua, nossas atitudes, nossos medos, nosso comportamento trás grandes benefícios. Deixe que Jesus te ajude hoje! Assim como um rio violento para gerar energia precisa ser contigo, nós também precisamos. Tenha domínio próprio e verás como sua vida será melhor e mais tranquila.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

20 dicas para tornar sua vida mais alegre e tranquila

     Todos nós estabelecemos metas, mas nem sempre as cumprimos, às vezes por elas serem tão difíceis e distante de nossa realidade. Não digo que não devemos sonhar, mas digo que simples coisas podem tornar nossa vida mais alegre e mais leve. Pequenas atitudes são suficientes para alegrar o coração de alguém e, consequentemente, o nosso. Não prive ninguém de uma alegria e alegre-se junto. Veja como é simples!


01 Elogie ao menos três pessoas por dia
02 Tenha um aperto de mão firme
03 Olhe as pessoas nos olhos
04 Gaste menos do que ganha
05 Saiba perdoar a si e aos outros
06 Trate os outros como gostaria de ser tratado
07 Faça novos amigos
08 saiba guardar segredos
09 Não adie uma alegria
10 Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados
11 Sorria
12 Aceite sempre uma mão estendida
13 Pague suas contas em dia
14 Não ore pra pedir coisa, ore para agradecer e pedir sabedoria e coragem
15 Dê às pessoas uma segunda chance
16 Não tome uma decisão quando estiver cansado ou nervoso
17 Respeite todas as coisa vivas, especialmente as indefesas
18 Doe o melhor de si no seu trabalho
19 Seja humilde, principalmente nas vitórias
20 Jamais prive uma pessoa de esperança. PODE SER QUE ELA SÓ TENHA ISSO.


domingo, 4 de dezembro de 2011

Desperte e Viva!

Leitura bíblica: Romanos 13.11b
"Chegou a hora de vocês despertarem do sono."
      A bíblia nos alerta várias vezes acerca do problema da sonolência espiritual. Por exemplo, lemos também em Efésios 5.14: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti."
        É lamentável observas as multidões humanas passando pela existência como corpos sem vida espiritual! Embora rodeados da glória de Deus parece que não enxergam. A bíbia diz: "Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra de suas mãos" (Salmo 19.1). Mesmo assim muitos vivem alheios e indiferentes a Deus.
      Movimentam-se num mundo cheio de manifestações divinas: o céu estrelado, o cantar dos pássaros, o murmurar dos rios, o sussurrar das brisas, o crepitar das folhas, o despontar da vida, mas parecem que nada ouvem, nada percebem - parecem dormir o sono da morte. Alguém afirmou o seguinte: "Não sei de uma necessidade maior do que uma nova compreensão de Deus. Muitos de nós estão mortos em vida. Mãos descem da eternidade para nos suster, porem estamos dormindo; vestimentas lavadas no sangue do Cordeiro são postas sobre nós, porém preferimos apegar-nos aos andrajos da nossa propria justiça; infinitas belezas espirituais pairam sobre a nossa cabeça, porem somos tao cegos para elas como morcegos cegos para a luz."
        Em outras palavras: Deus se importa conosco e nos sustenta, enviou Jesus (o "Cordeiro") para morrer em nosso lugar e nos reconciliar com Ele, mas não lhe damos importancia.
      Você tambem ainda permanece indiferente no sono da morte, alheio a tantas bençaos e possibilidades gloriosas que Deus está pronto a nos dar? Permita que a luz de Deus brilhe sobre sua vida! Jesus Cristo é a fonte dessa luz, conforme Ele disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8.12). Levante-se, desperte do seu sono de morte e siga a Jesus!

Leia mais em "Pão Diário"

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

"Honra teu pai e tua mãe..."

Leitura bíblica: Êxodo 20.12
“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”
     Hoje em dia o assunto “honrar pai e mãe” tem sido deixado de lado. Está certo se preocupar com as atitudes dos jovens, falar sobre namoro e sexo, profissão, futuro. Mas, já pararam para pensar que se honrássemos de verdade nosso pais muitas das coisas erradas que fazemos e que acarretam grandes prejuízos para nossas vidas poderiam ser evitadas?
       Eu estava vendo umas fotos antigas. Em uma delas, havia muitas crianças andando de bicicleta na rua. Lembrei-me de quando eu tinha uma bicicleta. Amava passar horas na rua brincando com meus amigos. Mas minha mãe sempre dizia para não irmos muito longe, ainda que fosse na mesma rua. Como ela vivia muito dentro de casa, poderíamos fazer o que quiséssemos pois ela não iria ver. Sempre brincávamos ali perto, mas um dia resolvi ir um pouco mais longe. Quase fui atropelada por uma moto, caí e me arranhei, fora o susto.
       Percebe o que aconteceu? Muitas vezes honramos nossos pais só quando estamos perto deles e, longe, fazemos o que bem temos vontade. Todo mundo antes de fazer alguma coisa ou sair para algum lugar recebe aquela lista de recomendações que muitas vezes julgamos desnecessárias e antiquadas. Vamos aprender a duras penas honrar nossos pais em qualquer situação?
       Antes de obedecermos a eles, estamos obedecendo a Deus. É um mandamento. Deus sabe o que é melhor para nós e se o ignorarmos, com certeza sofreremos sérias consequências. Honrar os pais não é somente obedecer enquanto está na presença deles, é, principalmente, levar a sério e acatar o que eles dizem quando estamos longe.
       Não importa a idade. Muitos adultos esquecem esse mandamento e abandonam seus pais à mercê de qualquer pessoa. Às vezes são maltratados e até abandonados em asilos, passando o resto dos seus dias sem o apoio da família que criou com tanto amor. Ser bons filhos é nosso dever. Cumpra-o e seus dias de vida serão aumentados (Efésios 6.1-3)