Leitura bíblica: Provérbios 16.32
"Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade."
Longanimidade é a qualidade dada por Deus que faz o homem ser paciente até na provação. O versículo em destaque nos mostra que a irritação, a ira, a vingança são obras da carne opostas à longanimidade. Na linguagem popular, é ter o pavio comprido, demorando muito para explodir, é o amor que nos leva a ir longe, tratando com paciência as pessoas com suas falhas, fraquezas, ignorâncias, demoras e pecados.
A bíblia nos ensina a tratar com amor e paciência até aquelas pessoas que nos fazem mal "Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus." (Lucas 6.35) Se Deus que é perfeito é tão paciente conosco, por que vamos nos estressar tão facilmente com as coisas desde mundo?
A todo momento passamos por algo que nos desagrada. E tem aqueles dias, como diz o ditado, que "acordamos com a macaca" muito mal humorados e descontando tudo nos outros. Mas Deus nos diz que temos que ser longânimos, pacientes e isso é muito importante para que nossa vida flua sem mais problemas. Não é a toa que esse é um fruto do espírito.
O "pavio curto" é a causa de muitas tragédias que ocorrem. Pessoas são testadas a todo momento e respondem a isso agindo de maneira agressiva. Um exemplo disso é quando somos "fechados" no trânsito. Muitos motoristas xingam e perdem o controle, o que pode gerar grandes discussões e até morte.
Já imaginou se Deus não usasse de sua grande longanimidade para conosco? Com certeza nem existiríamos mais e Ele nunca teria mandado seu Filho para morrer por nós. O gesto de Jesus na cruz do calvário mostra além de grande amor, grande longanimidade de nosso Senhor, que mesmo vendo o quanto somos maus nos amou e teve paciência.
Cultive isso. Como o nome já diz, é um fruto e precisa ser cultivado. Não é fácil! O mundo a cada vez nos deixa chateados e com raiva, mas não deixe que isso faça sua árvore de paciência morrer. Adube-a todos os dias, ore muito, quando se sentir estressado, pense bem antes de agir ou falar algo. Com seu esforço e ajuda de Jesus você terá um espírito longânimo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIJf_qDLBGzOn6Sepma9YHpaEJ-z3l0V5rL7ZcF5tmIJBy81f3zgyooTqveuVqZUt2gz5zIHT2uPJeIZJ43-Im3OSm-qUgBDcqpoJSJ_RvlB-6bLpamsKyrv1UnvPcJPkeMwuuHqeZMvJd/s1600/relogio-ampulheta.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário