sábado, 17 de dezembro de 2011

Fruto do Espírito: Amor

Leitura bíblica: João 3.16
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
       O amor é a base da vida cristã e o resumo de todos os mandamentos da Lei. A palavra grega que expressa o amor de Deus é "ágape", muitas vezes traduzida por caridade, por tratar-se de amor entrega, doação sem a preocupação da retribuição, do retorno. É o amor de Deus, na sua forma mais elevada e profunda (João:3:16) - É o amor altruísta, não egoísta nem egocêntrico, que ama até os inimigos. O amor é a base de todo relacionamento perfeito no céu e na terra. Não é sem motivo que o batismo no Espírito Santo é muitas vezes relatado e chamado de batismo de amor, pois literalmente ondas de amor nos invadem e nos impulsionam a um novo relacionamento com Deus e com o próximo.
       Muitos de nós vivem enganados quanto ao que é amar de fato. O amor tem que gerar outros frutos para ser amor de fato. Vamos ver alguns deles:

PERDÃO: quem ama perdoa. Muitas pessoas não conseguem perdoar a si mesmas porque não entenderam que quando se está arrependido Deus já apagou tudo o que fizeram de errado. Quem não perdoa a si mesmo não perdoa aos outros. Perdoar é um ato de amor "Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também." (Colossenses 3.13)

 - COMPAIXÃO: quem ama se poe no lugar da pessoa que sofre. Muitas vezes até dizemos que a pessoa está passando por aquele momento difícil porque ela mereceu. O amor de Deus nos faz nos colocarmos no lugar do irmão e sentirmos o que ele sente. O amor de Deus nos faz tentar ajudar ao próximo de qualquer maneira "Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção." (1 Pedro 3.8-9)

MISERICÓRDIA: quem tem o amor de Deus se torna misericordioso com o próximo. Assim como Deus é misericordioso conosco "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou." (Efésios 2.4), temos que ser com nossos irmãos "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia." (Mateus 5.7)

BEM: o amor gera o bem "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."  (Romanos 13.10) O bem sempre vai vencer o mal. Quem ama, ainda que sofra,não se vinga, mas trata aos outros com amor, lhes faz o bem “Ninguém deve resistir ao mal com o mal, mas vencer o mal com o bem” (Romanos 12.21) Quem faz o bem ao seu semelhante receberá o bem de Deus "Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre."  (Efésios 6.8)

DOAÇÃO - Quem ama verdadeiramente doa o que lhe é útil e o que faz falta "Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente." (2 Coríntios 8.2-3) Muitas vezes nossa "caridade" tem limite. Deixe que o verdadeiro amor de Deus te deixe doar o melhor. Deus nos deu seu melhor! Ele não pegou qualquer anjinho da 8ª potestade e mandou pra morrer por nós, Ele seu seu FILHO! Dê o melhor!

RENOVAÇÃO ESPIRITUAL: Como já foi dito, o amor de Deus nos renova. Mas o que acontece é que muita gente acha que o falar língua estranha, profetizar e tudo mais é suficiente, e não é isso que Paulo diz "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." (1 Coríntios 13.1-3)

COMPLETUDE: O amor completa todas essas coisas. Você pode doar, pode perdoar, pode falar línguas estranhas mas se não amar, será incompleto, sempre vai ter um vazio "E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição."  (Colossenses 3.14)

     O amor pode ser gerado, ele não é somente um sentimento que acontece. Se você que ter esse fruto do Espírito, precisa fazer todos esses outros frutos e muitos outros. Amor de verdade é esse, é amor de entrega, de compaixão, de misericórdia...



Nenhum comentário:

Postar um comentário