Leitura bíblica: Provérbios 16.32
"Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade."
Ter domínio próprio é uma característica fundamental a todo cristão. Faz parte dos frutos do Espírito e é essencial para que nossa vida siga plenamente nos caminhos do Senhor. Como diz o versículo em destaque, quem controla a si mesmo tem mais glória do que se tivesse todo o poder de uma cidade em suas mãos.
Um exemplo clássico de quem não soube controlar a si mesmo é Sansão. Dotado de grande força, queimou grandes lavouras, matou animais ferozes com as próprias mãos e feriu a muitos homens com a queixada de um jumento (Juizes 15.15). Porém, por não controlar seus desejos, acabou com os olhos furados, foi preso e, no fim, morreu. Até com Deus ele reclamou (Juizes 15.18)
Conseguir controlar a si mesmo é uma tarefa muito difícil. Matar a nossa vontade para que a de Deus prevaleça doi bastante, mas é a melhor coisa a se fazer. Controlar nossa língua, nossas atitudes, nossos medos, nosso comportamento trás grandes benefícios. Deixe que Jesus te ajude hoje! Assim como um rio violento para gerar energia precisa ser contigo, nós também precisamos. Tenha domínio próprio e verás como sua vida será melhor e mais tranquila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário