quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Seja livre!

Leitura bíblica: Isaías 1.18
"Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão."
     O pecado está à porta, esperando qualquer brechinha para entrar e destruir nossas vidas. É como a poeira. Embora a casa esteja fechada, ela entra por baixo da porta e quando vemos, a casa está completamente suja. Sempre pecamos, por causa da nossa condição humana e o diabo sempre nos acusa, dizendo que nunca vamos conseguir sair do erro, que sempre desagradamos a Deus e jamais seremos fieis a Ele, que não adianta pedir perdão porque acabaremos pecando de novo.
    Muitas vezes nos pegamos acreditando nessas mentiras. Nos sentimos tão miseráveis que a nossa vontade de pedir perdão e se reconciliar com Jesus até morre e podemos até desistir de seguir no caminho reto e nos jogarmos no "mundão", pois já não há mais jeito. Jesus nos diz o contrário.
      Jesus morreu para que fôssemos livres. Livres do pecado, de acusações, erros do passado, tudo que nos destroi. Ele veio para destruir as obras do diabo (1 João 3.8b). O seu sangue tem poder para nos purificar, não importa quantos e quais erros cometemos, basta que estejamos arrependidos. Foi para que tivéssemos uma nova chance de nos salvarmos que Ele morreu por nós.
     A lavagem que Cristo faz em nós não é superficial como lavagem de louça, mas profunda como lavagem de roupas. Seu sangue vai no íntimo de nós e arranca qualquer erro, dúvida e medo. Entregue-se ao Senhor, arrependa-se e Ele o perdoará. Não se deixe levar pelo "pai da mentira". Seja livre!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Costuras - I

Leitura bíblica: Atos 9.39
"E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas."
    Dorcas era realmente muito querida porque fazia boas obras, se compadecia dos que tinham menos que ela e usava o que fazia de melhor para ajudar as pessoas, a costura. Quando morreu, todos choravam muito e sentiam sua falta.
      Todos nós temos dons. Embora não sejamos bons naquilo que queremos, somos bons em algo e com certeza seremos muito útil às pessoas. Não importa o emprego que você tem ou seu talento, use em favor do próximo. Seja o melhor motorista, melhor costureira, melhor entregador, melhor varredor de calçadas, melhor podador de árvores, melhor frentista, melhor carteiro, o que for, você é bom em algo, não se inferiorize. As pessoas precisam de você!
      Seja prestativo! Costure amizades através de favores e não cobre por eles! Mostre-se sempre pronto a ajudar. Deus te deu habilidades e dons para você abençoar a seu próximo.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Amigo da onça

Leitura bíblica: Salmo 41.6
"E, se algum deles vem ver-me, diz falsidades; no seu coração amontoa a maldade; e quando ele sai, é disso que fala."
     A falsidade está no ranking de maiores reclamações da humanidade. Todo mundo diz: "Ah, fulano é muito falso, sicrano é uma coisa na sua frente quando dá as costas é outra... Odeio gente falsa!" Realmente esse é um problema que tem aumentado muito. O que fazer?
     Hoje em dia todo mundo é amigo de todo mundo, brinca, sai junto, chama pelos apelidos mais fofos e diz que está pronto para o que precisar. Está mesmo? Será que essa pessoa que você tanto gosta e confia é realmente seu amigo?
     A história do amigo da onça é interessante:
Dois caçadores conversam em seu acampamento:
— O que você faria se estivesse agora na selva e uma onça aparecesse na sua frente?
— Ora, dava um tiro nela.
— Mas se você não tivesse nenhuma arma de fogo?
— Bom, então eu matava ela com meu facão.
— E se você estivesse sem o facão?
— Apanhava um pedaço de pau.
— E se não tivesse nenhum pedaço de pau?
— Subiria na árvore mais próxima!
— E se não tivesse nenhuma árvore?
— Sairia correndo.
— E se você estivesse paralisado pelo medo?
Então, o outro, já irritado, retruca:
— Mas, afinal, você é meu amigo ou amigo da onça?
Muitas pessoas são assim, na verdade estão contra nós. Muita gente se aproxima dos outros para descobrir informações que possam servir para prejudicá-la depois. Lobos em pele de cordeiro literalmente.
       Isso acontece muito com "amigos" que oferecem drogas, incentivam a "ficar" com um e outro, "colar" nas provas porque se sai bem sem ter que ficar estudando, sair escondido dos pais, mentir e tantas outras coisas que momentaneamente são legais, mas que só prejudicam. A cobiça também faz parte disso. "Amigas" que querem o namorado/marido da outra, pessoas que desejam tudo o que o outro tem e agem falsamente com eles para um dia poderem ter o desejado.
       Se você é falso com seu próximo você é falso com Deus! Mude seu caminho! Sua fidelidade ao Senhor está intimamente ligada à sua fidelidade a seu irmão. E para você ter cuidado com a falsidade e amizades que te levarão para caminhos tortos, oração. Só Jesus pode orientá-lo.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Louvarei ao Senhor?

Leitura bíblica: Habacuque 3.17-18
"Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação."
    Gosto muito deste texto. Habacuque estava vivendo um tempo de tremenda violência e desesperança, como os dias que estamos vivendo. Mas ainda assim, louvava ao Senhor, pois Ele era sua salvação.
Podemos tirar vários exemplos de perdas nesta passagem:
-  não florescendo a figueira: a figueira era uma árvore muito importante para a época, não somente por seu fruto, mas porque as folhas eram usadas, juntamente com outras coisas, nas coberturas das casas. Se não floresceu, não tem folhas, não tem casa. Será que perdendo sua casa louvará ao Senhor?
- não havendo uva nas videiras: o vinho na época era sinônimo de alegria. Festa sem vinho era festa fracassada, como mostra João 2.1-11, onde Jesus realizou seu primeiro milagre. Se todos os motivos para você ficar alegre forem roubados, louvará ao Senhor?
- mesmo falhando a safra de azeitonas: o azeite era usado para ungir, assim como foi com Davi. Se faltar o óleo da unção, louvará ao Senhor?
- não havendo produção de alimento nas lavouras: a fome. O mundo sofre com isso, e muitas vezes, nós com tanta fartura reclamamos tanto. Se passasse fome, louvaria ao Senhor?
- nem ovelhas no curral: ovelhas são animais difíceis de cuidar, embora muito sensíveis e dóceis, precisando de muita proteção. As ovelhas simbolizam sua família. Tal como elas, precisa de muito cuidado de atenção. Já imaginou viver sem ela? Já pensou como seria passar sem as pessoas a quem você ama? Será que se estivesse sozinho, louvaria ao Senhor?
    Os tempos são esses. Todo dia é uma nova doença, um ataque, alguma coisa e sempre perdemos. Dizemos sempre que amamos ao Senhor, vivemos por Ele. Será? Amamos mesmo a Deus? Se tudo isso nos acontecesse ainda assim abriríamos nossa boca para bendizê-lo como fez Jó?
      O Senhor tem que ser o centro de nossas prioridades. Embora fiquemos sem casa, sem alegria, sem comida, família, sem nada, ainda temos Deus. E se temos Ele nada falta! Louve ao Senhor independente do que estiver passando, Ele é tudo em nós.

(Todas as informações contidas foram tiradas de um estudo bíblico.)

domingo, 25 de setembro de 2011

Coisas loucas

Leitura bíblica: I Coríntios 1.26-27
"Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes."
     Interessantes esses versículos. Nos levam a pensar nas coisas que Deus tem feito conosco. Há vários testemunhos de pessoas que viviam miseravelmente e Deus transformou suas vidas. Do nada fez um forte campeão.
    Em nosso meio tem muita gente que se apoia na instrução que tem, no dinheiro, na posição e outras coisas, como se isso fosse um sinal de que Deus a usa ou vai usá-la. Como já disse várias vezes, o nosso Deus é poderoso e pode dar qualquer coisa a quem Ele quiser, qualquer riqueza, qualquer bem, mas não é nisso que está firmado o seu chamado.
     Sabe aquele irmãozinho que senta lá fundo da igreja, que morre de vergonha, mal abre a boca pra falar, não sai com ninguém, é pobre e excluído? Lembra dele? Lembra daquela irmã que anda "mal vestida", não estudou, o cabelo é desarrumado e a unha está por fazer? Sabia que Deus pode usar essas pessoas para abençoar a sua vida?
     Deus chama os que não são para confundir os que são. Assim como Lázaro, mendigo que foi para o céu e o rico para o inferno, assim como ele foi com Davi, o menor de sua casa para derrotar o gigante que seus irmãos robustos não derrotaram, assim como foi Raabe, a prostituta que acolheu os espias em sua casa e salvou sua família, assim como foi com Amós que era um simples agricultor para ser profeta, assim como foi com Ester, pobre e órfã que virou rainha e salvou seu povo, assim como foi com Maria, moça tão simples que foi a mãe do Salvador do mundo e tantos outros...
    Viu como Deus faz? Não são as suas vestes, a sua dicção, sua riqueza que vão chamar a atenção de Deus para te usar. Tenha um coração quebrantado e contrito e siga o chamado que o Senhor te fez!
Muitas vezes Deus usa as coisas loucas deste mundo porque as normais não têm coragem.

Rios de Vida

Leitura bíblica: Salmo1.3
"É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera."
     Um hino fala disso. Por onde o rio do Senhor passa há vida, há fertilidade, há bênção, cura, libertação. As águas do Senhor lavam e restauram por onde passam, trazem vida. Em João 4.14 Jesus diz que quem bebe da água que Ele dá do seu interior fluirão águas que saltam para a vida eterna. Isso nos leva a pensar: somos rios.
     Assim como somos sal e luz, somos rios, águas do Senhor, que por onde passam têm que gerar alegria, frutos. O testemunho de verdadeiro servo de Deus tem que ser mostrado em nós. As pessoas que convivem conosco têm que ver o brilho do Espírito santo em nossas vidas.
     Quem bebe de uma água saudável e vive de forma saudável é saudável, livre de doenças, mazelas, podendo ajudar às pessoas. Se bebemos de Deus e do nosso interior flui rios de águas vivas, temos que derramar essas águas ao nosso redor. Temos que ser cheios ao ponto de transbordarmos e molharmos quem está à nossa volta.
     Seja rio! Mergulhe nas águas caudalosas do Senhor! Leia a palavra, ore, jejue, pregue, ajude a seu irmão. Proporcione vida, alegria. A alegria de servir a Deus é contagiante!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rasgue o coração e não as vestes!

Leitura bíblica: Joel 2.13
"Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça." 
     Por muitos e muitos dias eu fiquei com esse versículo em minha cabeça. Li e reli várias vezes tentando entender o que ele estava querendo me passar. Hoje eu pude entender a mensagem, lendo um outro versículo: "O SENHOR já nos mostrou o que é bom, Ele já disse o que exige de nós. O que Ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus." (Miquéias 6.8)
     Muitas pessoas vivem fazendo sacrifícios achando que com isso alcançarão o favor do Senhor. Mas tudo o que Ele quer é nosso coração, nossa obediência, nossa fidelidade. É claro que para vivermos em comunhão com Deus precisamos renunciar a muitas coisas, mas não precisamos, por exemplo, subir uma escadaria de joelhos.
     Declare diante de Deus tudo o que está dentro de você! Não esconda! Diga pra Ele tudo o que te aflige, sufoca, persegue, acorrenta, tormenta, etc. Ele está pronto a te ouvir e a te ajudar. Para alcançar o Senhor não precisamos de grandes esforços, só de um coração quebrantado. Esteja disposto a fazer a vontade dele e o mais Ele fará por você!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Não se desespere!

Leitura bíblica: Mateus 6.34
“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” 
      Hoje eu estava estudando para uma prova de biologia. A matéria fala de vírus, bactérias e afins que causam doenças e o livro trazia essas doenças, epidemias e pandemias. Enquanto estava lendo me veio à cabeça as preocupações que temos. Seja com a saúde, a segurança, o futuro. Todos estamos sujeitos às grandes catástrofes mas nada disso é motivo de desespero.
    A bíblia diz que é sábio planejar com antecedência (Provérbios 13.16), mas muitas pessoas se desesperam, perdem noites de sono, apetite e até a saúde se preocupando tanto com o que se sucederá no dia seguinte. A maioria dessas coisas não podemos prever e controlar, mas ainda assim não o que temer!
     Quem tem Jesus, tem tudo - já dizia um corinho muito antigo. O Senhor tem cuidado de todos os seus filhos, conhece a necessidade de cada um (Mateus 6) Pense nisso! É necessário trabalhar, se esforçar, se alimentar saudavelmente, planejar mas não se desesperar! O Senhor supre a necessidade de seus amados enquanto dormem (Salmo 127.2)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tire a pedra!

Leitura bíblica: João 11.39-40
"Tirem a pedra", disse ele. Disse Marta, irmã do morto: "Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias". Disse-lhe Jesus: "Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? ""
     A maior parte de nossas orações se dá em petições ao Senhor. E pedimos porque realmente precisamos dele. Porém muitas vezes nossos clamores não parecem ser ouvidos e atendidos. Há 4 motivos para que a realização não aconteça:
-  Não é da vontade de Deus
- Ainda não é o momento certo (Eclesiastes 3.1)
- Pedis mal (Tiago 4.3)
- Você não tira a pedra
     Interessante essa colocação. Jesus já sabia o que ia fazer e mandou que tirassem a pedra para que Lázaro pudesse sair. Mas sempre tem a dúvida. Marta duvidava. Dizia que seu irmão já cheirava mal e com certeza já tinha perdido todas as esperanças de ter ser irmão vivo e saudável.
     Além da pedra que cobria a porta do sepulcro havia outra: a incredulidade de Marta. Muitas vezes o milagre está batendo a nossa porta mas a incredulidade às vezes não nos deixa abri-la.        
     Queremos o mover de Deus mas não nos movemos. Queremos que Jesus opere mas não cremos. Abramos os olhos e vejamos que o Senhor é Poder! Não sejamos como Tomé! Para Ele não há nada impossível (Lucas 1.37) Perseveremos em oração e em fé! Deixemos tudo nas mãos do Senhor que tudo Ele fará por nós! Tiremos a pedra!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Prostituição

Leitura bíblica: Oséias 4.1-2
"Israelitas, ouçam a palavra do Senhor, porque o Senhor tem uma acusação contra vocês que vivem nesta terra: "A fidelidade e o amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus. Só se vêem maldição, mentira e assassinatos, roubo e mais roubo, adultério mais adultério; ultrapassam todos os limites! E o derramamento de sangue é constante.""
     Fidelidade. Essa palavra tem estado na minha cabeça por esses dias. Estudando o livro de Oséias pude ver a situação de Israel naqueles dias. O povo tinha abandonado o Senhor e estava adorando a outros deuses. A ira de Deus estava próxima.
     Hoje muitas vezes nos prostituimos. Não digo que seja fisicamente. Mas nos prostituimos quando deixamos de ir a igreja para ver TV, ficar na Internet, qualquer coisa do tipo. Nos prostituimos quando não defendemos o evangelho que vivemos. Quando não falamos do nosso Deus a quem precisa. Sim, toda vez que você pode estar ou falar do/com o Senhor e não o faz, você está se prostituindo porque está colocando outras coisas diante dele.
      Achou demais? Nunca pensou nisso, não é mesmo? Pois é, assim como os israelitas da época, às vezes somos infieis ao Senhor, não adorando a outras imagens propriamente ditas, mas colocando outras coisas como prioridade em nossa vida, quaisquer que sejam.
     Deus quer se reconciliar conosco, todos os dias, a cada momento! Seu amor por nós é muito grande! Ele quer tanto isso que ainda paga o preço, mesmo sem merecermos NADA. Busque a Jesus! Viva por Ele! E que "fidelidade" passe a fazer parte de todos os seus relacionamentos, principalmente com Deus.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Fidelidade ao Senhor

Leitura bíblica: Juizes 16.19
"Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças dos seus cabelos, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou."
     A história de Sansão é bem conhecida. Deus tinha grandes planos para ele. Sansão livraria Israel das mãos dos filisteus, mas sua desobediência lhe trouxe um triste fim.
    Todos nós temos promessas do Senhor. O que engana muita gente é a ideia de que tem promessa do Senhor não morre até que ela seja cumprida, tem até um hino que fala isso. Deus é fiel. Se promete, cumpre, mas a realização de seus planos em nós está altamente ligada à nossa fidelidade a Ele.
     Sansão não deveria contar a ninguém que o segredo de sua força estava em seus cabelos. Começou desobedecendo a Deus quando se juntou a uma mulher que não era de seu povo. Quando revelou o segredo, além de perder sua força, perdeu a presença do Senhor em sua vida (Juízes 16.20)
     Temos que ser fiéis a Deus. Independente do que possamos passar, temos que nos segurar nEle e crer que Ele é fiel para cumprir tudo o que disse a nós. Uma grande amiga minha diz: "Deus:   somente Ele para nos dar forças para rejeitarmos as propostas desse mundo. Não podemos ser como Sansão e nos deixar levar por qualquer coisa que pareça atraente aos nossos olhos. Temos que ser  fieis. E ainda que não sejamos fieis a Ele, Ele sempre será fiel a nós."
    Sansão teve uma nova chance, mas sua história poderia ter sido bem melhor se ele tivesse obedecido desde o início (Juízes 16.28-31) Pra que passarmos por algo parecido se temos a oportunidade de andar sempre ao lado do Senhor?

Adoração ao homem x Adoração a Deus

Leitura bíblica: Salmo 95.6
"Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou."
     Assim que deve ser, sempre. Nós devemos adorar ao Senhor com tudo o que temos, com tudo o que somos, com todas as forças, com tudo de nós. É isso. Mas não tem sido assim na maioria das vezes. O que mais se tem visto hoje em dia é a exaltação do homem. Sim, exaltação do homem! E o mais incrível: ela parte de dentro da igreja.
     Algumas das coisas muito erradas que ocorrem - que eu já comentei aqui - começam na igreja. Uma delas tem me intrigado há algum tempo e é justamente essa questão. Os louvores de hoje não são mais de adoração ao Senhor. As mensagens pregadas não são mais de salvação, de evangelização. O que se canta e prega é do homem, pelo homem e para o homem.
     Rasgar o coração diante de Deus ficou para trás. Hoje é só vitória, cura, milagre, riqueza. Só isso. As pessoas têm ido à casa de Deus para massagear seu eu e não para se prostrar diante do Senhor e declarar que Ele é Rei e que seja feita a vontade dEle.
     O evangelho genuíno foi barateado. Praticamente não existe mais. É raro encontrar canções e mensagens que nos levem a adorar ao Senhor. Elas nos levam a exigir nossa vitória e a mandar em Deus. Esquecemos que o tempo dEle não é o nosso, a vontade dele pode não ser a nossa. Simplesmente exigimos.
     Fomos criados para adorar ao Senhor. Não podemos fugir disso. É indiscutível que Deus tem poder para realizar o que Ele quiser. Jesus mesmo disse que o que pedirmos na oração, crendo, receberemos  (Mateus 21.22) Mas o mais importante é nos derramarmos na presença do Senhor e adorá-lo em espírito e em verdade (João 4.24)

sábado, 10 de setembro de 2011

Humilhação

Leitura bíblica: Mateus 23.12
"E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado."
     Humilhação. Todos ou quase todos já passaram por isso. As pessoas estabelecem esteriótipos, padrões, modelos nos quais você tem que estar inserido, caso contrário, é excluído, rejeitado, humilhado. As pessoas que sofrem a humilhação - a maioria delas - não estão preparadas para lidar com isso e seguir em frente num boa. Ficam com marcas, traumas. Paralisam.
     Ontem eu passei por uma situação assim. Em toda a minha vida tive que aprender a conviver com a rejeição e humilhação. Por muito tempo tudo isso me feria, me machucava muito. Mas hoje, depois de conhecer esse Deus maravilhoso a quem eu sirvo, posso ver que isso não é nada. Tudo o que Deus me deu, todos os dons, todas as obras que realizo sempre foram alvo de zombaria. Muitas delas eu parei no meio do caminho por vergonha e intimidação. Depois de tanto sofrer, parei. Parei de me importar com o que eles diziam e dizem. Eu continuo. E continuo sabe por que? Porque muito mais do que as pessoas que criticam são aquelas que são abençoadas! Se você sofre com isso, deixe de lado! Deixe Deus te usar! Ele te fez desse jeito especial para usar esse seu jeito especial!
    E se você tem o hábito de humilhar, rejeitar aos outros, pare!
Chamar alguém de feio não te faz bonito
Chamar alguém de careca não te faz cabeludo
Chamar alguém de gordo não te faz magro
Chamar alguém de fraco não te faz forte
Chamar alguém de incapaz não te faz todo-poderoso
E excluir alguém não te faz popular, te faz miserável.
     Não importa quantos amigos eu tenha no Facebook, quantos seguidores eu tenha no Twitter ou quantos contatos eu tenha no MSN: sou igual a você, sem tirar nem por.
     Pense nisso. Seja uma pessoa melhor a cada dia. Cuide do seu irmão. Ame ao seu próximo com Jesus mandou. Trate a todos com igualdade. 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O poço transformado

Leitura bíblica: 2 Coríntios 5.17
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
     Há um dito popular muito famoso que as pessoas dizem quando pensam que não tem mais jeito pra suas vidas: estou no fundo do poço. Já não há mais solução, não tem saída, nada vai se resolver. O poço é fundo demais e não há ninguém que me ajude a sair daqui.
     O pessimismo ronda os pensamentos das pessoas quando elas passam por momentos difíceis, até mesmo os dos cristãos. Aqueles que conhecem a Deus às vezes se esquecem de quem Ele é, do poder que Ele tem e se limitam à visões humanas.
     No texto citado diz que se alguém está em Cristo tudo é novo. Vamos refazer! Levante o olhar e veja que esse poço de amargura pode ser onde você terá mais contato com as águas vivas que o Senhor tem para te dar. Em vez de pensar que estás sem saída, sem solução, mergulhe cada vez mais fundo nas águas caudalosas de refrigérios que Deus nos dá.
     Transforme! Mude sua visão! Aumente a sua intimidade com Deus. Veja o que Ele quer pra você nessa prova. Abra os olhos. Observe! Essa pode ser uma oportunidade maravilhosa para sua vida se transformar grandemente! Não encare o poço como o fim, mas como um recomeço! 

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O anjo da asa quebrada

Leitura bíblica: Romanos 16.17-18
"Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes." 
     Há alguns dias eu postei sobre aquelas pessoas que culpam o diabo de todos os males em suas vidas. Hoje, vou falar daqueles que pregam, mas não não o evangelho. Pessoas que são tão "espirituais" mas por dentro estão como sepulcros caiados (Mateus 23.27)
     Nas igrejas por aí a fora se vê de tudo, menos o evangelho genuíno, de salvação. Mas como assim? Não é na igreja que ouvimos falar sobre Jesus e sua morte que nos deu uma nova chance de sermos salvos?
     Por incrível que pareça, hoje essas igrejas do primeiro amor são raras. O que mais se prega é a prosperidade, cura, milagre, restauração de casamentos e etc. É claro que Deus realiza todas essas coisas, isso é indiscutível. A questão toda é que a grande maioria das pessoas buscam ao Senhor pelo que Ele pode fazer e não pelo que Ele é.
     Como diz o versículo, muitos desses falsos profetas usam artimanhas para atrair cada vez mais pessoas. Conta a história que certa vez um pregador disse que tinha um anjo de asa quebrada em sua frente. Como sempre, foi aquela rajada de glórias e aleluias. Desde quando existe anjo com asa quebrada?
     As pessoas estão ávidas de Deus e tentam preencher - em vão -  esse espaço com as bênçãos e maravilhas esquecendo-se totalmente da salvação. O que importa é a vida aqui e agora. Se tornam imediatistas e mandam em Deus. Determinam o tempo em que sua bênção virá e sequer se lembram que o tempo do Senhor não é o nosso e que a vontade dEle é boa, perfeita e agradável  (Romanos 12.2)
     Sinto falta da época em que os pastores falavam que Jesus morreu para me salvar. Sinto falta da época em que os hinos de adoração eram cantados. Sinto falta da época em que a igreja cantava e adorava ao Senhor reunida. Sinto falta de ser recebida na casa de Deus com amor e muito carinho. Sinto falta de ser evangelizada. Hoje os hinos são de exaltação do homem. Há briga entre osdepartamentos para ver quem tem mais oportunidades, quem canta melhor. A desunião não vem de fora: começa dentro da igreja. Os visitantes muitas vezes passam despercebidos e se são notados, são intimidados seja pela roupa ou comportamento e nunca mais voltam à igreja. Eu conheço. Nenhum grupo sai mais para evangelizar porque ninguém consegue chegar a um fator comum.
     Deus dá vitória? Claro! Mas não é nisso que tem que está baseada a nossa fé. Muitas pessoas depois de receberem suas respostas saem da igreja sem ao menos ouvir João 3.16. A salvação foi barateada. O que importa é viver bem, agora. O que virá depois me importo depois. Preciso de bênçãos, preciso de curas, preciso de milagres mas não preciso de Jesus. Até quando isso vai continuar? Até quando permitiremos que nossas igrejas sejam casas de cura e não de oração?Até quando os bens materiais e todo o resto tomarão o lugar de Deus nas nossas vidas? Estamos mesmo procurando ao Senhor e dispostos a viver o evangelho verdadeiro?
 

domingo, 4 de setembro de 2011

Maquiagem

Leitura bíblia: Efésios 4.1-3
"Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz."
     Umas das coisas que se veem mais na igrejas hoje em dia são pessoas fúteis e arrogantes. Gente que vai à casa de Deus não para adorá-lo, mas para mostrar que se veste bem, que tudo que usa é do mais caro, mostrar seu carro novo e até um status maquiado, porque tem gente que deixa de comprar comida para manter sua pose.
     Certa vez entrei em uma igreja e vi essa situação. Todo mundo muito arrumado, no salto, maquiagem... Não estou dizendo que sou contra isso, porque acho muito bom você andar elegante e coisa assim. Aumenta a estima da pessoa. O que esbarrou nisso foi que um senhor muito pobre e velhinho entrou na igreja e sentou-se no banco. Ali ele ficou sozinho, ninguém o cumprimentou e podia-se notar a expressão de nojo e desprezo nas pessoas.
     Isso me doeu muito. O que se prega na casa de Deus é humildade, mansidão, disposição à ajudar quem precisa, missões. Mas isso não ocorre. A cada vez mais abandona-se o evangelho de amor e submissão para estar numa pose avantajada e tirar proveito disso. Muitos "irmãos" não se olham, ignoram e fazem pouco dos mais necessitados. Eu vi isso, e vejo sempre!
     Outra vez aconteceu na igreja que eu frequentava. Havia um mendigo na porta e o pessoal que entrava o ignorava. Ninguém o chamou para cultuar a Deus. Na hora da pregação, aquele mendigo entrou fazendo muito barulho na igreja e a surpresa de todos: ele era o pregador convidado. Estava disfarçado de mendigo para ver o que as pessoas fariam e, infelizmente, se fosse de verdade não ouviria a palavra de Deus aquele dia. Tamanha nossa vergonha.
     PARE! Viva verdadeiramente os ensinamentos de Jesus. Quem não ajuda a seu irmão é mais pobre que ele. Quem é egoísta é miserável. Não adianta usar máscaras, Deus conhece o coração de todos. Ande bonito, bem vestido, perfumado. Se cuide, afinal nosso corpo é templo do Espírito Santo. Mas nunca deixe de ajudar e estar com aqueles que têm menos que você. Principalmente: adore a Deus de verdade, com coração quebrantado.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os diabinhos do feijão


Leitura bíblica: Eclesiastes 9.2

"Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento."
     O título é interessante, mas mais interessante ainda é a história. Conta-se que um grupo de pastores foi a uma casa para orar pela família. Um desses pastores demonizava tudo, achava que tudo era obra do diabo. Ao chegar na casa, ele abriu a panela de feijão e disse que tinha diabinhos ali dentro e mandou que a família jogasse-o fora.
     As pessoas têm feito muito isso. O fato de acontecer coisas ruins conosco não quer dizer que seja obra do diabo. Como o versículo disse, todos nós estamos sujeitos a coisas ruins. Conheço algum pessoal que tudo, absolutamente tudo o que ocorre de desagradável para eles foi o diabo quem fez. As pessoas dão a ele tudo o que têm, seja a televisão, as roupas, as músicas... Tudo. Conheço uma mulher que teve um pesadelo e disse que o diabo se aproveitou de sua situação desesperada durante o dia para agir em seu sono e lhe trazer esse mal estar.
     As pessoas perdem tempo demais se preocupando tanto com isso que não percebem o quanto sua vida por ser mudada, pode ser melhorada, abençoada pelo simples fato de achar que tem demônio em tudo. Eu fico apavorada com algumas coisas que ouço. Gente, está na hora de acordar! Em vez de ficar preocupado dando ao diabo a liberdade de agir em sua vida se apegue a Deus. Ele sim deve ser o nosso interesse maior! E nunca se esqueça: coisas ruins acontecem a todos mas temos um Deus que é por nós!