segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Louvarei ao Senhor?

Leitura bíblica: Habacuque 3.17-18
"Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação."
    Gosto muito deste texto. Habacuque estava vivendo um tempo de tremenda violência e desesperança, como os dias que estamos vivendo. Mas ainda assim, louvava ao Senhor, pois Ele era sua salvação.
Podemos tirar vários exemplos de perdas nesta passagem:
-  não florescendo a figueira: a figueira era uma árvore muito importante para a época, não somente por seu fruto, mas porque as folhas eram usadas, juntamente com outras coisas, nas coberturas das casas. Se não floresceu, não tem folhas, não tem casa. Será que perdendo sua casa louvará ao Senhor?
- não havendo uva nas videiras: o vinho na época era sinônimo de alegria. Festa sem vinho era festa fracassada, como mostra João 2.1-11, onde Jesus realizou seu primeiro milagre. Se todos os motivos para você ficar alegre forem roubados, louvará ao Senhor?
- mesmo falhando a safra de azeitonas: o azeite era usado para ungir, assim como foi com Davi. Se faltar o óleo da unção, louvará ao Senhor?
- não havendo produção de alimento nas lavouras: a fome. O mundo sofre com isso, e muitas vezes, nós com tanta fartura reclamamos tanto. Se passasse fome, louvaria ao Senhor?
- nem ovelhas no curral: ovelhas são animais difíceis de cuidar, embora muito sensíveis e dóceis, precisando de muita proteção. As ovelhas simbolizam sua família. Tal como elas, precisa de muito cuidado de atenção. Já imaginou viver sem ela? Já pensou como seria passar sem as pessoas a quem você ama? Será que se estivesse sozinho, louvaria ao Senhor?
    Os tempos são esses. Todo dia é uma nova doença, um ataque, alguma coisa e sempre perdemos. Dizemos sempre que amamos ao Senhor, vivemos por Ele. Será? Amamos mesmo a Deus? Se tudo isso nos acontecesse ainda assim abriríamos nossa boca para bendizê-lo como fez Jó?
      O Senhor tem que ser o centro de nossas prioridades. Embora fiquemos sem casa, sem alegria, sem comida, família, sem nada, ainda temos Deus. E se temos Ele nada falta! Louve ao Senhor independente do que estiver passando, Ele é tudo em nós.

(Todas as informações contidas foram tiradas de um estudo bíblico.)

Um comentário:

  1. Verdade, temos facilidade pra louvar a Deus quando está tudo bem, mas quando algo não esta indo bem, além de não louvarmos a Deus nós murmuramos.Que nós venhamos a fazer o que se exorta neste texto, que louvemos ao Senhor independente da situação, mesmo que nao tenhamos forças para abrir a boca podemos louvar a Deus com nossos gemidos,e que agente possa dizer: "louvarei na tempestade!".
    parabens Laguinha :D

    ResponderExcluir